Você já ouviu falar em “haters”? Esse termo em inglês seria traduzido ao pé da letra como “odiadores” e se refere àquelas pessoas que sempre criticam, quase sempre de forma cruel e sem muito critério, o trabalho das pessoas na internet. As vítimas de haters podem ser absolutamente qualquer pessoa: atores, cantores, políticos, jornalistas, influenciadores digitais, empresas, enfim, qualquer indivíduo ou instituição que tenha perfis em redes sociais.

Mas será que ter haters é sempre algo ruim? É possível lançar sobre esses “odiadores digitais” um olhar mais positivo? É difícil, mas não é impossível. Neste artigo, você vai compreender como podemos lidar melhor com esses indivíduos que parecem não ter nada melhor para fazer. Boa leitura!

Conheça a si mesmo

É difícil pensar de forma racional quanto alguém está falando verdadeiros absurdos sobre nós ou sobre nossas empresas na internet. No entanto, devemos manter a calma diante desses momentos. A vida de qualquer pessoa que produz conteúdo na internet está sujeita a esses indivíduos cruéis, mas que só demonstram a sua “valentia” por trás de uma tela de computador.

Em primeiro lugar, lembre-se de que ninguém é unanimidade — nem mesmo Jesus Cristo foi. Portanto, não tenha a pretensão de querer agradar a todo mundo. Algumas pessoas vão amar você por quem é, enquanto outras vão detestar você, sendo a mesmíssima pessoa. Entenda isso, pois essa compreensão é verdadeiramente libertadora.

Outro aspecto de que você precisa se lembrar é que as críticas só vão “doer” se você acreditar nelas. Uma pessoa só se ofende quando é chamada de desonesta se desacreditar realmente da própria honestidade. Em compensação, se você conhece a si mesmo, não dará tanta importância ao que os outros dizem.

Por isso, não importa quantas críticas você esteja recebendo, jamais abra mão de ser quem você é ou de expressar as suas crenças e os seus valores — desde que você não ofenda a liberdade do outro. Seja você mesmo. Há um preço para isso, mas vale a pena!

Entenda que ter haters pode ser um bom sinal

PSC

Nas redes sociais, as pessoas que não têm haters até podem gozar de certa felicidade por causa disso, mas, em contrapartida, também são aquelas pessoas que só dizem o óbvio, que não transformam verdadeiramente o mundo ao seu redor e que nem sequer têm uma visibilidade considerável junto ao público.

Em compensação, se você tem haters, é sinal de que você está se posicionando, de que está sendo uma presença ativa na sociedade e de que está conferindo à sua página uma personalidade e uma identidade fortes. Os odiados nunca são os que se escondem. Esconder-se, portanto, pode livrar você dos haters, mas também de ser alguém grande e expressivo.

Assim, se você for alguém autêntico, que não abre mão de seus valores apenas para agradar a todo mundo (o que, aliás, é impossível!), você também adquirirá um exército de “lovers”, ou seja, de pessoas que amam a sua página e que estarão dispostas a defendê-lo diante das críticas. Dessa forma, em vez de canalizar a sua atenção na crítica que chegou ao seu conhecimento, foque em todos os elogios e comentários de gratidão que você recebe diariamente.

Perceba que até mesmo o seu engajamento aumenta

Você já ouviu falar naquela expressão popular “falem bem, falem mal, falem de mim!”? Essa lógica funciona perfeitamente nas redes sociais. Isso acontece porque mesmo os comentários negativos não deixam de ser um engajamento para a sua página.

Sendo assim, os haters podem beneficiar as estatísticas do seu perfil e dos seus posts, dado que os seus comentários, mesmo os desagradáveis, são computados como interações recebidas. Contudo, se forem críticas detestáveis e nem um pouco educadas, considere restringir o comentário para preservar a sua imagem.

Além disso, entenda que algumas críticas também podem ser bem-recebidas. Nesse caso, não estamos falando de haters, mas de pessoas educadas e com argumentos construtivos a serem expostos. Pensar diferente de você nem sempre é odiá-lo, mas apenas ter uma perspectiva distinta sobre as situações.

Esse tipo de comentário, sem ódio, pode promover discussões construtivas e profundas nos comentários dos seus posts, pois atrai pessoas com visões diferentes expondo os seus pontos de vista. Permita que esse tipo de engajamento se desenvolva, sem apagar o comentário. Não se trata de um ataque, mas de um diálogo edificante que aumenta a visibilidade do seu post e da sua página.

Cresça nesse momento

Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que ter haters pode fazer você crescer. As críticas tendem a colocar o seu nome no mapa e até mesmo a tornar as suas publicações mais visíveis às pessoas.

Se você tem medo de ficar com uma imagem negativa, lembre-se de que as pessoas têm opinião própria e não precisam acreditar no que dizem os seus haters. Se alguém fala mal de você para um terceiro, e ele visita a sua página para conhecer melhor o seu conteúdo, certamente ele conseguirá chegar às suas próprias conclusões.

Assim, aproveite quando o seu nome estiver em alta para mostrar a essa nova audiência o quanto você pode ser útil a ela, desconstruindo todo o discurso de quem fala mal de você. Lembre-se de que a melhor resposta aos haters é dar continuidade a um trabalho cada vez melhor e mais consistente.

Tenha em mente que o conteúdo que você produz ou o produto/serviço que você vende promove uma transformação positiva na vida de muita gente. Enquanto você se lembrar disso, não haverá crítica que o impeça de continuar e de crescer junto àqueles que reconhecem o seu valor.

Se for necessário, acione o botão “restringir”

Por fim, se você realmente acreditar que o comentário recebido foi muito ofensivo e desnecessário, você pode acionar o botão “restringir” ou “tornar invisível”. Ao acionar essa função, o comentário continua visível apenas para você e para a pessoa que o escreveu, mas não aparece para as demais pessoas.

Essa opção é mais vantajosa do que simplesmente apagar o comentário, tendo em vista, que, provavelmente, o hater escreverá um novo comentário, com ainda mais ódio. Também é uma alternativa mais útil do que simplesmente bloquear o indivíduo, já que ele pode construir um novo perfil para atacar você.

Como você pode perceber, ter haters é algo ruim, mas que pode ser visto por um lado positivo. Confiando em si mesmo, acreditando na transformação que você promove, separando as críticas construtivas das destrutivas e sabendo a hora certa de silenciar quem esquece a educação em casa, é possível lidar adequadamente com esses indivíduos.

E você, querida pessoa, como tem lidado com os seus haters na vida física e digital? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar a reflexão acima aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dela? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!