Devemos lembrar que o ambiente de trabalho pode ser bastante caótico. E eu não digo isso em função de um clima organizacional ruim, necessariamente. Esse caos pode decorrer também como fruto da própria “correria” em atingir metas e cumprir e contribuir para a conquista dos objetivos organizacionais e profissionais.

Diante desse cenário é preciso que o gestor seja capaz de manter a sua equipe de profissionais sempre engajada e motivada. E quando falamos de engajamento e motivação precisamos ter em mente que o colaborador é basicamente um ser humano.

Enfatizo isso pelo fato de que promover um bom clima organizacional, bem como a motivação e engajamento dos colaboradores vai muito além de oferecer um simples aumento. É preciso avaliar também as questões psicológicas, inerentes ao caso.

Uma atitude, por exemplo, que é muito negligenciada é elogiar. O simples ato de elogiar e reconhecer é verdadeiramente capaz de render excelentes resultados. 

Afinal de contas, você sabia que o ser humano precisa de reconhecimento? No trabalho não é diferente, pois neste ambiente, o elogio profissional é uma das melhores formas de reconhecer e motivar a equipe a ir cada vez mais além. A grande questão é que muitos gestores desconhecem o poder de elogiar e acabam deixando seus profissionais sem nenhum reforço ou patrocínio positivo.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!É um Presente!

Qual é a importância do elogio profissional

PSC

O elogio é uma forma de reconhecer um trabalho bem feito, as horas a mais de dedicação, o empenho do grupo em determinado projeto, o senso de coletividade dos profissionais ou aquela super ideia que veio justamente na hora em que a empresa mais precisava inovar. Quando o líder elogia um colaborador ou todos os membros da equipe, mostra que está atento ao seu desempenho e aberto a reconhecer seus resultados, o que é muito importante para a autoestima, produtividade e engajamento do grupo.

Como tal, podemos dizer que o elogio profissional é uma ferramenta de motivação que faz total diferença no dia a dia dos funcionários de uma empresa. Quando não são elogiados, os colaboradores sentem como se não estivessem sendo vistos ou que seu empenho e conquistas fossem mera obrigação.  Assim, um elogio sincero e congruente pode mudar a energia da pessoa e fazê-la sentir-se realmente pertencente ao grupo e importante para a empresa.

Em suma, o elogio profissional é capaz de gerar inúmeras vantagens para a empresa e também irão contribuir para o desenvolvimento do colaborador. Algumas vantagens que eu posso citar são:

  • Amplia os níveis de motivação da equipe;
  • Contribui para a melhora da autoestima dos colaboradores;
  • Ajuda a manter um bom clima organizacional;
  • Reduz os níveis de turnover e também os de absenteísmo;
  • Aumenta a capacidade da empresa em identificar talentos, à medida que incentiva a criatividade e, também, sabe reconhecer os esforços dos seus colaboradores;
  • Promove a otimização dos resultados.

Elogio Profissional – Dicas de Como Fazer!

Para te ajudar nesse processo de elogio e reconhecimento dos seus colaboradores eu resolvi te presentear com algumas dicas que definitivamente irão te ajudar.

Vejamos abaixo quatro exemplos bastante práticos de formas de fazer um elogio profissional aos seus funcionários ou equipe e use a ferramenta de forma assertiva:

Elogie verdadeiramente

Quando falamos de elogios no âmbito organizacional nos deparamos comumente com aquelas mensagens prontas, aqueles elogios que foram definitivamente retirados de algum site.

Não digo que eles não podem ser usados como inspiração. Se você, no papel de líder ou gestor, quer demonstrar para a sua equipe ou a um determinado colaborador que ele está trilhando um bom caminho, esses exemplos podem te dar um norte, definitivamente.

Mas é importante que esse elogio seja genuíno, portanto tente ficar longe do Control + C e Control + V. Uma boa dica aqui é agir com empatia e elogiar conforme você gostaria de ser elogiado.

Elogie Sinceramente

Elogios sinceros, congruentes e bem argumentados representam uma grande demonstração de reconhecimento ao trabalho da pessoa, são motivos de orgulho e ajudam a elevar a autoconfiança. Por isso, ao elogiar seja sempre assertivo nos argumentos e jamais faça um elogio vazio e apenas por fazer.

Reconheça Publicamente

Se sua equipe fez um bom trabalho não tenha receio de elogiá-los publicamente e num momento que comporte este tipo de reconhecimento. Quando todos estão cientes do empenho que cada profissional faz tem seu valor, isso motiva as pessoas ao redor a dar o seu melhor e, a também buscar esta mesma menção pública.

Não fique só no Elogio Verbal!

Elogiar é bom, mas não só de palavras de reconhecimento vive a equipe. Como gestor seja estratégico e busque adicionar a isso oportunidades reais de crescimento na empresa, gratificações e bonificações por metas alcançadas, prêmios por bom desempenho e inove nas formas de patrocinar positivamente seus profissionais.

Agora que você já sabe qual é a importância do elogio profissional para subsidiar a motivação, autoestima e a produtividade dos profissionais; use esta poderosa ferramenta de engajamento e empoderamento para demonstrar o quanto você e a empresa valorizam seus colaboradores e querem tê-los sempre ao seu lado.

E se lembre também de que o objetivo, por intermédio dessa ação, vai muito além de promover mais desempenho e produtividade. É imprescindível que as empresas abram os olhos para o aspecto humano, lembrando que o colaborador é uma peça fundamental não apenas para a empresa.

Ele também representa um importante papel no sistema em que vivemos, portanto, reconhecer o seu profissionalismo, as suas habilidades e capacidades é contribuir para o desenvolvimento de um sistema onde positividade, motivação e felicidade são o carro chefe que nos guia para um mundo muito melhor.

Imagem: Pressmaster/Shutterstock