No processo de vendas existem alguns fatores que devem ser evitados, pois estes proporcionam a desmotivação dos profissionais. Sendo assim, os gestores devem manter-se sempre atentos aos elementos capazes de deixar a sua equipe de vendas desmotivada, prejudicando, dessa maneira, seus resultados.

Para ajudá-lo a fazer uma excelente gestão dos seus colaboradores, abordarei alguns comportamentos que fazem com que a desmotivação no trabalho surja, bem como a perda de talentos e a consequente queda nas vendas. Confira e evite-os!

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Atitudes que Levam à Desmotivação

Como gestor de uma equipe de vendas, é preciso que você mantenha-se sempre atento ao desempenho de cada um dos colaboradores, pois, com este acompanhamento, é possível saber se a desmotivação está tomando conta ou não. 

Além disso, é fundamental saber quais são os principais fatores que levam a esta desmotivação, para evitá-los ao máximo no dia a dia. 

Confira, abaixo, as atitudes que desmotivam o seu time de vendas e prejudicam seus resultados:

Falta de empatia

PSC

A falta de identificação com o líder é um grande fator de desmotivação para os liderados. Isso demonstra incompatibilidade de gênios, crenças e valores e resulta em antipatias pessoais e além de queda nas vendas.

Condições de trabalho

Ter um local de trabalho cuja organização é confusa, onde as atividades e funções são mal distribuídas e definidas, e onde a liderança é ineficiente, acaba gerando frustrações nos vendedores.

Falta de respeito

Pode acontecer em algumas empresas em que os vendedores acabam sendo tratados como funcionários de nível inferior, por puro preconceito. Ou seja, o ideal é a valorização do cargo e a importância do papel do vendedor dentro das organizações.

Falta de reconhecimento

Dinheiro nem sempre é chave de motivação, nem a melhor recompensa por um bom desempenho. Ele pode até ser estimulante, mas seus efeitos são de pouca duração. Elogiar o seu vendedor pode fazer muita diferença e não custa dinheiro algum, pois todo profissional gosta de ser reconhecido pelo seu bom trabalho. Lembre-se das necessidades básicas do ser humano segundo o Self Coaching, que são o desejo que temos de ser: notados, amados e reconhecidos. Reconheça!

Falta de confiança

Verifique se os seus vendedores indicariam o produto para os seus familiares e amigos, por exemplo. Caso a resposta seja negativa isso quer dizer que se o vendedor pode não conhecer bem sua ideia, consequentemente, não irá vender e, se ele não vende, não recebe comissão, ficando, consequentemente, desmotivado.

Nesse sentido, devemos confirmar o comprometimento da nossa equipe com nosso produto/serviço, uma vez que congruência é o melhor caminho da alta performance em vendas.

Como manter a equipe de vendas motivada?

Não só evitar os comportamentos e atitudes acima, mas também trabalhar para agregar valor à carreira dos colaboradores que fazem parte da sua equipe. Esta é uma das maneiras mais eficazes de manter o seu time sempre motivado. 

Além disso, o que você pode fazer é:

Seja exemplo

De nada adianta empregar esforços para motivar sua equipe, se você mesmo não encontra motivação naquilo que faz. Neste sentido, é importante que você seja, para eles, o principal exemplo de todos, mantendo-se sempre motivado, pois isso fará com que eles inspirem-se na sua figura e lembrem-se dela, nos momentos em que a falta de ânimo surgir. 

Dê autonomia

A confiança não é uma via de mão única, ou seja, você não pode exigir que seus colaboradores confiem em você, se você mesmo não deposita essa confiança em cada um deles. Por isso, é importante que você lhes dê autonomia, para que eles desenvolvam bem o seu trabalho. Conforme o tempo for passando, eles vão perceber o quanto você acredita no potencial de cada um e farão de tudo para entregar a sua melhor performance no dia a dia. 

Trabalhe a sua comunicação

Uma das coisas que mais geram gaps dentro de uma empresa é a comunicação. Diante disso, é importante que você trabalhe a forma que você escolhe de se comunicar com a sua equipe. Independentemente de ser em uma reunião, em uma conversa informal, em um e-mail, você deve ser o mais claro e transparente possível, pois isso evita que mensagens e expectativas sejam interpretadas erroneamente, e que problemas surjam no futuro. 

Conheça seus profissionais

Saber quem são, do que gostam, quais são seus anseios e expectativas, entre outros fatores que envolvem cada ser que faz parte da sua equipe, fará com que você encontre formas verdadeiramente eficientes e assertivas de motivá-los constantemente. 

A melhor maneira de um gestor conseguir manter sua equipe de vendas motivada é usando a posição perceptiva do outro, sempre usando a técnica de se colocar no lugar dele e se perguntar: O que eu gostaria de ouvir? Como gostaria de ser tratado? A remuneração é satisfatória? As metas são realmente alcançáveis?

Quando você responde a questões como essas, você tem uma excelente direção de como motivar sua equipe e evita a desmotivação tome lugar em algum momento.

Vender nada mais é que criar e transferir emoções com significado para ambas as partes dentro da negociação, numa congruência e conexão de crenças e valores. Lembre-se sempre de se lembrar disso e boas vendas!

E você, o que faz no dia a dia para manter seu time de vendas motivado? Deixe sua experiência nos comentários e lembre-se de continuar acompanhando diariamente meus conteúdos, tanto aqui em meu blog, quanto em minhas redes sociais e em meu canal no Youtube. 

Imagem: Por Andrey_Popov