Human,Resource,Management,And,Recruitment,And,Hiring,Concept.,Find,Leader.

Entenda o Conceito de Avaliação de Potencial

Por: José Roberto Marques | Blog

Mensurar as habilidades e fazer uma avaliação de potencial dos profissionais é uma realidade cada vez mais necessária para o futuro e o sucesso de qualquer empresa ou organização que queira se manter e se destacar no mercado. Para isso, existem diversas maneiras, plataformas e ferramentas indicadas para avaliar o desempenho profissional, cada uma indicada para cada tipo de necessidade empresarial.

Neste artigo, você vai compreender com mais clareza o que é uma avaliação de potencial, como ela deve ser feita e quais benefícios esse processo tende a oferecer às organizações e aos profissionais que nelas atuam. Preparado para descobrir essas informações? Então, siga em frente e continue a leitura!

O que é a avaliação de potencial?

Conheça o conceito de avaliação de potencial e como ela é realizada.

A avaliação de potencial é um método de gestão organizacional que visa a avaliar as capacidades e as habilidades dos profissionais, bem como desenvolver o autoconhecimento de cada um deles. Além disso, ela também tem o objetivo de favorecer o reconhecimento de traços da personalidade, pontos fortes e de aspectos que precisam de melhorias.

Além disso, a avaliação de potencial ajuda a fornecer informações importantes acerca dos comportamentos dos colaboradores em situações atípicas, como conflitos, desafios, adaptação a novas culturas empresariais, divergências, entre outras situações não tão comuns, mas ainda assim presentes no dia a dia de uma empresa.

Potencialização do capital humano

A avaliação de potencial não serve apenas para gestores e líderes conhecerem as habilidades mais latentes de seus colaboradores, pois também auxilia a organização a reter melhor os talentos, a identificar os perfis mais indicados para as promoções de cargos, além de aumentar a produtividade e, consequentemente, a lucratividade da organização.

Um dos grandes benefícios do uso dessa ferramenta está em aumentar os ganhos e resultados corporativos por meio do gerenciamento preciso e eficaz do capital humano presente nas empresas, bem com diminuir gastos institucionais.

Isso ocorre porque profissionais aptos e adequados aos seus cargos evitam despesas com grande rotatividade, recrutamentos, acertos trabalhistas além da queda no desempenho das atividades normalmente identificadas durante os períodos de treinamento de novos colaboradores para tarefas específicas.

Como a avaliação de potencial deve ser realizada?

Esse modelo de avaliação consiste na realização de diversos questionários e testes psicológicos, realizados de forma individual ou em grupo, que favorecem a identificação de uma série de informações importantes acerca de cada colaborador presente na organização.

É importante lembrar que as avaliações de desempenho desse tipo não são e não devem ser feitas apenas durante o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores, mas também durante treinamentos, desenvolvimento de equipes ou sempre que a empresa julgar necessário para o seu fortalecimento.

Em geral, a avaliação de potencial costuma ser realizada pelos profissionais de recursos humanos da organização, em parceria com os gestores das demais áreas. Ela ocorre basicamente em dois momentos: nos processos de treinamento e nas avaliações periódicas de desempenho.

Os processos de treinamento são geralmente aplicados aos novos colaboradores de uma empresa, tão logo sejam contratados. Além disso, também são desenvolvidos sempre que os colaboradores tiverem a necessidade de adquirir novos conhecimentos para exercer diferentes funções, ou simplesmente como reciclagem daquilo que já foi aprendido. Durante esses treinamentos, os profissionais de RH conseguem acompanhar e fazer relatórios sobre o potencial de cada participante.

Você é feliz?

Além disso, no decorrer do dia a dia, é importante que as organizações também explorem as avaliações de desempenho como forma de identificar se a performance do colaborador está acima, abaixo ou dentro do que se espera dele. Elas também são importantes ferramentas de potencial, no sentido de que facilitam a visualização das forças e dos pontos de atenção do colaborador.

Quais são os benefícios da avaliação de potencial?

As avaliações de potencial, desde que sejam conduzidas com métodos adequados e periodicidade definida, têm tudo para promover grandes vantagens nas empresas em que são adotadas. Confira as principais delas na sequência:

  • Tomadas de decisões mais eficazes: conhecendo bem o perfil de cada colaborador, fica mais fácil atribuir tarefas de acordo com as competências de cada um;
  • Capital humano mais adequado ao perfil da empresa: além da compatibilidade dos perfis com as suas respectivas atividades, também fica mais fácil identificar se há compatibilidade entre os candidatos dos processos seletivos com a cultura organizacional;
  • Maximização de metas e resultados: fica mais fácil saber quais são os potenciais de cada colaborador, de modo que metas estimulantes e realistas sejam definidas;
  • Redução de gastos corporativos: ocorre uma redução na rotatividade de colaboradores e também na necessidade de contratações, remanejamento e treinamento de pessoal, o que se reflete em melhorias financeiras;
  • Gestão de processos mais eficaz: a avaliação de potencial torna os departamentos e os colaboradores mais autônomos, responsáveis e alinhados entre si;
  • Maior controle de pessoal: fica mais fácil avaliar o desempenho dos profissionais, acompanhar a sua evolução, corrigir as suas falhas e tomar as providências cabíveis (aumentos salariais, promoções, advertências, desligamentos etc.);

De que maneira o coaching pode auxiliar na avaliação de pessoal?

Infelizmente, nem toda organização pode contar com uma equipe de recursos humanos ou de gestão de pessoas com tempo, conhecimento e estrutura para fazer da avaliação de potencial uma rotina. Por esse motivo, muitas empresas têm recorrido aos coaches para executar essa função.

Eles são profissionais com conhecimentos oriundos de diferentes áreas, como a psicologia, a administração de empresas, o desenvolvimento pessoal e o próprio RH. Assim, no caso do IBC, por exemplo, oferecemos soluções empresariais completas que favorecem a produtividade e, consequentemente, a lucratividade das organizações, como:

  • Coaching executivo individual;
  • Soluções customizadas;
  • Formação de coaches internos;
  • Coaching em vendas;
  • Coaching group ou team coaching;
  • Programa de desenvolvimento de liderança com coaching;
  • Palestras e workshops;
  • Leader coach training;
  • Coaching Assessment Disc;
  • Avaliação 360º.

No que diz respeito à avaliação de potencial, as duas últimas ferramentas da lista, exclusivamente desenvolvidas pelo IBC, são as mais indicadas para realizar um acompanhamento criterioso, com método e tecnologias adequadas, sobre o desempenho dos colaboradores e líderes da organização. Elas permitem que se faça um mapeamento completo de dados da personalidade, do comportamento e do desenvolvimento profissional do indivíduo, identificando os seus perfis predominantes.

Como você pode perceber, a avaliação de potencial é uma ferramenta muito importante, pois permite que a empresa saiba aproveitar e desenvolver o que há de mais competente e brilhante em seus recursos humanos. Sempre que precisar, pode contar com o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching nessa missão!

Gostou deste texto? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações aos seus amigos, familiares, colegas de trabalho e a quem mais possa se interessar pelo assunto? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: