homem estressado

© Depositphotos.com / pressmaster Entre as principais causas do estresse em gestores e líderes estão o desejo de produzir muito em pouco tempo e a necessidade de gerenciar profissionais e equipes.

Ser líder e ocupar um cargo de confiança em uma empresa é uma grande responsabilidade, que traz muitos benefícios e reconhecimento. Em contrapartida, esta função também pode ter seu lado ruim: muito trabalho, desgaste físico e emocional, e vida social comprometida. A liderança, portanto, pode trazer tanto estresse como qualquer outra função.

Entre as principais causas do estresse em gestores e líderes estão o desejo de produzir muito em pouco tempo, falta de ferramentas ou tempo para concluir as demandas e, ao mesmo tempo, desenvolver e treinar colaboradores, gerenciar profissionais e equipes, administrar recursos e exigências, não conseguir manter uma alimentação adequada, lidar com a desmotivação de funcionários, competitividade no ambiente organizacional, resultados inexpressivos, entre outras coisas.

Dicas para combater o estresse no trabalho

Confira dicas preciosas de como combater o estresse mantendo sua posição de líder e, principalmente não afetando seus colaboradores:

Mantenha o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Lembre-se que estas duas áreas da vida andam sempre juntas e, se uma vai mal, a tendência é que a outra siga pelo mesmo caminho. Por isso, dedique-se ao trabalho, sim. Mas também separe tempo para ter mais qualidade de vida, seja com uma boa noite de sono ou praticando alguma atividade física.

Lembre-se que você não é perfeito

O perfeccionismo é uma característica comum a muitos profissionais. Porém, quando esta característica toma uma proporção exagerada, ela pode gerar consequências como ansiedade, angústia, baixa autoestima, estresse e até mesmo depressão.

PSC

Por isso, sempre dê seu melhor, mas não se cobre tanto. Se algo der errado, não se abata, e utilize o fracasso como combustível para tentar de novo, quantas vezes precisar.

Seja otimista

Seja um líder otimista, e sempre tente analisar as situações sob uma perspectiva positiva, mesmo os momentos de desafio e pressão. Não permita que as coisas negativas do seu trabalho e interfiram em sua vida profissional, pessoal e, principalmente, em sua saúde e bem-estar.

Respeite seus limites

Por mais importante que seja sua função, lembre-se de que, por trás do profissional, existe um ser humano que precisa de uma vida sadia para manter a disposição, vigor e produtividade que o ambiente corporativo exige. Por isso, respeite seus próprios limites e não trabalhe além do que é necessário.

Não leve trabalho para casa

Lembre-se de utilizar o seu potencial como líder somente no ambiente profissional. Depois do expediente, é o seu momento de relaxar e descansar.

Desenvolva equilíbrio emocional

Com as tensões, dificuldades e influências que vivenciamos diariamente, é normal que estas situações afetem o trabalho e as emoções. Por isso, é importante manter o equilíbrio emocional para que diferentes fatores e influências não interfiram em seu trabalho e na relação com sua equipe.

E você, já vivenciou alguma experiência estressante em seu trabalho? O que fez para minimizar ou eliminar este mal? Contribua deixando o seu comentário!