grama-do-vizinho-mais-verde

A Grama do Vizinho é Sempre Mais Verde – Explicando a Metáfora e Entendendo Esse Padrão de Pensamento

Por: José Roberto Marques | Blog | 06 de março de 2018

Existe um ditado bastante popular que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde, no sentido de que a vida dos outros sempre parece ser melhor do que a nossa. O casamento, a situação financeira, a inteligência, a relação com a família, a popularidade, carreira, às vezes, tudo dos outros parece ser melhor. Então eu te pergunto, será que é mesmo? Reflita comigo enquanto faz a leitura deste artigo e poderá tirar as suas conclusões.

A Grama do Vizinho é Sempre Mais Verde Mesmo?

Você está no seu quintal, olha para o lado, e enxerga ela, a grama do seu vizinho, que tem um tom de verde extraordinário e está impecável. Então, olha para a sua e vê que há manchas causadas pelo sol, áreas em que a terra aparece, pequenas pragas. Ao fazer essa comparação tem a mais absoluta certeza de que o gramado do seu vizinho é perfeito enquanto o seu está cheio de imperfeições. Essa metáfora se aplica da mesma forma para qualquer outra situação da vida.

Para saber se a grama do seu vizinho é, de fato, mais verde, comece se atentando para o que eu disse no parágrafo anterior. Do seu quintal, o gramado ao lado realmente parece intacto. Sabe por quê? Porque se trata de uma questão de perspectiva. Se chamar o morador da casa e perguntar o que ele pensa sobre isso, certamente irá discordar da sua opinião.

Isso acontece por uma razão bastante simples, que a de que à distância tudo parece perfeito, pois o que irá enxergar é apenas a ponta do iceberg. De longe não se vê que também há falhas e pequenas pragas. Além disso, você não sabe tudo o que o seu vizinho precisou fazer para que o gramado ficasse bonito. No fim das contas, é bem provável que o seu vizinho tenha se esforçado muito para conseguir mantê-la bonita ou mesmo ache que a sua grama muito mais verde e bonita do que a dele.

A Grama do Vizinho nas Redes Sociais

Em tempos de redes sociais, em que compartilhar textos e imagens sobre a própria vida faz parte da rotina de muitas pessoas, é natural ter ainda mais impressão de que a grama do vizinho é a mais verde. Claro, esta é uma metáfora que estou usando para ilustrar como muitas vezes observamos de forma mais positiva as ações dos outros e descredibilizamos às nossas. Isso acontece porque a maioria gosta de publicar fotos de momentos felizes e de conquistas em geral, o que faz com que nos sintamos inferiores em alguns momentos, ou seja, com a nossa “grama queimada”. Existem também as celebridades virtuais, que compartilham grande parte do seu dia e acumulam milhares de seguidores postando seus sucessos e momentos “uau”.

Uma pessoa que tem uma vida normal, com momentos de alegria e outros mais delicados, pode achar que todos aqueles indivíduos que ela vê na internet são muito mais felizes do que ela. E mais uma vez digo que se trata de uma questão de perspectiva. Ninguém irá compartilhar a bronca que levou do chefe, a briga que teve com o cônjuge, as contas pendentes que tem para pagar. Todos querem tornar públicas apenas coisas boas, mostrar a sua melhor versão para o mundo e deixar que todos pensem que sua grama é a mais verde. Porém, a realidade não é bem assim!

Tentar viver de forma perfeita, como acredita que acontece com os seus amigos e os artistas das redes sociais, apenas servirá para te frustrar, simplesmente porque a perfeição da vida deles não existe. A beleza de viver está exatamente nas suas imperfeições e nas experiências que nos permitem crescer, aprender, acertar, errar, sorrir, chorar e evoluir. Portanto, embora pareça em muitos momentos, nem sempre a grama do fulano que você segue na internet é realmente mais verde do que a sua, você que está enxergando de longe e através de filtros e edições e não se dando o devido valor.

Como Começar a Apreciar a Beleza da Sua Própria Grama

A melhor maneira de deixar de sofrer porque a grama do vizinho é mais verde é começar a apreciar a sua. Ao voltar a sua atenção para o seu gramado poderá se dedicar a deixá-lo cada vez mais bonito, atingindo o seu estado desejado. Isso vale para tudo na sua vida, ao invés de desperdiçar tempo e energia sofrendo porque o outro parece mais feliz, foque em si e no que pode fazer para que alcance a sua felicidade, sem comparações.

O Sucesso do Outro Não Impede o Seu

Um ponto de grande importância quando se trata de acreditar que a grama do vizinho é mais verde é o desejo de possuir o que é do outro. Não estou dizendo que esse seja o seu caso, mas é fato que muitos sofrem por esse motivo, porque se incomodam com a ideia de outra pessoa tem aquilo que se gostaria de ter. Nesse sentido, é essencial pensar que o êxito de terceiros não irá impedir o seu, pelo contrário, poderá te inspirar a buscar o seu sucesso.

Evite adotar o pensamento de injustiça quando alguém consegue algo que você gostaria, pois essa é uma armadilha para que se torne uma vítima da situação e uma pessoa invejosa e rancorosa. Recuse esse papel e assuma o seu protagonismo em relação à sua vida e suas escolhas. Por mais que coisas alheias à sua vontade possam acontecer no decorrer do caminho, quem escreve a sua história é você.

Evite Comparações

As comparações são sempre injustas para um dos lados, porque elas não consideram que cada ser tem suas características, sua história, seus desafios internos e externos e é único. Nesse sentido, ao se comparar com uma pessoa que acredita estar melhor do que você; está se colocando automaticamente como inferior, o que não é nada positivo e apenas servirá para te fazer se sentir mal. Da mesma forma, comparar-se com alguém para se colocar como superior, também é um sinal de insegurança.

Como se pode ver, as comparações com terceiros nunca têm uma intenção positiva, e a ideia costuma ser sempre a de se colocar como pior ou melhor do que alguém. O melhor caminho é se comparar consigo mesmo, com o que era há tempos atrás e com o que está se tornando agora. Assim, se sentirá motivado a dar o seu melhor para evoluir e ser uma versão cada vez melhor de si.

Por fim, sempre que começar a achar que a grama do vizinho é mais verde do que a sua, questione-se. Pense na razão pela qual está pensando assim, repense as ideias negativas, agradeça pelo que tem e valorize quem você é. Será que não é um sinal de que precisa assumir novos desafios, agir de forma diferente e agir efetivamente para transformar os seus sonhos em realidade? Concentre-se em cuidar do seu gramado e verá o quanto ele irá se tornar infinitamente mais bonito. Lembre-se: você pode! Você merece!

Copyright: 113579002 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tiut

Deixe seu Comentário: