Desde a infância, somos ensinados que o esforço e a dedicação são as chaves para o sucesso. Uma pessoa alcança os seus objetivos quanto mais se dedica e se esforça à sua conquista. No que diz respeito à dedicação, a frase está completamente correta. Porém, o conceito de esforço implica uma série de sacrifícios, que nem sempre compensam.

Neste artigo, você compreenderá as diferenças que existem entre os conceitos de dedicação e de esforço. Entenderá também por que vale a pena ser uma pessoa dedicada, mas não esforçada. Boa leitura!

Por que você deve se dedicar, mas não se esforçar?

Vivemos numa era em que os sacrifícios são romantizados. Achamos natural e até admirável que as pessoas estudem ou trabalhem 12 horas por dia, tenham vergonha de sair do trabalho exatamente no horário de encerramento do expediente, sintam dores absurdas nas academias, passem mal com dietas extremamente restritivas, consumam uma quantidade absurda de informações e esforcem-se demasiadamente para manter os seus relacionamentos (mesmo que sejam tóxicos).

Essa é a grande problemática do esforço: estamos nos expondo a uma série de sacrifícios que nem sempre compensam, mas que certamente trazem consequências negativas à nossa saúde física e à nossa saúde mental.

Isso quer dizer que o esforço é algo ruim? Sim! O esforço envolve um trabalho árduo que pode não valer a pena. Contudo, antes que você considere este artigo absurdo, entenda que deixar de se esforçar não significa ser preguiçoso. A ideia é substituir o esforço pela dedicação.

A dedicação sim é algo extremamente benéfico! Ela permite que você trabalhe em direção aos seus objetivos, mas sem se desgastar tanto. Toda pessoa tem momentos de alta e baixa energia. A dedicação é a técnica em que trabalhamos mais nos picos de energia, mas sabemos a hora de tirar o pé do acelerador e de descansar quando a energia cai.

PSC

O esforço é algo sacrificante, que desencadeia estresse, ansiedade e foco no futuro. A dedicação, entretanto, envolve uma atenção focada e sem sofrimentos, totalmente pautada no presente, sem pânico. Resumidamente, podemos dizer que esforçar-se é trabalhar de forma árdua, mas dedicar-se é trabalhar de forma inteligente e planejada!

Os 7 pilares da dedicação

Uma pessoa que se dedica é inteligente e pesquisa sobre os meios mais práticos para realizar uma tarefa. Uma pessoa que se esforça não faz esse planejamento e gasta todas as suas energias em tarefas que nem sabe se são de fato úteis aos seus objetivos. Quem você prefere ser: o dedicado ou o esforçado?

Presumindo que você, ser de luz, tenha escolhido a primeira opção, reunimos aqui os 7 pilares da dedicação, que você precisa colocar em prática para tomar decisões mais inteligentes.

1. Paciência

Você não vai enriquecer do dia para a noite. Não vai acumular músculos em uma semana de academia. Não aprender a falar inglês em um mês. As coisas levam tempo para se concretizarem. Não há esforço no mundo que mude as leis do tempo. Por isso, precisamos respeitar os prazos naturais das coisas, com paciência.

O tempo é o que nos amadurece. É preciso respeitar os ciclos da vida e extrair o que houver de melhor em cada um deles. Queimar etapas ou passar por elas de forma acelerada tira muito valor da experiência. Dedicação requer paciência. Sempre!

2. Realismo

Quando você faz planos, você é daquelas pessoas que tiram o pé do chão e vivem a sonhar? Ou é daqueles que mantêm os pés bem fixos à terra, pensando em meios de concretizar os seus desejos?

Dedicação e cabeça nas nuvens não combinam. É claro que você deve sonhar, mas é importante transformar esse sonho em meta, planejando ações que permitam o seu alcance. Se você não agir de forma prática para conquistar o que deseja, vai manter esse sonho sempre no mundo das ideias, e ele nunca se tornará realidade. Assim, aceite que haverá dificuldades, imprevistos e tarefas chatas, mas entenda que tudo isso é necessário para o sucesso.

3. Persistência

Por falar em dificuldades, é preciso persistir. A persistência é a capacidade que uma pessoa tem de tentar de novo diante de um fracasso. No entanto, há uma diferença entre persistir e insistir: quem persiste encontra formas diferentes de tentar novamente, até encontrar um método adequado para acertar; já o insistente é um teimoso que sempre faz as mesmas coisas na ilusão de que conseguirá obter melhores resultados agindo assim.

Seja persistente: aja diariamente na conquista dos seus objetivos, monitore os seus resultados e, quando necessário, mude de estratégia. Dê um passo de cada vez, desde que você não pare. Celebre cada vitória!

4. Visão sistêmica

Dentro do conceito de dedicação, ter visão sistêmica significa compreender todos os fatores que compõem a tarefa à qual você está se dedicando. Para que uma pessoa alcance um objetivo, há uma série de questões e atividades que precisam ser realizadas. A visão sistêmica permite que a pessoa foque a sua atenção em todas elas, sem descuidar-se de nenhuma.

É claro que, em determinados momentos, uma ou outra tarefa precisarão receber maior atenção. No entanto, o conjunto da obra precisa ser equilibrado, de modo que a pessoa avance em todas as áreas, em direção ao seu objetivo.

5. Amor

É impossível dedicar-se a algo sem amor. Mesmo os empregos mais bem-remunerados não prendem alguém que não sinta uma verdadeira paixão àquela profissão. Por isso, antes de escolher uma atividade à qual se dedicar, certifique-se de que você a ama.

Obviamente, é impossível que alguém seja feliz o tempo todo numa atividade. Mesmo um médico que ama a sua profissão também encontra alguns procedimentos em seu dia a dia que não são lá muito empolgantes. No entanto, é importante que a pessoa saiba que mesmo as tarefas mais chatas também são importantes para que uma atividade seja realizada com dedicação. Ame aquilo que você faz!

6. Autoconfiança

Para que você possa dedicar-se plenamente ao alcance dos seus objetivos, precisa acreditar que você é capaz de alcançá-lo. Sem essa convicção, as pessoas desistem na primeira dificuldade.

Para fortalecer a sua autoconfiança, lembre-se de todas as suas habilidades, desenvolva novas competências, adquira conhecimentos e não tenha medo de colocá-los em prática. Lembre-se também de todas as dificuldades que pareciam insuperáveis na hora, mas que você foi capaz de vencer. Você é mais forte e inteligente do que imagina. Só precisa de uma oportunidade para deixar essa competência vir à tona!

7. Desapego

As pessoas esforçadas são extremamente apegadas aos resultados que esperam de si mesmas. Embora os resultados esperados sejam uma boa referência, talvez não seja uma boa ideia apegar-se a um número, pois não há como saber se ele é realmente alcançável.

Isso não significa que você deve desistir, muito pelo contrário. Mas talvez seja melhor que você dê o seu melhor, porém, sem a tensão de ter um determinado valor a ser alcançado. Essa liberdade torna as pessoas menos tensas e mais criativas, o que pode até mesmo produzir resultados ainda melhores do que o planejado.

Como é possível perceber, é melhor deixar o esforço de lado e abrir o coração para a dedicação. Ao invés de trabalhar duro, trabalhe de forma inteligente. Assim, você empregará o seu tempo e a sua energia apenas naquilo que realmente é útil na conquista dos seus objetivos.

E você, tem se esforçado ou se dedicado às suas atividades? Deixe a sua resposta nos comentários aqui embaixo. Por fim, compartilhe este artigo em suas redes sociais! Vamos criar uma corrente de mais dedicação e menos esforço!

Imagem: Por Gorodenkoff