Estar sem um emprego é uma situação bastante delicada, que envolve o próprio sustento, autoestima, insegurança. Entretanto, se deixar levar pelo medo e outros sentimentos limitantes não é a melhor saída para superar esse desafio. Se está passando por isso, continue a leitura e confira quais são as cinco atitudes que podem ajudar a mudar a sua vida.

5 Atitudes a tomar quando se está desempregado

Receber uma carta de aviso prévio pode ser um grande baque na vida de um profissional. Afinal de contas, o trabalho preenche uma parte significativa do dia de alguém, então, é natural se sentir apegado a aquela realidade. A demissão vem como uma ruptura, da rotina, do ambiente da empresa, da função exercida, dos colegas e mesmo do estilo de vida, que pode ser afetado por conta das mudanças financeiras geradas pela situação.

Por outro lado, é o tipo de mudança pela qual grande parte das pessoas já passaram ou ainda vão passar. É o fim de um ciclo para que outro possa começar e trazer resultados ainda melhores! Mas, para isso, é preciso que siga alguns passos básicos e saiba usar isso a seu favor, confira.

1 – Reveja seus custos de vida

Em primeiro lugar, é preciso que reveja seus custos de vida para pesar aqueles que devem ser mantidos e os que precisam ser reduzidos ou cortados. Mesmo que vá receber seguro desemprego e tenha uma reserva de emergência, é fundamental fazer esse controle. Afinal de contas, por mais que vá se dedicar ao processo de busca por um novo emprego, não dá para controlar tudo e saber exatamente quando irá conseguir.

Ter esse cuidado é importante por vários motivos, tanto para que evite enfrentar alguma dificuldade financeira, quanto para que possa se dedicar ao processo. Se estiver se sentindo inseguro, tendo que se preocupar com as contas chegando, isso poderá te desestabilizar. Lembre-se, também, de planejar muito bem como irá empregar o dinheiro recebido através da rescisão. Cuidar das finanças com responsabilidade é essencial para uma vida equilibrada, estando desempregado ou não.

2 – Faça um balanço da sua carreira até aqui e de onde deseja chegar

Após olhar para as questões práticas e se organizar financeiramente, chega o momento de fazer uma espécie de balanço da sua carreira. Questione-se a respeito de onde estava profissionalmente, considerando seu último trabalho, onde deseja chegar, enfim, encontre respostas sobre seu estado atual e as suas expectativas. Este é um momento perfeito para rever os caminhos que estava seguindo e, quem sabe, traçar novas rotas.

PSC

Durante essa fase, muitos profissionais que antes tinham um emprego formal com carteira assinada acabam vendo reacender o sonho antigo de empreender. Se esse for o seu caso, pense nessa possibilidade, mas faça isso com cautela, considerando se é o que realmente deseja. Existem pessoas que não têm o perfil empreendedor e preferem um emprego tradicional e tudo bem. Lembre-se que você não precisa ser igual aos outros, basta que seja fiel à sua essência.

3 – Vá em busca de capacitação

Independentemente se tenha optado por procurar outro emprego formal ou empreender, uma coisa é fato: você precisa se capacitar. Mesmo que já possua um currículo excelente, com muitos cursos e experiências, sempre existe algo novo a aprender, especialmente em uma época em que as coisas mudam a uma velocidade impressionante.

Procure saber sobre a sua área, se está realmente atualizado em relação a tudo o que surgiu desde o último curso que fez, e, também, sobre aquela em que deseja entrar, se for esse o caso. Invista em uma formação que acredite que possa agregar, mas, claro, sempre com responsabilidade, analisando tanto a oportunidade quanto as suas finanças para fazer uma boa escolha. Além do mais, procure por cursos gratuitos, a internet está cheia de opções muito interessantes de capacitação sem custo!

4 – Crie um planejamento para a sua busca

A procura por um novo emprego não se resume a enviar currículos por e-mail e esperar que as coisas simplesmente aconteçam. Para alcançar esse objetivo, assim como qualquer outro, deverá se planejar e se dedicar. Separe um tempo do seu dia para fazer pesquisas de vagas de trabalho, visitar empresas, conversar com sua rede de contatos, ir a entrevistas.

Essa organização em relação aos horários, além de tornar a sua procura mais eficaz, evitará que entre em um ciclo de desânimo, que é tudo o que não precisa agora. Ir para a cama à noite, sabendo o que irá fazer no dia seguinte, te dará o gás que precisa para continuar firme no seu propósito e continuar caminhando até chegar onde deseja.

5 – Encontre outras formas de renda enquanto procura um novo emprego

Caso a busca acabe se estendendo um pouco mais do que imaginava, ou mesmo não havia se preparado com uma reserva de emergência, encontre outras formas de obter renda. Mas, claro, faça isso com organização, sem interferir no período do dia em que se dedica ao seu objetivo maior. Contar com a ajuda da família pode ser bastante positivo, assim, unirão esforços e serão capazes de alcançar ótimos resultados.

Se é uma pessoa que pensa em empreender, essa pode ser uma grande oportunidade para experimentar, mas, claro, de forma adaptada, começando pequeno e sem grandes investimentos. Existem vários tipos de coisas a serem feitas para obter renda extra, como: usar seu know-how para prestar consultoria para empresas, pegar projetos como freelancer, comprar produtos para revender, fazer bolos, salgados ou refeições para vender, são muitas as possibilidades.

Independente de qual seja a sua escolha, sendo algo provisório ou não, dedique-se para entregar o melhor para as pessoas que confiarem no seu trabalho. Mesmo que seja uma área sem qualquer relação com a qual atuava e deseja voltar, poderá aprender lições de grande valor durante esse período que certamente farão a diferença no futuro.

Mantenha o foco, seja organizado, se dedique e acredite em si mesmo. Essas são as atitudes que permitirão que essa demissão seja o início de uma fase ainda melhor que a anterior.

Se este conteúdo lhe foi útil, aproveite para enviá-lo para outras pessoas que também estejam passando por essa situação!

Copyright:  244429591 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dizain