Patrocínio Positivo

Vjom/Shutterstock Patrocínio positivo é uma poderosa ferramenta de Coaching que por meio de palavras positivas ajuda a aumentar a autoestima

Quando falamos no poder do Patrocínio Positivo, a Psicologia e a Neurociência já são pródigas em mostrar os resultados benéficos da sugestão. Antes que elas chegassem às suas conclusões, no entanto, todos nós já poderíamos enumerar diversas situações em que uma palavra de conforto, um estímulo bem dado ou uma sugestão acertada fizeram toda diferença.

As palavras e as ideias à nossa volta podem ter muito poder, e se é para sermos afetados por elas que sejam, então, sempre as melhores e mais poderosas palavras àquelas que nos chegam aos ouvidos. Foco no positivo!

O que é o Patrocínio Positivo?

O patrocínio positivo é exatamente o exercício de realizar, promover e espalhar afirmações positivas e poderosas que focam no positivo. No processo de feedback, que na prática acaba tendo o efeito de um pit stop, no qual paramos para acertarmos os parafusos que muitas vezes são difíceis de serem apertados com o carro em movimento, nada mais produtivo do que gerar confiança e receptividade no profissional, que é o alvo de todo o processo.

Com frases já clássicas como “você consegue”, “acredito no seu potencial” e “você tem todas as capaci­dades necessárias para fazer melhor” é possível turbinar a autoestima de um colaborador que talvez não este­ja exatamente no seu melhor momento profissional. Quando faltar justamente uma palavra de incentivo ou tapa no ombro seguido de um “vá em frente, você consegue” é que os efeitos de um patrocínio positivo mais se mostram visíveis.

Sim, porque essa ferramenta tem tanto uma aplicação imediata quanto um efeito retardado que vai incidir sobre o profissional tempos depois de realizado o feedback. Pode não ser exatamente no momento em que vocês realizam a sessão que a suas palavras positivas surtirão efeito, mas sim naquele instante posterior no qual o sapato aperta e a boa mensagem é sacada da gaveta da memória e aplicada da melhor forma possível.

O patrocínio positivo tem também um efeito de prestar o devido reconhecimento a um colaborador ou colega que teve uma tarefa executada de forma adequada ou com brilhantismo. Somos movidos também a prazeres e satisfações que vão muito além da mera recompensa pecuniária vinda em um contracheque no fim do mês.

Foco no Positivo

PSC

Temos paixões, valores, ambições, sonhos, vaidades, e objetivos que estão inteiramente conectados como nosso humor, nossa determinação na execução das tarefas diárias. Oferecer, portanto, uma forma de recompensar de maneira moral, simbólica e emocional os indivíduos na vida profissional é também uma função muito bem cumprida pelo feedback positivo.

Isso é importante porque quem se dedica a uma função e é privado até mesmo do reconhecimento dos pares mais cedo ou mais tarde tende à exaustão e acaba abandonando o barco. Se mesmo com toda a motivação o trabalho já nos obriga a matar um leão por dia, imagina se formos à batalha sem sequer motivação ou reconhecimento? Nessas condições até a vontade de levantar da cama fica comprometida.

Através de uma atitude positiva e renovadora que se pode empregar em um feedback, fica possível transformar o devido reconhecimento dos feitos de um colaborador em uma recompensa que na verdade será também à própria organização e seus componentes, já que alguém motivado terá muito mais razões para dizer sim aos desafios e tarefas que eventualmente lhe forem propostos.