As dinâmicas são uma ótima maneira de promover a interação e a aproximação entre pessoas em eventos, salas de aula, empresas, igrejas e diversas situações. Além disso, também são ótimas para processos seletivos, pois o recrutador tem a chance de conhecer os candidatos sob outros aspectos. No artigo de hoje irei compartilhar algumas ideias de dinâmica sobre sonhos e metas, para que se possa conhecer melhor esse lado de cada um dos participantes. Continue acompanhando e confira!

5 Sugestões de Dinâmica Sobre Sonhos e Metas Para Empresas e Outras Situações

Pensar nos sonhos e metas que se tem é sempre muito importante para se manter motivado a buscá-los e é exatamente esse o objetivo das dinâmicas a seguir. Você poderá usá-las para reuniões entre amigos, equipes de trabalho, em cursos e onde mais quiser. Tenho a certeza de que essas atividades irão promover o entrosamento entre os participantes e, também, o autoconhecimento de cada indivíduo.

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso
feito pra você!

1 – Dinâmica do Mural de Sonhos

Material: cartolina, tesoura, cola e revistas que possam ser recortadas.

Em primeiro lugar, é necessário considerar o número de participantes. Se forem muitas pessoas, o ideal é dividi-las em equipes. Cada participante ou equipe deve receber uma cartolina para criar o mural de sonhos utilizando os recortes de revistas. Por isso, é interessante oferecer um material bem diversificado, com diversos tipos de figuras.

Deixe claro que é para ser criativo, para que a atividade seja verdadeiramente enriquecedora e produtiva. Se for uma equipe, é importante dizer que cada um poderá expressar os seus desejos individualmente. O tempo para a realização da dinâmica pode ser de dez a quinze minutos.

PSC

Após todos concluírem, chega o momento de cada participante ou equipe irem até a frente para apresentar o mural e falar a respeito das figuras escolhidas e do que elas representam. Através dessa apresentação, além de ser possível que os demais conheçam melhor o colega, é uma maneira de o próprio indivíduo se conhecer melhor e se conectar com os seus sonhos.

2 – Dinâmica Defendendo Seu Sonho

Material: palitos de dente, canetas, pedaços de papel e um balão para cada participante.

Forme um círculo com cadeiras, considerando o número de pessoas que irão participar. Peça para que cada participante escreva o seu sonho em um pedaço de papel, dobre, coloque dentro do balão e o encha. Distribua um palito de dente para cada um e peça para que continuem segurando o balão. Explique que todos terão o espaço dentro do círculo de cadeiras para se movimentarem durante a realização da atividade.

Então, chega o momento de dizer: “defendam seus sonhos”, para evitar que alguém fure o balão com o palito. A única regra é que não pode escondê-lo sob a roupa. Ao final, é muito provável que todos estejam sem balão, já que alguém o terá estourado, e é a hora de fazer o seguinte questionamento: quem disse que vocês deveriam furar os balões uns dos outros? E, assim, dar início à reflexão: quem disse que para defender o próprio sonho é preciso acabar com o sonho do outro?

3 – Dinâmica dos Sonhos Roubados

Material: papel e caneta para cada participante.

Distribua uma folha de papel e uma caneta para cada participante e peça para que eles escrevam um sonho que desejem realizar. O tempo para essa etapa pode ser de cinco a dez minutos. Após todos terminarem de escrever, peça que levantem o papel e fechem os olhos. Nesse momento, outra pessoa deve entrar na sala e tirar os papéis de suas mãos. Então, ao abrirem os participantes verão que os seus sonhos não estão mais lá, pois foram roubados.

Essa é uma dinâmica bastante simples de ser realizada, que é ótima para começar um bate-papo a respeito de se manter sempre atento em relação aos sonhos, para não permitir que nada faça com que desistam deles, nem terceiros, nem as circunstâncias e nem o próprio comodismo.

4 – Dinâmica Chave dos Sonhos

Material: chaves diferentes, um cadeado com chave e folha de papel.

A folha de papel deve conter as seguintes perguntas:

1 – Qual é o seu sonho?

2 – O que você precisa fazer para alcançá-lo?

3 – Quais os obstáculos que acredita que vai enfrentar para isso?

Peça para que os participantes formem um círculo e chame de um em um para ir até o centro responder as três perguntas. Após a resposta, cada um deverá tentar abrir o cadeado, utilizando para isso todas as chaves, até encontrar a certa. O foco da atividade está em perceber que realizar sonhos é desafiador e que acontece de diferentes maneiras para cada pessoa. Assim, após todos realizarem as etapas, é interessante que se comece um diálogo a respeito do assunto, para incentivá-los a nunca desistirem daquilo que desejam.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

5 – Dinâmica de Metas Para Integração

Material: não é necessário nenhum material, pois se trata de uma roda para conversa.

Esta é uma dinâmica bastante interessante para fazer com novos funcionários de uma empresa e com uma turma no início de um curso, por exemplo, para que todos possam se conhecer melhor. Peça para que os participantes se posicionem em forma de círculo, se houverem cadeiras será melhor, pois sentados se sentirão mais à vontade. Fale um pouco a respeito da instituição, que pode ser uma empresa, instituição de ensino, igreja, entre outras.

Depois dessa apresentação, peça para que cada indivíduo se apresente, fale um pouco sobre si, sobre o que lhe levou até aquele local e conte sobre suas expectativas e metas. É importante incentivar todos a ouvirem os colegas na essência, para que possam se conhecer e, também, aprender através das experiências alheias. Após todos se manifestarem, pode-se dar início a uma discussão, considerando as coisas que foram mais citadas. A ideia é conhecer melhor os participantes através das experiências compartilhadas e de seus objetivos.

As dinâmicas são uma ferramenta fantástica para empresas e outras instituições que desejam promover a interação entre as pessoas e, até mesmo, conhecê-las melhor. Além disso, é uma maneira de mostrar que há um real interesse em ouvi-las e saber quais são os seus objetivos, o que pensam, enfim, mostrar que elas são mais do que números.

Espero que tenha gostado e que essas sugestões de atividades resultem em bons momentos de integração e desenvolvimento.

Copyright: Google –  espacojacyra.com.br