O feedback é uma ferramenta essencial ao desenvolvimento de qualquer organização ou projeto — seja na vida pessoal ou profissional. É por meio dele que as pessoas analisam como tem sido seu desempenho, identificam seus pontos fortes e reconhecem aqueles que ainda precisam de melhorias. Isso as conduz a um processo de melhoria contínua.

No entanto, não são todas as pessoas que sabem utilizar o feedback de forma construtiva. Há quem pense que esse recurso é uma “bronca”, o que leva muitas pessoas a temê-lo ou simplesmente a não ter nenhum tipo de feedback. Neste artigo, você compreenderá o que é de fato um feedback e como ele pode ser algo positivo.

O que é o feedback?

A palavra feedback vem do inglês e pode ser traduzida como realimentação. No universo empresarial, feedback é uma avaliação de desempenho ao colaborador, de modo que ele seja reconhecido por bons resultados e auxiliado quanto aos aspectos que podem e devem ser melhorados.

Ainda há quem acredite que o feedback é de exclusividade da área de Recursos Humanos. Contudo, qualquer pessoa, independentemente de sua área, pode oferecer feedbacks aos funcionários e colegas.

Quando um feedback é justo, respeitoso e construído sobre argumentos válidos; ele é extremamente benéfico. O colaborador que o recebe se sentirá muito mais motivado por ver suas habilidades reconhecidas e também se esforçará para melhorar naquilo que lhe for solicitado.

Como fazer do feedback algo positivo e construtivo?

O objetivo do feedback positivo é construir uma relação de confiança entre líderes e colaboradores. Por meio dele, um líder demonstra ao colaborador que confia em seu trabalho e reconhece como ele é uma peça importante para que a engrenagem toda funcione. Se há algo a ser melhorado, o líder comunica com respeito, num processo de ensino, e não de repreensão.

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Dessa forma, o crescimento e o aprimoramento contínuos são favorecidos. Aquilo que deu certo é incentivado a repetir-se. Aquilo que deu errado é corrigido, promovendo aprendizado. Quando conduzido de forma cordial, o feedback ainda permite que os laços entre as pessoas da corporação se estreitem, num clima de respeito e valorização. Líderes e liderados associam-se numa reflexão conjunta que beneficia a ambos.

6 dicas para fazer um feedback positivo

Alguns feedbacks podem ser tão agressivos, ou mesmo injustos, que se tornam experiências traumatizantes para aqueles que os recebem. Para evitar que isso aconteça e fazer dessa ferramenta algo de fato construtivo, confira as seis dicas a seguir.

1. Construa um clima favorável

É preciso compreender que os funcionários são diferentes entre si. Alguns são mais extrovertidos, outros mais introvertidos. Por conta disso, o ideal é que os feedbacks sejam realizados individualmente num local mais reservado. Se você sentir que o funcionário não tem problema em ouvir sua avaliação na frente de outras pessoas, tudo bem, mas procure fazer isso quando os feedbacks forem sobre resultados positivos.

Sempre escolha um momento e um ambiente tranquilo, em que os dois possam conversar de forma serena. Dias agitados e ambientes barulhentos não são boas oportunidades para fazer o feedback, pois esses aspectos constroem uma atmosfera estressante que pode prejudicar o processo.

2. Planeje a conversa

O ideal é que um feedback não seja algo espontâneo, que surge no calor do momento, mas que seja uma conversa planejada, com começo, meio e fim.

Ao chamar o funcionário para conversar com ele, tranquilize-o no sentido de amenizar sua ansiedade e comunicar o que acontecerá. Explique qual é o projeto específico que foi avaliado para introduzir a conversa e contextualizar o feedback.

Fale sobre os bons resultados que foram atingidos, sempre citando as habilidades do funcionário, de modo específico. Posteriormente, comente sobre aqueles resultados que poderiam ter sido melhores. Nessa segunda parte, não faça uma simples reclamação, mas uma crítica construtiva, apontando o que e como deve ser melhorado.

3. Reconheça os méritos do funcionário

Muitos líderes entendem que o feedback é uma simples ocasião para apontar e corrigir erros. Isso faz parte do processo, mas não é o único ponto a ser tratado. Reconhecer os acertos das ações dos funcionários também é importante, pois permite que eles continuem seus trabalhos com motivação.

Quando o funcionário se lembra de uma avaliação positiva que recebeu, ele tende a reproduzir aquela estratégia, já que foi bem-sucedida. Por isso se diz que o feedback é uma ferramenta que beneficia a produtividade da empresa como um todo.

Na hora de ressaltar os pontos positivos, o líder deve reconhecer competências específicas, apontar resultados favoráveis e, preferencialmente, comparar o desempenho atual com o desempenho anterior, de modo a facilitar a visualização da evolução da performance do funcionário.

4. Dê exemplos

Na hora de dar um feedback aos funcionários, não seja vago. Se você disser, por exemplo, que o seu funcionário é criativo, explique onde exatamente você visualizou essa criatividade. Você pode citar, por exemplo, que o funcionário foi muito criativo ao desenvolver a ação promocional de distribuição de brindes que aumentou em 10% as vendas do produto no último mês.

Ser específico mostra ao funcionário que os chefes estão realmente atentos ao seu trabalho, o que não é tão fácil de visualizar quando palavras muito vagas e pouco contextualizadas são utilizadas. Essa facilidade de visualização dos pontos positivos é o que permite que os funcionários continuem a desenvolvê-los, com o objetivo de alcançar um progresso constante.

5. Faça do feedback uma rotina

Não existe uma frequência ideal, mas é importante que o feedback seja uma rotina nas empresas. De tempos em tempos, o funcionário tem o direito de ser avaliado e de receber auxílio em suas atividades. Sem essas respostas, os colaboradores não têm noção de como ou se seu trabalho está sendo monitorado.

É preciso que essa frequência leve em consideração um equilíbrio entre os feedbacks positivos e os negativos. Os feedbacks negativos devem apontar os erros e propor maneiras de evitar que se repitam, mas sempre com cordialidade e transmitindo ao colaborador que a confiança em seu trabalho não foi perdida. Já o feedback positivo tem uma função mais motivacional e de reconhecimento.

Um líder que sabe fazer esse balanço adequadamente corrige as falhas sem que seu pessoal perca o ânimo. Isso melhora a produtividade da empresa ao mesmo tempo em que constrói um clima organizacional agradável.

6. Faça com que o funcionário também se autoavalie

Para que o feedback seja ainda mais construtivo, vale a pena pedir para que o funcionário que está sendo avaliado também se autoavalie. Esse exercício estimula nas pessoas autonomia e uma visão crítica sobre si. Peça que o funcionário também dê sugestões de como ele pode melhorar ainda mais seus resultados. Assim, ele se sentirá autor de sua própria história.

É claro que o líder deve apontar sugestões de melhoria, mas é importante que o próprio funcionário também pense em métodos de fazê-lo, tornando o processo mais colaborativo e menos unidirecional.

Fazer um feedback positivo e construtivo não é algo muito difícil. O importante é que seja uma atividade planejada, em que o funcionário avaliado se sinta confortável. Com respeito e cordialidade, é possível enaltecer pontos positivos que fortalecem a motivação do indivíduo, bem como indicar os itens que podem ser melhores, colocando-se à disposição da pessoa para ajudá-la em seus desafios.

Que as recomendações acima sejam úteis para que os seus feedbacks sejam sempre positivos e de fato promovam melhorias nas organizações das quais você faz parte. Se você gostou das dicas, não se esqueça de deixar seu comentário abaixo e também de compartilhar este artigo com quem mais possa se beneficiar destas informações.