Todos os momentos de nossa vida são marcados por algum tipo de emoção. Algumas delas são positivas, outras são negativas. De um jeito ou de outro, o fato é que as emoções são reações da mente a algum estímulo do meio, de modo que nós saibamos nos adaptar à mudança identificada.

Por este motivo, as emoções são extremamente importantes. O medo faz com que tomemos mais cuidado, a tristeza faz com que identifiquemos algum aspecto de nossas vidas que precisa de mudança, a alegria nos leva a perceber aquilo que nos faz bem, e assim por diante.

No entanto, há alguns casos em que as emoções, especialmente as negativas, tornam-se tão intensas que acabam mais nos prejudicando do que auxiliando. Nesses casos, é preciso trazer a mente para um nível equilibrado e saudável, emocionalmente falando.

Os psicólogos evitam falar em “controle” das emoções, pois essa palavra pode dar a impressão de repressão — o que também não é saudável. Por isso, é preferível falar em “administração” das emoções. Para saber como fazer isso, confira as 10 dicas a seguir:

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

1. Entenda o que você está sentindo

A rotina corrida nos leva a sentir tantas emoções ao mesmo tempo, que pode ficar difícil entender o que estamos sentindo. Se alguém toma uma atitude imprudente no trânsito, você provavelmente sentirá raiva. Se algum amigo não te liga há muito tempo, você poderá sentir-se triste.

PSC

Esses sentimentos podem misturar-se uns aos outros. O primeiro passo para a administração emocional é identificar quais são os seus sentimentos do momento. Muitas vezes, as pessoas se descontrolam porque não conseguem fazer um “diagnóstico” adequado. E fica a pergunta: como resolver um problema que não sabemos exatamente qual é?

Portanto, admita a emoção que está sentindo, sem culpa, já que a emocionalidade faz parte da vida.

2. Saia do modo reativo

As emoções têm um poder muito grande de nos levar a uma determinada ação. A raiva pode nos levar a brigar com alguém, enquanto a tristeza pode nos deixar mais quietos e isolados, afastados de quem nos fez algum mal.

Reações assim são naturais, mas nós temos o poder de evitá-las. Quando reagimos à raiva e partimos para a agressão, por exemplo, estamos apenas agravando o problema. Isso acontece porque a força da emoção supera a racionalidade.

No entanto, com foco, paciência e persistência, todos nós temos a capacidade de treinar a mente para não ceder a uma emoção intensa. Com o treino, deixamos de ser reativos e passamos a ser mais contemplativos.

3. Faça pausas

É difícil falar em pausas quando estamos diante de fortes emoções. No entanto, é importante fazê-las para refletir e tentar racionalizar a situação que estamos vivendo. O calor das emoções frequentemente ativa em nós um “piloto-automático” de reações impensadas.

Por isso, fazer uma pausa, fechar os olhos e fazer respirações mais profundas são meios de tirar o cérebro desse piloto automático e trazê-lo ao “modo manual”, mais fácil de ser administrado.

4. Identifique as causas de suas emoções

Toda emoção tem um fator desencadeante. Para que sejamos capazes de lidar melhor com elas, é preciso fazer a identificação desse fator. Por que estou me sentindo triste? O que me casou essa raiva abrupta? Será que a intensidade daquilo que estou sentindo é proporcional ao que aconteceu de fato? Será que a situação que estou vivendo pode ser analisada de alguma outra maneira?

Esses questionamentos podem nos ajudar a olhar para as circunstâncias de outra forma, menos negativa. Às vezes, o problema nem é tão grave quanto pareceu à primeira vista, mas, mergulhados na emoção, deixamos de investigá-lo. Portanto, analise o que de fato aconteceu para verificar se suas emoções fazem sentido.

5. Canalize suas emoções em ações produtivas

Toda emoção produz no indivíduo uma grande quantidade de energia. Quando não “gastamos” essa energia, é como se aprisionássemos essa emoção dentro de nós, o que dificulta o ato de lidar com ela. É por isso que choramos quando estamos tristes, por exemplo. O choro nos ajuda a “libertar” esse sentimento e a nos sentirmos mais calmos.

A raiva também é um sentimento que nos deixa cheios de energia. No entanto, ao invés de discutir ou agredir alguém, que tal canalizar toda a energia desse sentimento para algum esporte? Com a atividade física, a pessoa vai descarregar a adrenalina e evitar fazer alguma besteira.

A dica é expressar sua emoção de um modo saudável, sem reprimi-la, mas sem tomar atitudes que possam prejudicá-lo.

6. Fique feliz com sua inteligência emocional

Inteligência emocional é a capacidade que as pessoas têm (e que deve sempre ser reforçada) de identificar suas emoções, investigar suas causas, mantê-las em níveis saudáveis e lidar com elas adequadamente.

Sempre que você conseguir fazer isso, comemore. É um sinal de que a sua mente está alcançando um estágio de equilíbrio e maturidade. Sempre devemos procurar a felicidade, mas é essencialmente humano entender que outras emoções também fazem parte de nossa existência e são importantes.

7. Viva no momento presente

Muitas emoções negativas surgem quando o foco de nossas vidas não está em nosso presente. A ansiedade, por exemplo, caracteriza-se por uma preocupação excessiva com o futuro. É claro que ela é necessária para nossos planos de vida, mas quando aparece em níveis excessivos, pode nos adoecer.

Algo semelhante acontece com a tristeza. Muitas vezes, a origem desse sentimento é uma mágoa lá do passado que ainda não foi superada. Por isso, perdoar, reconciliar-se com as pessoas e deixar o passado no passado também são importantes mecanismos de administração das emoções.

Entenda que o passado não pode ser alterado e que o futuro ainda não chegou. Portanto, dedique-se ao presente, pois é nele que você pode agir.

8. Não tente controlar as outras pessoas

Quando falamos em administração das emoções, é comum que as pessoas culpem os outros por seus próprios momentos de descontrole. É claro que lidar com o outro é sempre um desafio, pois as pessoas têm diferentes personalidades, opiniões e hábitos.

No entanto, é necessário lembrar que não podemos controlar as outras pessoas, nem as suas atitudes. Como se diz popularmente, nós não podemos controlar todas as coisas que acontecem conosco, mas podemos administrar a forma como reagimos a elas. Aceite as diferenças entre os indivíduos, seja resiliente e flexível.

9. Não tente controlar as circunstâncias que não dependem de você

Assim como não podemos controlar as outras pessoas, também há uma série de circunstâncias da vida sobre as quais nada podemos fazer. Se você planeja um fim de semana na praia, mas o clima não coopera e chove o dia inteiro, é claro que você vai ficar chateado. No entanto, essa tristeza não vai adiantar absolutamente nada. O que você pode fazer é repensar seus planos — quem sabe substituir a praia por um cinema?

Quanto mais tentamos controlar as coisas que não dependem de nós, mais ansiosos e frustrados ficamos, o que agrava nosso desempenho emocional. Portanto, a recomendação é sempre diferenciar o que podemos e o que não podemos controlar.

10. Visualize seu problema resolvido no futuro

Se você está se sentindo estressado, triste ou frustrado, um exercício de visualização pode ser muito útil. Muitas vezes, quando estamos mergulhados na emoção, não conseguimos enxergar uma luz no fim do túnel. Se você fechar os olhos e imaginar a situação sendo resolvida, você se sentirá mais tranquilo.

Os exercícios de projeção do futuro permitem que os problemas não pareçam maiores do que de fato são em nossas mentes. Além disso, eles nos ajudam a construir um plano de ação que de fato nos leve à resolução da questão.

As 10 dicas acima são bastante úteis para que você administre suas emoções e as mantenha sempre em níveis saudáveis. Da mesma maneira que o excesso de reações emocionais é nocivo, a falta completa de emotividade também é prejudicial, pois nos impede de reagir às circunstâncias da vida. Como sempre, o equilíbrio é tudo.

Se as dicas fizeram sentido para você e se você tem mais recomendações, não deixe de registrá-las aqui nos comentários. Além disso, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos aqueles que você ama.