ferias-dicas

Entenda por que tirar férias é uma necessidade psicológica

Por: José Roberto Marques | Blog

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), os trabalhadores brasileiros contratados sob esse regime têm direito a 30 dias de férias anualmente. Essa pausa para descanso não é um luxo ou simplesmente um benefício e sim uma necessidade, afinal de contas, a mente e o corpo precisam de um tempo para relaxar e se recuperar. Continue acompanhando e entenda por que tirar férias é uma necessidade psicológica.

A importância de tirar férias e descansar após meses consecutivos de trabalho

A semana tem sete dias, cinco considerados úteis e dois geralmente destinados ao descanso. Contudo, muitas pessoas trabalham também aos finais de semana e, se não o fazem oficialmente, levam as preocupações do trabalho para casa. Quando se trata de férias, por ser um período mais longo, é possível se desligar com mais facilidade para realmente relaxar e recuperar as energias para recomeçar.

A síndrome de Burnout, que é um tipo de estafa profissional, tem se tornado cada vez mais comum. Isso é fruto de uma cultura em que o excesso de dedicação à carreira é visto como um símbolo de status. E a verdade é que é preciso se dedicar a outras áreas também, para que todas sejam mantidas em equilíbrio e, assim, evitar que uma prejudique a outra.

O período de férias não deve ser visto como um desperdício de tempo que poderia ser usado trabalhando, porque é comprovado que fazer pausas para descansar por algumas semanas aumenta a produtividade. É como se você desse um passo para trás para, em seguida, ter ânimo e força para dar vários para frente. Descansar é necessário, é revigorante e fundamental para aqueles que desejam trilhar uma carreira de sucesso.

Benefícios de tirar férias e descansar

Os benefícios de tirar férias são muitos e englobam tanto o desempenho profissional quanto os relacionamentos pessoais e o bem-estar de cada indivíduo. Confira maiores informações sobre as vantagens de fazer uma pausa no trabalho para descansar.

Alívio para o estresse – Quando se está inserido em um contexto estressante, fica complicado enxergar as coisas com clareza. Com as férias, é possível se afastar do que gera o estresse e olhar para as situações através de outras perspectivas. Assim, mesmo que ao final volte para a mesma rotina, poderá iniciar uma nova relação com o seu trabalho.

Mais criatividade – A mente que está cheia de preocupações não costuma conseguir enxergar além e isso impede que se pense fora da caixa. Com as férias, é possível relaxar e ampliar horizontes, o que se torna ainda mais intenso quando o período é aproveitado para viajar ou mesmo conhecer lugares novos da sua cidade.

Relacionamentos mais positivos – Com a rotina agitada, muitas vezes sobra menos tempo que gostaríamos para estar em família e com amigos. Dessa maneira, as férias se mostram como uma ótima oportunidade para fortalecer esses laços e desfrutar de tempo de qualidade com os entes queridos.

Aumento da produtividade – Uma pessoa que está estressada e esgotada, dificilmente conseguirá ser produtiva, mesmo que seja a primeira a chegar e a última a sair do trabalho. O descanso é uma necessidade humana, quando ele acontece de maneira satisfatória o indivíduo se torna muito mais produtivo.

Você é feliz?

Melhora a saúde – Corpo e mente estão intimamente conectados. Estresse, ansiedade e outros problemas que podem surgir através da falta de descanso do trabalho são capazes de gerar transtornos físicos. Por essa razão, tirar férias contribui para a melhora da saúde, porque permite que o corpo e a mente entrem em equilíbrio.

5 Dicas de como desfrutar das férias da melhor maneira possível

Agora que já conhece todos os benefícios de tirar férias, confira dicas que te ajudarão a desfrutar desse período da melhor maneira possível.

1 – Utilize os primeiros dias para resolver questões burocráticas

Por mais que a prioridade das férias seja descansar, é fato que todos têm questões burocráticas da vida para resolver. Pode ser fazer um checkup, ir até o banco falar com o gerente, se preparar para uma viagem e assim por diante. Fazer isso no começo é necessário para que depois possa relaxar por completo, sem preocupações.

2 – Planeje com antecedência os programas que considerar essenciais

Se deseja fazer uma viagem ou ir a qualquer lugar que necessite de agendamento, faça isso com antecedência para evitar que algum imprevisto atrapalhe seus planos. Compre passagens, reserve a hospedagem e planeje-se para evitar frustrações durante o período que deve ser dedicado ao seu bem-estar.

3 – Desconecte o e-mail profissional do seu celular

Se costuma acessar o seu e-mail profissional pelo celular, é importante que o desconecte para evitar se envolver com questões do trabalho durante as férias. Resolva tudo o que for necessário enquanto ainda estiver trabalhando e deixe um colega responsável por verificar a sua caixa de entrada e resolver alguma questão urgente. Lembre-se que irá tirar férias para descansar e que é merecedor disso.

4 – Tire alguns dias para viver sem horários

Manter uma rotina é importante para conseguir dar conta de todos os afazeres. Contudo, durante as férias, você pode se dar ao luxo de viver alguns dias sem horários, acordando sem despertador, indo passear por aí sem destino. Isso irá te ajudar a relaxar e a entrar no clima das férias.

5 – Volte à rotina antes de retornar ao trabalho

O retorno das férias não precisa ser penoso, é possível se programar para ter um retorno tranquilo e sem estresse. Para isso, procure ir voltando à rotina aos poucos ao final do período de descanso. Comece acordando mais ou menos no mesmo horário que costuma para ir trabalhar, fazendo suas refeições nos mesmos horários, enfim, mantendo tudo organizado para voltar ao trabalho com calma.

Tirar férias ajuda a aliviar o estresse do trabalho e da vida cotidiana, assim, proporciona saúde, motivação, relacionamentos mais positivos, melhora do desempenho no trabalho e a possibilidade de enxergar as coisas através de novas perspectivas. Se você é autônomo, programe-se para tirar um tempo para descansar, ao retornar terá ainda mais ânimo e energia para ir em busca de todos os seus objetivos.

Você sabia que tirar férias era tão importante assim? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, levando a informação adiante!

Copyright:  265026164 – https://www.shutterstock.com/pt/g/anyaberkut

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: