Para ser realmente feliz, o ser humano deve buscar alcançar a sua plenitude, de modo integral. Isso quer dizer que não basta apenas ter sucesso na carreira, dinheiro e status, pois também é preciso ter realizações pessoais que o tornem uma pessoa melhor e mais completa.

Esse equilíbrio é fundamental para construirmos um ambiente seguro, ou seja, uma vida para onde olhemos e tenhamos orgulho do que realizamos. Do contrário, haverá insatisfações constantes, tristezas, lamúrias, e a pessoa se sentirá sempre incompleta e meio vazia.

Nesse sentido, o processo de coaching pode ser um grande aliado. Mas o que exatamente significa alcançar a realização pessoal? De que maneira o coaching pode acelerar e facilitar o alcance desse estado desejado? É o que você vai conferir no artigo a seguir. Boa leitura!

O que significa realização pessoal?

A realização pessoal pode ser representada pela conquista de boas relações familiares e afetivas, pela chegada dos filhos, pela harmonia no casamento, pelo bem-estar físico, espiritual e emocional, bem como por desafios que nos propusemos a vencer. Pode ser, ainda, um sonho realizado, uma viagem, ou também o alcance da conquista de si mesmo, com independência.

O fato é que a vida é composta por diferentes áreas, de modo que ser alguém realizado depende da nossa capacidade de agir em todas elas, rumo àquilo que consideramos felicidade. Essas áreas são:

  • Vida pessoal: ter saúde física e mental, desenvolver a autoestima, cuidar de si mesmo, gostar do indivíduo que você é, reconhecer os seus pontos positivos e de melhorias, enfim, desenvolver o autoconhecimento;
  • Vida profissional: estudar, trabalhar, empreender, enfim, desenvolver os seus dons e habilidades e colocá-los a serviço da sociedade. É uma maneira não apenas de obter sustento, mas também de dar mais sentido à sua vida, concretizando o seu propósito ao ser útil a outras pessoas;
  • Vida familiar: conviver em paz e cuidar dos pais, dos irmãos, do cônjuge, dos filhos e dos demais familiares. A família é um dos portos seguros da vida, com pessoas que nos amam e que desejam o nosso bem;
  • Vida social: além da família, também somos convidados a interagir e a construir laços com colegas, clientes, amigos, vizinhos, entre outras pessoas. Os momentos de convívio com elas reforçam a nossa sociabilidade e a ideia de que não estamos sozinhos no mundo;
  • Vida financeira: o dinheiro não é um objetivo, mas sim um instrumento para que possamos viver com qualidade. Por isso, é muito importante trabalhar, pesquisar preços, poupar, investir e fazer um uso consciente dos recursos disponíveis, de modo que eles não se esgotem;
  • Vida espiritual: acreditar que entre o céu e a terra existem mais coisas do que podemos comprovar com os nossos sentidos e com a ciência. Crenças variam muito e são extremamente subjetivas, mas o fato é que a fé ajuda as pessoas a encontrarem sentido na vida e força para lutar pelas suas metas.

Todas essas áreas compõem as nossas vidas, embora seja natural que as pessoas atribuam graus de importância diferentes a elas. O importante é que cada indivíduo equilibre-se nesses diferentes setores, de acordo com as prioridades que definir para si mesmo.

O que o coaching tem a ver com tudo isso?

Ser uma pessoa realizada depende da capacidade de uma pessoa de alcançar os seus objetivos nas diferentes áreas da vida citadas acima. É exatamente esse o propósito do processo de coaching. A ideia é facilitar e acelerar o alcance desses objetivos, justamente para que a pessoa se sinta mais realizada.

PSC

O coaching é realizado em sessões, em que o coachee (o indivíduo que passa pelo processo) se reúne com o coach (o profissional que o orienta) para discutir sobre as áreas da vida em que ele deseja progredir. Essas reuniões têm os seguintes objetivos:

  • Compreender o estado atual do coachee na área a ser trabalhada;
  • Promover autoconhecimento, de modo que o indivíduo identifique as suas forças e os seus pontos de melhoria;
  • Com base no autoconhecimento, permitir que o coachee determine o seu estado desejado, isto é, o objetivo a ser alcançado na área da vida que está sendo trabalhada;
  • Traçar um plano de ações estratégicas que permitam que o indivíduo deixe o estado atual e alcance o estado desejado;
  • Colocar em prática as ações definidas;
  • Monitorar os resultados, sempre reforçando a motivação do coachee até que alcance os seus objetivos.

Como o coaching potencializa as realizações pessoais?

Com o intuito de oferecer uma maior compreensão de si mesmo, o coaching proporciona às pessoas a oportunidade de conhecerem profundamente os seus pontos fortes e de melhoria. O objetivo desse ato é ampliar a visão dos indivíduos, para que, assim, possam definir os melhores caminhos para alcançar as realizações pessoais que buscam nas suas vidas.

Isso é muito importante porque, ao longo da nossa jornada, somos bombardeados por crenças limitantes e negativas. Esses pensamentos, quando não são revistos, ditam os nossos comportamentos e prejudicam a nossa felicidade. Por isso, é somente conhecendo a si mesmo que uma pessoa pode se curar e potencializar, verdadeiramente, os seus resultados.

O processo de Coaching, com as suas diversas técnicas e ferramentas, auxilia o coachee na autodescoberta. Esse autoconhecimento é o que permite entender o que realmente nos faz felizes, realizados e completos na vida pessoal. Também por meio desse treinamento comportamental, conseguimos ressignificar momentos ruins e nos livrar de dores que nos impedem de seguir em frente.

Além disso, o coaching evidencia as qualidades, competências e habilidades do indivíduo e o estimula a desenvolvê-las e aprimorá-las, de modo que possa usá-las para melhorar continuamente a sua qualidade de vida. Ao conhecer melhor todas as suas potencialidades, a pessoa se sente empoderada, mais confiante e capaz de realizações extraordinárias.

Ouse acessar o seu potencial infinito também. Invista no seu crescimento e numa formação que vai maximizar as suas realizações pessoais e profissionais. Faça o Professional & Self Coaching – PSC e torne-se completo!

E para você, ser de luz, o que é a realização pessoal? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!