Se você se identificou com o título deste artigo e está se sentindo sem rumo e sem saber que direção tomar, saiba que isso é bastante comum. Inclusive, pessoas da sua convivência podem estar passando por isso também. Então, antes de se sentir inferior por estar confuso, entenda que esse tipo de crise é natural e, se tiver as atitudes certas, pode ser o seu ponto de virada para trilhar um caminho brilhante.

10 Passos para encontrar uma direção e dar um rumo para sua vida

Henry David Thoreau, um grande poeta norte americano, disse que começamos a nos entender apenas após nos sentirmos perdidos. Desse modo, essa confusão de ideias que está acontecendo hoje na sua mente pode ser o início de um processo de autoconhecimento, que te levará a se conhecer melhor e a encontrar o seu lugar no mundo. Veja, a seguir, dez passos que te ajudarão a encontrar uma direção para tomar.

1 – Responda a si mesmo: como estou me sentindo?

Muitas pessoas se perdem em meio às suas rotinas agitadas e se esquecem da importância de se conectarem consigo mesmas diariamente. Uma maneira simples de se reconectar com o seu eu interior é perguntando como está se sentindo e o motivo pelo qual está sem rumo na vida. Tome um tempo para refletir e formular a resposta, esse passo te ajudará a entender um pouco mais sobre o momento que está vivendo e é fundamental para descobrir qual direção tomar.

2 – Reflita sobre todas as áreas da sua vida

Aproveitando esse momento de recolhimento, procure refletir também sobre cada área da sua vida individualmente. Considere os seus estudos, caso esteja vivendo essa fase, a carreira, a relação com familiares, o relacionamento amoroso, sua saúde. Para ter percepções ainda mais claras, anote esses pensamentos, esses registros serão bastante úteis ao longo do processo.

3 – Identifique as mudanças que deseja realizar

A escritora Maya Angelou sabiamente disse que se não temos o poder de mudar algo que nos incomoda, devemos, então, mudar nossa atitude em relação a ela. Considere isso ao identificar todos os pontos da sua vida que te causam desconforto, separando aqueles que estão ao seu alcance transformar e os que deve passar a enxergar de outras maneiras. Você não pode, por exemplo, trocar de familiares, mas se mudar a sua postura no relacionamento com eles certamente irá experimentar mudanças bastante positivas.

4 – Defina objetivos baseados nos seus sonhos

Durante esse processo de conexão interna, irá encontrar muitos sonhos perdidos pelo caminho. Agora é a hora de olhar para eles com atenção, tirá-los do campo do pensamento e trazê-los para a sua vida, transformando-os em objetivos e metas. Faça uma lista colocando os itens por ordem de prioridade, então, determine as ações que precisa ter para que sejam realizados, se organize e coloque-as em prática.

5 – Acredite em seu potencial

PSC

Para que a atitude anterior traga bons resultados, é imprescindível que acredite no seu potencial. Se você se julgar incapaz de alcançar um objetivo é muito provável que nem ao menos tente e assim, obviamente, não irá realizar nada. Para reforçar sua autoconfiança, relembre todos os obstáculos que já conseguiu superar em sua vida, isso ajudará a forçar a sua mente e evitar que ela dê maior ênfase para derrotas do que vitórias.

6 – Converse com pessoas que chegaram onde você deseja estar

Agora que já sabe quais são os seus objetivos, uma forma bastante interessante de se preparar e se motivar é conversando com pessoas que já chegaram onde você deseja chegar. Elas serão como mentoras, que irão compartilhar contigo sua trajetória para que se inspire e se planeje. Caso não tenha nenhum conhecido que possa fazer esse papel, procure biografias e documentários que falem sobre personalidades que admira.

7 – Seja grato pelo que já tem

O fato de estar sem rumo não significa que sua vida não tenha nada de bom e uma maneira muito eficaz de abrir os olhos para isso é adotando o hábito de agradecer. Olhe ao seu redor, identifique tudo o que faz com que sinta gratidão, sua saúde, seus familiares, seu lar. Inclusive, é interessante que, todos os dias, anote pelo menos cinco motivos pelos quais é grato, esse exercício te ajudará a valorizar tudo o que tem e te trará motivação para ir ainda mais longe.

8 – Adote uma postura positiva em relação à vida

Se você focar apenas no lado ruim das coisas, acabará se afundando cada vez mais nessa negatividade, tornando-se desmotivado e sem rumo. Dessa maneira, procure adotar uma postura positiva, buscando o lado bom das situações e mantendo sempre o foco nas soluções, em vez de apenas olhar para os problemas. Essa mudança no seu mindset será o início de uma grande transformação.

9 – Dê uma pausa das redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta muito interessante para compartilhar e adquirir conhecimento, conhecer outras realidades, enfim, se comunicar. Contudo, em momentos da vida de maior fragilidade, talvez elas não sejam tão boas assim, principalmente por conta da comparação.

Se você, por exemplo, está se questionando sobre sua carreira ou seus relacionamentos, ver pessoas que aparentam ter vidas perfeitas possivelmente fará com que se sinta pior. Então, dê um tempo ou, pelo menos, faça uma limpeza na sua lista de contatos, mantendo apenas aqueles que agregarem e te incentivarem de alguma forma.

10 – Tenha paciência para esperar coisas que levam tempo para acontecer

Por último, é importante que saiba que, independente de quais sejam as atitudes que irá tomar, certas coisas levam tempo. Por isso, seja paciente e evite depender de resultados imediatos para se manter motivado. Se você souber exatamente o que deseja, se planejar e agir, em algum momento os resultados virão. Mesmo que cometa erros, poderá sempre aprender com eles e recomeçar, tornando-se ainda mais forte.

Estar perdido é uma parte tão legítima do seu processo quanto se encontrar. Portanto, não se sinta mal por isso, se acolha, reflita e irá encontrar o seu caminho. Por outro lado, caso perceba que o problema está saindo do controle e está se sentindo sem energia para seguir adiante, procure ajuda médica e cuide da sua saúde emocional.

Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e, assim, levar palavras de apoio para alguém que esteja passando pela mesma situação.

 

Copyright:1348018796 – https://www.shutterstock.com/pt/g/encierro