Em um tempo em que somos exigidos a ser perfeitos, mostrar fragilidade emocional, para muitos, é realmente um sinal de fraqueza. Entretanto, é na vulnerabilidade que damos espaço para nos conhecermos verdadeiramente como somos e que temos a chance de acessar a nossa força interior, vencer os nossos bloqueios e dores e ir além.

Nesse sentido, segundo a pesquisadora e autora do livro “A coragem de ser imperfeito”, Brené Brown, estar vulnerável não é ruim, mas sim uma grande oportunidade de evoluirmos em todos os sentidos. Para ela, “Vulnerabilidade não é conhecer vitória ou derrota; é compreender a necessidade de ambas, é se envolver, se entregar por inteiro”.

Neste artigo, vamos compreender melhor o que são as vulnerabilidades e como podemos lidar adequadamente com elas. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

A exigência da perfeição

A grande questão no que diz respeito às nossas fragilidades é que a ditadura da perfeição nos obriga a escondê-las e a ter vergonha delas. Não podemos dizer como nos sentimos na realidade, não podemos expor as nossas dores, não podemos dizer que temos medos, não podemos afirmar que muitas vezes somos inseguros, não podemos ter pensamentos ruins e não podemos admitir que não nos achamos sempre tão bons, fortes, bonitos ou importantes.

Não por acaso as pessoas estão cada vez mais adoecendo por conta de emoções reprimidas ano após ano, pois, do mesmo modo, sentem-se reprimidas e constrangidas em falar como se sentem. Isso faz com que se sintam sufocadas, e é um dos principais impeditivos para que vençam as suas dificuldades e para que aprendam a lidar com as suas fragilidades emocionais. É preciso dar um basta nisso!

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento? Clique aqui e faça nosso teste.

Como lidar com a sua fragilidade emocional?

PSC

Agora que você já compreende que reprimir emoções e ter medo de mostrar as nossas vulnerabilidades pode ser um grande problema para a nossa saúde mental, é hora de falarmos sobre maneiras mais funcionais de lidarmos com elas. Confira as recomendações a seguir.

1. Entenda que está tudo bem não estar sempre bem

Todo ser humano tem emoções, e elas não são sinais de fraqueza. As emoções são apenas reações mentais aos acontecimentos da vida. Na verdade, elas nos ajudam a compreender se algo é bom ou ruim, o que nos estimula a agir de uma determinada maneira para sair desse cenário negativo e encontrar um lugar de mais felicidade e bem-estar. A vida é feita de altos e baixos, ou seja, de emoções positivas e negativas. Senti-las não é uma prova de que você é fraco, mas sim de que você é humano.

Sendo assim, acabe com essa obrigação de que você precisa estar sempre bem. Você deve sempre ter a felicidade como objetivo, mas está tudo bem em compreender que há dias bons e dias ruins nas nossas vidas. Às vezes, é importante cair, chorar, ficar quieto no seu canto, desabafar, gritar, sair correndo para desestressar, enfim, expressar o que você sente. Depois, em um momento de mais serenidade, “juntamos os caquinhos”, reunimos as nossas forças e seguimos em frente, recomeçando.

2. Fale sobre as suas fragilidades

Ao ter esses momentos de oscilação emocional, é interessante que você identifique em quais momentos eles ocorrem. Quais são as causas? Quais são os assuntos ou acontecimentos que mais tendem a deixá-lo frágil, emocionalmente falando? Reflita sobre essas circunstâncias e faça esse exercício de autoconhecimento. Pode ser que você identifique padrões de comportamento. Nesses momentos, lembre-se de que a melhor maneira de lidar com as suas fragilidades é falando sobre elas.

Não adianta fingir que nada está acontecendo ou que os seus problemas emocionais não existem. Você e a sua consciência sabem onde tudo isso lhe dói. Portanto, para deixar de doer, de ser um fardo e motivo de vergonha, é essencial trabalhar as suas vulnerabilidades e aprender a conviver com elas. Dar um nome a esses sentimentos e falar sobre eles com pessoas da sua confiança podem ser atitudes extremamente benéficas.

3. Mostre-se como você é

José Roberto Marques, fundador e presidente do IBC — Instituto Brasileiro de Coaching, tem uma frase bastante conhecida, que diz: “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”. Isso quer dizer que você não deve ter medo de ser quem é, nem tentar ser alguém diferente. Mantenha a sua essência e procure ser alguém melhor a cada dia. Conheça a si mesmo, goste de si mesmo e potencialize as suas forças, sem medo ou vergonha de ser feliz.

E o que é ser vulnerável? Bem, é mostrar-se como você é, e não ter medo dos julgamentos alheios. É expor-se, indo na contramão da ditadura da perfeição. É dizer: “Eu não sou perfeito. Eu tenho defeitos, mas honro e respeito a minha história e me sinto confiante o suficiente para conviver com isso, sem deixar que os meus pontos de melhoria e a minha forma de pensar, sentir e agir sejam motivos de vergonha para mim. Eu honro e respeito quem sou!”.

4. Procure ajuda quando necessário

É importante para a saúde mental compreender que está tudo bem em não estar sempre bem. No entanto, se você sentir que os momentos difíceis e as emoções negativas estão tomando a maior parte do seu tempo e provocando um sofrimento muito grande, talvez desproporcional aos fatos, é essencial procurar a ajuda especializada de médicos e psicólogos.

Quadros de depressão, ansiedade, estresse, entre outros transtornos da mente têm se tornado cada vez mais comuns. O lado bom é que existem medicamentos e práticas psicoterápicas que ajudam as pessoas a superar esses momentos e a restabelecer o equilíbrio emocional. No entanto, entenda que os altos e baixos fazem parte da vida, e é importante que saibamos lidar com eles!

Conclusão

Você entende, agora, como a sua fragilidade emocional também é a sua força? Nós somos seres em processo de evolução, mas só evolui quem aceita que “é caminhando que se faz o caminho”, como diz a música. Só evolui quem entende que não nascemos prontos, mas sim que nos construímos todo dia um pouco mais. É assim que conhecemos os sentimentos que nos sabotam e também aqueles que podem potencializar os nossos resultados, sucesso e felicidade.

Admitir as fragilidades e abraçar a vulnerabilidade não é um sinal de fraqueza, mas sim de uma força que poucos ainda ousam ter e que nem mesmo percebem em si mesmos.

Trabalhe para aprender a lidar com a sua fragilidade emocional, mas não lute contra ela, pois quanto mais você resiste, mais ela persiste. Aceite as suas imperfeições, não tenha vergonha ou medo de ser vulnerável. Não tenha medo de ser você mesmo. Ame, honre, viva e respeite a sua história!

E você, ser de luz, como lida com as suas fragilidades? Varre-as para debaixo do tapete? Reprime-as como se fossem crimes? Ou as analisa e compreende as suas origens para que você se torne alguém melhor a cada dia? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!