estar-bem-consigo-mesmo

Estar Bem Consigo Mesmo é o Mais Importante

Por: José Roberto Marques | Blog | 19 de março de 2018

O grande filósofo francês, Voltaire, disse que o essencial é estar bem consigo mesmo, citação que se tornou célebre e é repetida por muitas pessoas que buscam sua plenitude pessoal. Praticar o que diz essa frase é muito importante para viver de forma feliz e plena. Afinal, estar bem com os outros é muito bom, mas estar em harmonia consigo mesmo, corpo e mente, se amar e estar seguro disso é extraordinário! Continue acompanhando este artigo e saiba o que fazer para atingir esse estado de plenitude e satisfação.

O Que é Estar Bem Consigo Mesmo?

Apesar de simples, a expressão “estar bem consigo mesmo” tem muito a nos dizer. Ela se refere a estar feliz e satisfeito com quem se é, com a vida que se tem, com a mente tranquila e sem sentimentos de insegurança em relação ao futuro e culpa em relação ao passado. Vale lembrar que essa satisfação nada tem a ver com comodismo, mas sim com a consciência em relação às suas qualidades, fator que é fundamental para que tenha motivação para ir além e conquistar o que deseja.

Um indivíduo que está bem consigo mesmo não condiciona a sua felicidade a outras pessoas. Por mais que esse contato seja positivo e importante, não é saudável ser dependente dos outros e de sua aprovação para se sentir bem. Além disso, quanto mais feliz se sentir consigo mesmo, melhores e mais saudáveis serão as relações que terá com as outras pessoas. Trata-se realmente um estado evolutivo de autodescoberta e de autovalorização extraordinário, que irá impactar positivamente em todas as áreas da sua vida.

Benefícios de Estar Bem Consigo Mesmo

Veja os benefícios que buscar a harmonia consigo mesmo pode te proporcionar:

  • Capacidade de não se abalar com a desaprovação de terceiros;
  • Maior segurança para dizer não sem medo de ser rejeitado;
  • Autoconfiança para tomar decisões considerando as suas prioridades;
  • Visão mais positiva e otimista em relação à vida e a si mesmo;
  • Foco em cuidar da saúde porque isso te faz bem e não por pressão da sociedade;
  • Sentir-se feliz com o sucesso das outras pessoas;
  • Resolver desentendimentos na base do diálogo;
  • Se amar e buscar ser sempre a melhor versão de si mesmo;
  • Consciência a respeito do potencial que possui;
  • Humildade para reconhecer erros sem medo de parecer inferior.

Parece incrível ter todas essas qualidades, não é mesmo? E o melhor é que você pode ter todas elas! É importante dizer que não será do dia para a noite que começará a se sentir bem consigo mesmo, pois é necessário passar por um processo de autoconhecimento, desenvolvimento, autoperdão e evolução em sua mentalidade. Contudo, se der o seu melhor para mudar tenho a certeza de que irá conseguir, isso de forma bem mais rápida e eficiente.

4 Dicas Poderosas Para Conseguir Estar Bem Consigo Mesmo

Confira as quatro dicas poderosas que preparei para te ajudar a fazer as pazes consigo mesmo, aprender a se valorizar e, assim, atingir o seu potencial máximo!

1 – Pense nas Coisas Boas Que Já Aconteceram em Sua Vida

Muitas pessoas costumam dar maior ênfase para as situações negativas que aconteceram em suas vidas do que para as positivas. Então, desperdiçam o seu precioso tempo remoendo e se culpando por algo que já aconteceu e que não podem mudar. As crenças limitantes fazem com que elas olhem para trás e só enxerguem coisas ruins. Para mudar isso é necessário começar a pensar também nas coisas boas que já aconteceram. Isso significa voltar-se ao passado não para remoer velhos sofrimentos, mas para identificar as lições que aprendeu em seu caminho e que foram e são essenciais para que se tornasse quem é hoje e pudesse realizar suas metas e sonhos.

Se a sua mente está se lembrando apenas do lado ruim que já viveu, faça com que ela altere o foco para as coisas boas, criando uma lista com todas as suas realizações. Tudo é uma questão de perspectiva e aprender a ajustar a sua fará com que consiga enxergar a sua vida de uma nova forma. Ao invés de pensar no que ainda não tem, lembre-se do que já conquistou. Reconhecer isso fará com que se sinta muito mais forte para seguir, agir e realizar.

2 – Se Conheça Verdadeiramente

O autoconhecimento é a chave para descobrir quais são as suas dores, curá-las e, assim, se potencializar cada vez mais. As respostas que procura estão dentro de ti e, ao buscá-las, você entrará em contato com a sua essência, o que inclui as suas qualidades, talentos, inseguranças, frustrações, enfim, os seus sentimentos e emoções como um todo. Através dessa conexão consigo mesmo poderá descobrir o que precisa fazer e buscar para aprender a se valorizar e sentir a segurança de ser quem é.

3 – Encontre o Seu Propósito

O que te move e faz com que sinta vontade de ir além e se superar? A sua resposta pode incluir tanto questões relacionadas à sua vida pessoal quanto profissional e se refere ao seu propósito, ao legado que deseja deixar no mundo e no coração daqueles com os quais convive. Descobrir qual é o seu papel fará com que se sinta muito mais motivado e seguro em relação a si mesmo. Encontre qual é a sua paixão, algo que seja maior do que você e te inspire a ir além.

4 – Trace Metas Para Buscar o Que Deseja Realizar

Após se conhecer e descobrir qual é o seu propósito, saberá quais são os seus objetivos para se sentir melhor consigo mesmo. Então, chega o momento de traçar metas para transformar esses objetivos em realidade. A motivação para isso vem lá da primeira dica, pois, ao reconhecer o seu poder de realização, se sentirá capaz de novas conquistas. Além disso, ter um mapa com o caminho a ser percorrido fará com que se mantenha focado e firme em direção ao destino que pretende alcançar.

5 – Seja Você Sempre!

Você é um ser de luz, único e extraordinário! Não tenha medo de mostrar para os outros quem é verdadeiramente. Desapegue-se da ideia de tomar decisões com o objetivo de agradar aos outros, pois, assim, estará correndo o risco de desagradar a si mesmo. Não se anule por medo de ser rejeitado, pois essa atitude fará com que esteja se rejeitando. Aqueles que realmente gostam de ti estarão ao seu lado independente de tentar agradá-los a todo o custo e são essas as amizades que realmente valem a pena. Ouse ser você mesmo!

Por fim, estar bem consigo mesmo é uma condição fundamental para evoluir, alcançar paz interior e exterior e também a prosperidade, o sucesso e a felicidade autêntica que merece ter sua vida. Trata-se de um sinônimo de autoestima, autoconfiança, autoamor e plenitude. Busque essa transformação e verá o quanto as coisas irão mudar para melhor. Faça isso por você e esteja sempre bem consigo mesmo!

Copyright: 468033503 – https://www.shutterstock.com/pt/g/boonyachoat

Deixe seu Comentário: