Desenvolva métodos eficazes para afastar a procrastinação do dia a dia da sua equipe e torná-la ainda mais eficiente! | Elnur_ | DepositPhotos.com

A procrastinação se tornou febre, algo comum, pessoas compartilham esse hábito em todos os lugares do mundo. É um fenômeno da sociedade atual. E muitas pessoas ficam sem entender achando que a procrastinação na verdade é falta de comprometimento, entre outras afirmativas obsoletas sobre a produtividade. O fato é que o mundo mudou. E justamente por causa disso é necessário também abordar de maneira diferente os problemas que forem surgindo.

Toda empresa sofre com a procrastinação, isso é inegável. Mas o que difere a boa empresa das demais é a forma com que ela lida com essa barreira no dia a dia de trabalho.

O que é procrastinação?

Eu aqui falando sobre procrastinação e talvez você nem saiba o que isso significa de fato. Procrastinar é a “arte”, digamos assim, de adiar os seus compromissos até a última instância, até não poder mais adiar e se sentir obrigado a realizar o que deve ser feito.

Deixe-me dar uma ilustração. Imagine que você tem uma série de relatórios para analisar no seu trabalho. É algo habitual e que você já está acostumado a fazer. Não tem nada de difícil, nada demais, é algo rotineiro. E esse é o grande problema. Quando algo se torna rotina, vira alvo fácil da procrastinação.

Porque ela pega justamente aquela atividade que você domina e diz assim na sua cabeça: “isso não é nada demais, vai fazer aquilo que você quer por um instante, já já você volta e conclui essas tarefas”. E você, inocentemente, acaba indo fazer o que o diabinho da procrastinação mandou. E então você pega o celular, olha o Whatsapp. Alguém enviou alguma foto engraçada. Você comenta, a pessoa responde e de repente você engata uma rápida conversa, nada demais, nada que fuja do seu planejamento de espairecer um pouquinho.

De repente alguém manda uma mensagem hilária num dos grupos que você participa e então você também entra na brincadeira e quando menos percebe, já se passaram 10 minutos. “Ah, ok, 10 minutos não são nada”. É isso o que você pensa, você continua acreditando na sua capacidade de reação, afinal, é uma tarefa tão banal que você consegue fazer tranquilamente.

PSC

E aí você acessa o Facebook e vê uma discussão interessante no status de alguém, algo bem polêmico. Você entra e começa a participar e aí o assunto vai, você se dói com algo que lhe disseram e perde a paciência, perdendo também o seu tempo. Depois de se acalmar você olha o seu Feed de Notícias, clica num link, clica em outro, alguém te chama no inbox e você acaba começando outra conversa. E aí essa pessoa te manda um vídeo no YouTube e você vai lá assistir, acaba achando legal e vê mais outros vídeos do mesmo canal.

Quando você olha no relógio, já se passou mais de uma hora e o relatório ainda tá lá. Mas, o que é uma hora se você pode terminar tudo em pouco tempo? E assim a cadeia segue. Todo procrastinador subestima o trabalho que está fazendo e, ao mesmo tempo, infla o seu ego achando que pode realizar tudo em um curto espaço de tempo porque já está acostumado a fazer isso.

É claro que também há o procrastinador que apenas não quer fazer nada do que ele tem como tarefa e por causa disso adia até bater a deadline e o desespero motivador.

O que faz alguém procrastinar?

A procrastinação hoje em dia é algo bem fácil de acontecer, por mais que nas décadas passadas também tenha sido causa de problemas na produtividade de uma equipe. Mas hoje em dia há o Whatsapp, Facebook, vários links circulando pela internet, redes sociais, enfim, tudo isso é uma grande atração.

Mas fora da internet também há as tentações habituais, como fazer uma pausa para o café, bater um papo com o colega de trabalho, ir fumar um cigarrinho na cobertura do prédio, comer um biscoitinho ali na cozinha. Tudo isso acaba quebrando a concentração que a pessoa tinha no que estava fazendo. E quanto mais ela procrastina, mais atividades ingênuas aparecem como alternativas ao dever.

Como o líder pode interferir para evitar a procrastinação?

A melhor maneira de interferir positivamente e evitar a procrastinação é mudar a forma utilizada de organizar o trabalho que cada profissional deve fazer. Monte um esquema onde os funcionários tenham prazos e metas a serem cumpridas todos os dias. Nada demais, para não frustrar, desmotivando a todos. Mas a quantidade normal de trabalho, algo que possa ser feito.

E, para estimular ainda mais, dê prêmios para quem conseguir manter uma rotina de trabalho sem procrastinação, focado diretamente no que deve ser cumprido.