É comum que muitas pessoas fiquem desanimadas quando os estudos não estão rendendo por algum motivo. O importante é não se deixar levar pelos obstáculos e manter-se focado nos seus objetivos, não é mesmo? Eu sei que isso nem sempre é fácil. Muitas vezes, as frases estimulantes para alunos podem ajudar a compreender que os problemas podem acontecer, mas que você é capaz de resolvê-los. Continue lendo para saber mais!

Benefícios do aprendizado

Não basta apenas saber, é preciso ampliar e transformar a sabedoria. Com o conhecimento é possível nos tornarmos melhores e ainda mais capazes de realizações extraordinárias. Estudar é uma forma de obter evolução contínua, seja como pessoa ou como profissional.

Para citar alguns benefícios, o aprendizado desenvolve tecnicamente, abre os nossos olhos para novas realidades, oferece diversas oportunidades no mercado de trabalho e torna os cidadãos mais conscientes. Entretanto, para usufruir desses resultados, é preciso estar aberto para receber informações e transformá-las em conhecimento útil e prático.

Porém, como acontece em outros setores da vida, nem sempre estamos com disposição para abrir os livros. Quem nunca custou para sair da primeira página de alguma apostila? Quem nunca deixou para rever os assuntos daquela prova importante de última hora? Nesses momentos, o que falta é motivação para estudar.

Quer vivenciar um aprendizado extraordinário na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Estímulo para estudar

O termo motivação é originário do latim “motivus”, que significa aquilo que impele, que move. Precisamos de um motivo para desejar fazer qualquer atividade e isso inclui estudar. Caso contrário, a vontade de querer aprender irá diminuir, podendo até desaparecer.

PSC

Primeiro, você deve saber responder a seguinte pergunta: por que está estudando? Lembre-se de que definir uma boa razão para passar tempo debruçado em cima dos livros o manterá focado em suas atividades.

Mesmo sabendo o que pretende com aquele conhecimento, estudar não é simples. Exige comprometimento, dedicação, disciplina e muita perseverança. Pode ser que existam momentos em que você irá se sentir cansado e não vai querer cumprir sua rotina de estudos. Outras vezes, irá se sentir desmotivado por não conseguir compreender determinado assunto. Para completar, não irá faltar outras atividades diárias as quais você irá querer dar mais preferência, deixando o aprendizado de lado.

Nesses momentos, você deve se lembrar dos seus objetivos e daquilo que o estimula a não largar os estudos. Não desista facilmente! Uma maneira de fazer isso é consultando frases estimulantes para alunos. Elas nos fazem refletir sobre a importância do conhecimento para alcançarmos diversos objetivos na vida profissional e pessoal. Além disso, elas oferecem palavras encorajadoras que nos convidam a manter os livros abertos, mesmo se tivermos que enfrentar situações difíceis.

Tome nota das frases estimulantes para alunos

Nos momentos de desânimo da vida é sempre bom ouvir conselhos que nos ajudam a não desistir e isso não é diferente em relação aos estudos. Pensando nisso, selecionei alguns pensamentos para você anotar e fixar no seu local de estudo. Escolha aquelas que mais se relacionam com o seu momento e objetivos e as escreva em um post it. Depois cole em um painel ou em cima da sua escrivaninha ou mesa em que estuda.

  • “Conhecimento é Poder.” Thomas Hobbes

 

  • “Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com o aquilo que você sabe.” Aldous Huxley

 

  • “As raízes dos estudos são amargas, mas seus frutos são doces.” Aristóteles

 

  • “Insista, persista e não desista.” Autor desconhecido

 

  • “O fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem.” Allan Kardec

 

  • “Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo”

 

  • “Se você quer ser bem-sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo.” Ayrton Senna

 

  • “Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.” Confúcio

 

  • “É feliz quem sonha, mas só tem sucesso quem se dispõe a pagar o preço para transformar seu sonho em realidade.” Sílvio Santos

 

  • “O homem nasceu para aprender tanto quanto a vida lhe permita.” Guimarães Rosa

 

  • “Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”

 

  • “Nenhum obstáculo será grande se a sua vontade de vencer for maior.”

 

  • “O sucesso normalmente vem para quem está ocupado demais para procurar por ele.”

 

  • “Onde há estudo, há sabedoria.” Dos textos judaicos

 

  • “Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.” Steve Jobs

 

  • “Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo.” Winston Churchill

 

  • “Para ser um campeão, você deve acreditar em si mesmo quando ninguém mais acredita.”

 

  • “Tudo é possível se você se dedicar de cabeça e coração.” Bel Pesce

 

  • “Para obter sucesso, comece onde você está, use o que você tem e faça o que você pode.” Arthur Ashe

 

  • “Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.” Albert Einstein

 

  • “Posso ainda não ter chegado onde eu queria, mas estou mais perto do que ontem.”

 

  • “A única forma de alcançar o impossível é pensar que é possível.” Lewis Carroll

Quais frases você mais gostou? Se você conhecer outra frase que acha bacana para acrescentar aqui é só escrever nos comentários!

Quer uma motivação a mais na busca pelo conhecimento? Dê play e assista meu vídeo!

Próximos passos

Depois de escolher suas frases preferidas e deixá-las à mostra, procure as ler diariamente. Após alguns dias, proponho também que você reflita se as palavras que escolheu ainda são úteis e analise se está seguindo corretamente o seu planejamento.

Essas frases de incentivo aos estudos ajudam a perceber que, independentemente dos seus propósitos e do nível de dificuldade para alcançá-los, o que fará a diferença efetivamente é a sua preparação e a forma como se posiciona quando os desafios aparecem.

Assuma a postura de vencedor, acredite que você merece conquistar o sucesso e visualize todos os benefícios de se manter firme e forte com o seu propósito. Com certeza, você tem muito a ganhar. Bons estudos!

Gostou do artigo? Comente e compartilhe com seus amigos!