trabalho-voluntario

Fazer Trabalho Voluntário – Importante Para a Vida Pessoal e Profissional

Por: José Roberto Marques | Blog | 27 de maio de 2018

Você já realizou ou pensou em realizar algum tipo de trabalho voluntário em sua cidade?  Saiba que essa atitude, além de ser um ato de amor e generosidade, pode te trazer benefícios tanto em relação à vida pessoal quanto profissional. A sua contribuição pode acontecer das mais diversas maneiras e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Continue acompanhando e saiba mais a respeito desse ato poderoso e transformador, que é o de doar o seu tempo para quem precisa.

O Que é Trabalho Voluntário?

Diferente de um trabalho convencional, a remuneração de um voluntário não é financeira e vem através da satisfação e da aquisição de novas experiências e conhecimentos. Diversas instituições aceitam voluntários em seu quadro de funcionários e, inclusive, muitas funcionam exclusivamente através do trabalho dessas pessoas que se dispõem a ajudar uma causa.

Hospitais, orfanatos, asilos, escolas, creches, abrigos para moradores de rua, canis que recolhem animais abandonados e eventos beneficentes são exemplos de locais e projetos que oferecem a oportunidade de se fazer trabalho voluntário. Cada instituição tem as suas regras para receber as pessoas que estão dispostas a ajudar, o que também varia de acordo com as necessidades e o segmento.

Muitos voluntários são profissionais de determinada área que atendem gratuitamente, como médicos, psicólogos, atletas, veterinários, artistas, professores, entre outros. Contudo, existem os trabalhos que podem ser realizados por qualquer pessoa, independente de sua profissão, como ajudar na limpeza do local, contar histórias para crianças, recolher donativos, ajudar na cozinha. São inúmeras as formas de doar o seu tempo e ajudar uma causa que acredite e considere importante.

Os Benefícios de Fazer Trabalho Voluntário

Fazer trabalho voluntário é algo que faz bem para a alma e traz um grande sentimento de realização, o que já ficou comprovado que tem um grande impacto positivo na saúde. Aproveite e descubra quais são os principais benefícios de trabalhar em prol do bem-estar do próximo.

1 – Satisfação em Poder Ajudar

Saber que a sua atitude está fazendo a diferença na vida de outras pessoas causa um grande sentimento de satisfação. É algo muito recompensador e que ajuda a dar sentido para a vida. Por esse motivo, o trabalho voluntário é considerado tão positivo para a saúde, principalmente emocional. Pessoas que estão desanimadas e sem rumo, podem se senti mais motivadas ao se tornarem parte de uma ação filantrópica.

2 – Sentimento de Utilidade

Aqueles que já se aposentaram ou, por qualquer outro motivo, não trabalham, podem voltar a se sentirem úteis ao iniciarem um trabalho voluntário. É maravilhoso saber que as suas ações fazem parte de uma causa maior e poder ver os resultados de perto é realmente transformador. Sentir-se útil é essencial para ter motivação para se levantar todas as manhãs com ânimo e alegria.

3 – Adquirir Novas Experiências

Além de todos os benefícios relacionados à satisfação, fazer trabalho voluntário também permite que adquira novas experiências e conhecimentos. É uma ótima forma para jovens driblarem uma exigência bastante comum no mercado atual, que é ter experiência na área. Nesse sentido, estudantes podem recorrer ao voluntariado para ajudar uma causa e, ao mesmo tempo, colocar os conhecimentos adquiridos na faculdade ou em outros tipos de cursos em prática.

4 – Ter um Diferencial no Currículo

As causas sociais são vistas com ótimos olhos pelo mercado, tanto que as empresas têm se engajado cada vez mais. Por isso, profissionais que contam com experiências como voluntários no currículo muitas vezes saem na frente. Claro que a intenção principal deve ser a de fazer o bem, entretanto, é sempre bom unir o útil ao agradável e essa pode ser mais uma motivação para que dê o seu melhor durante sua participação no projeto em questão.

5 – Ampliar o Networking

Fazer parte de uma causa social irá permitir que tenha contato com um grande número de pessoas, o que é bastante positivo para ampliar o seu networking. Conhecer pessoas diferentes é bom tanto para a sua carreira quanto para a vida pessoal, pois também lhe dá a chance de ampliar o seu círculo de amizades e de aprender mais com cada novo amigo.

Dicas Para Iniciar um Trabalho Voluntário

Se você está convencido de que realmente deseja se tornar um voluntário, mas não sabe por onde começar veja as dicas a seguir.

1 – Escolha uma Causa

O primeiro passo para se tornar um voluntário é definir qual será a causa que irá abraçar. Por mais que todas sejam importantes e precisem de ajuda, é necessário que tenha afinidade para que o seu trabalho seja realmente feito com amor. Pense a respeito das necessidades humanas que mais te tocam e chamam a sua atenção e, então, encontrará a resposta.

2 – Encontre a Instituição

Após definir a causa, chega o momento de encontrar uma instituição voltada para ela para que possa se voluntariar. Em todas as cidades sempre há algum lugar precisando de pessoas dispostas a ajudar. Então, pesquise, se informe e vá até a organização escolhida para que exponha o seu desejo de fazer parte. Caso não haja nenhuma entidade organizada neste sentido em sua cidade, pense nas pessoas que pode ajudar mesmo assim. Procure esta resposta em escolas, igrejas, hospitais ou mesmo nos serviços sociais do seu município, pois com certeza lá, eles poderão te orientar e informar melhor.

3 – Organize a Sua Rotina

É importante ter em mente que, ao se oferecer como voluntário deverá levar o trabalho a sério, da mesma forma que faria se fosse remunerado. Comprometa-se apenas nos horários em que tem total certeza que conseguirá comparecer. Para isso, é fundamental que organize a sua rotina para que cumpra com todos os compromissos relacionados à causa que abraçou.

4 – Tenha Disposição Para Aprender

Por mais que tenha se oferecido para fazer algo que já sabe e conhece, é essencial que tenha disposição para aprender com pessoas que já estão há mais tempo na instituição ou prestando este tipo de serviço. Aproveite essa oportunidade ao máximo para adquirir conhecimento, viver novas experiências e, também, se desenvolver como ser humano.

5 – Faça Com Amor

Independente do tipo de trabalho que for realizar se dedique e faça sempre com amor. A sua intenção tem um grande impacto em relação a todas as suas ações e as consequências delas. Portanto, se vai se oferecer para ser voluntário e contribuir com uma causa, esteja disposto a dar o seu melhor em prol daquilo que acredita e ajudar quem precisa do seu apoio.

Fazer qualquer tipo de trabalho voluntário oferece uma grande oportunidade para se desenvolver como ser humano e aprender na prática o que é empatia, compaixão e generosidade. Procure saber como pode ajudar na prática, faça parte dessa corrente do bem e contribua para a construção de um mundo melhor!

Copyright: 283932899 –  https://www.shutterstock.com/pt/g/stockbroker

Deixe seu Comentário: