Feedback

Flower travelin’ man/Shutterstock Todo feedback é uma oportunidade de melhoria. Permita-se dar e recebê-los!

 

O feedback é uma ferramenta simples e poderosa, amplamente utilizada no ambiente organizacional para promover o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Trata-se do ato de dar informações relacionadas aos pontos positivos que podem ser potencializados e apontar oportunidades de melhoria.

O feedback pode ser realizado tanto pelo gestor quanto por seus respectivos liderados, e não se trata de uma opinião particular a respeito de alguém ou alguma situação. É, na verdade, uma retroalimentação ou validação pautada em parâmetros claros, objetivos e verificáveis.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Origem do Feedback

O termo vem do Inglês: feed (alimentar, alimen­tação) e back (para trás, de volta), e a junção das duas palavras forma o que em Português pode ser traduzido por retroalimentação, um alimentar em sequência, em alguma forma de cadeia. Na prática se tornou bem mais do que isso, transmitindo a ideia de um exercício em que impressões, resultados, expectativas etc. são passados de um agente para o outro em qualquer que seja o nível da relação em que eles se encontram.

Pode ser um bate-papo, uma reunião de alinha­mento, um pós-venda com um cliente, uma D.R. com a namorada… O importante é não deixar de ter essa conversa, o ajuste dos ponteiros entre as partes, uma comunicação que conduza ao entendimento. Enfim, um feedback!

PSC

O objetivo desta ferramenta é sempre construtivo, no sentido de prover orientação e auxílio no aprimoramento do profissional a quem se refere. Jamais deverá ter uma conotação punitiva ou que possa denegrir a imagem do funcionário diante de seus colegas de trabalho. Ele é um instrumental que facilita a melhoria e jamais o contrário disso.

Feedback é aliado e não inimigo!

Apesar de ser uma ferramenta de aprendizado e melhoria, o feedback às vezes ainda é visto como algo degradante ou até mesmo como insulto. Geralmente por falta de habilidade e profissionalismo de quem está o aplicando ou por falta de maturidade de quem está o recebendo.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

A escolha do feedback tem também a ver com o patamar em que as relações de trabalho hoje são encara­das. Não é preciso ter tantas décadas em sua carteira de identidade para perceber o quanto o mundo mudou e tem mudado a passos de velocista. Na nova ordem global, o diálogo não é apenas a essência da forma de governo mais consagrada mundialmente, a democracia.

O diálogo é ainda a melhor maneira com que seres racionais, mas encharcados de emoção como é o nosso caso, dispõem para mediar suas relações, negociar conflitos e estabelecer soluções. Enfim, é a melhor maneira de que se tem notícia para tratarmos da vida com nossos semelhantes.

Por tudo isso, quando bem utilizado, o feedback é um com­bustível acelerador que promove o crescimento profissional e pessoal e melhoria contínua em todos os aspectos. Faça dele seu aliado e aproveite bem seus feedbacks.