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E-commerce – Como trazer o cliente para o seu lado?

Por: José Roberto Marques | Blog | 21 de maio de 2020

O e-commerce já vinha tendo um crescimento considerável nos últimos anos, com a chegada do coronavírus (COVID-19) e a recomendação da OMS para que as pessoas fiquem em casa, seus números saltaram consideravelmente. Se antes as pessoas procuravam lojas online para comprar roupas, calçados, móveis e outros itens, digamos, não perecíveis, hoje estão comprando também alimentos, remédios, produtos de limpeza e outras mercadorias de uso mais imediato.

Se você tem um e-commerce e deseja saber o que fazer para tornar os seus produtos mais atrativos, para realmente trazer o cliente para o seu lado, é só continuar a leitura.

A prática de E-commerce é uma excelente alternativa para você agregar valor a sua empresa.

10 Dicas para um e-commerce atrair clientes e aumentar as vendas

Por mais que a procura por lojas virtuais realmente tenha aumentado, não dá para simplesmente criar um site, disponibilizar produtos e esperar que as coisas aconteçam. A procura é grande, mas a oferta também é, assim, se deseja que o seu negócio se destaque, precisa utilizar as estratégias certas, como as que verá a seguir.

1 – Tenha um site responsivo

Se uma loja física deve se preocupar com a organização do ambiente, a loja online precisa prezar pela aparência e funcionalidade do seu website. Atualmente, grande parte das pessoas acessa a internet através de smartphones, dessa maneira, é importante que a página funcione bem tanto nesses aparelhos quanto em computadores. Para isso, é interessante contratar um web designer para desenvolver o site e ir realizando ajustes conforme for necessário.

2 – Esteja presente nas redes sociais

Em se tratando da internet, onde é que a maioria das pessoas está? Se respondeu redes sociais, acertou, é lá que se encontra grande parte dos usuários, então, é lá que a sua loja deve estar também. Mais do que criar perfis no Facebook, Instagram e outras mídias que achar pertinentes, é preciso estar presente, fazer publicações diárias, responder comentários, isso estimula o engajamento e atrai consumidores para o seu e-commerce.

3 – Invista em SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português otimização para motores de busca. Trata-se de um conjunto de estratégias que visa melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca, como o Google. Assim, se você vende calçados, por exemplo, o objetivo é fazer com que, quando um usuário realizar uma pesquisa com uma palavra-chave relacionada a esse nicho, o seu site seja um dos primeiros a aparecerem.

4 – Crie a sensação de urgência

Uma loja que está sempre com todos os produtos em promoção não é tão atrativa quanto outra que faz ações com dia e hora para acabar. A black friday é um grande exemplo dessa estratégia, o fato de os consumidores saberem que é uma campanha com um prazo para encerrar cria neles um senso de urgência que faz com que comprem logo, antes que acabe ou os preços voltem ao valor anterior.

Você é feliz?

5 – Atente-se à qualidade do cadastro de produtos

Em uma loja física, os vendedores têm a oportunidade de apresentar cada produto ao cliente, falar sobre suas qualidades e vantagens. Já em um e-commerce, quem faz esse papel é o cadastro dos itens, que é formado por um pequeno texto, uma lista com especificações e as imagens. É fundamental que esse cadastro seja completo, com mensagens claras, detalhadas e fotografias em alta definição, para que as pessoas se sintam seguras sobre o que estão comprando.

6 – Conte com um bom atendimento ao cliente

Nem tudo em um e-commerce é virtual, é preciso contar com um bom atendimento ao cliente, pessoas que, por telefone, chat ou email, respondam as dúvidas dos consumidores e resolvam eventuais problemas. É sempre importante deixar claras as informações quanto aos horários de atendimento e tempo de resposta, para que ninguém se sinta ignorado, e, claro, ter funcionários prontos para lidar com situações problemáticas com calma.

7 – Envie produtos para influenciadores

Hoje em dia, existe um novo meio de divulgação de produtos, os influenciadores digitais, pessoas que compartilham dicas e até uma parte da vida através das redes sociais. Uma estratégia interessante para se aproximar do seu público-alvo é enviar um produto de presente para um influenciador. Contudo, é válido escolher pessoas que atinjam o mesmo nicho que a sua loja e acertar previamente a divulgação. Alguns aceitam fazer parcerias apenas recebendo um produto, já outros cobram um valor pelas postagens.

8 – Ofereça cupons de desconto e outras vantagens

Uma ação interessante para trazer o cliente para o seu lado e que pode ser realizada em conjunto com a dica anterior é disponibilizar cupons de desconto para quem for seguidor do influenciador. Além disso, é interessante oferecer vantagens para a primeira compra ou quando o consumidor atingir determinado valor, por exemplo, como frete grátis ou o envio de um brinde juntamente com o pedido.

9 – Envie email marketing

O email marketing é uma opção bastante tradicional de divulgação e que continua sendo interessante. Entretanto, é preciso caprichar na mensagem e tomar cuidado com o excesso de envios. Ao desenvolver o texto e o layout do email, considere o público e faça de uma forma que pareça o mais personalizada possível, utilizando ferramentas para incluir o nome de cada pessoa automaticamente ou o apelido que ela fornecer ao se cadastrar.

10 – Utilize o histórico de compras da loja para definir novas estratégias

As lojas virtuais possuem um recurso muito valioso, o histórico de compras de cada cliente. Com base nessas informações, é possível traçar o perfil dos clientes, incluindo região, idade, gênero, além de identificar o tipo de produto mais ou menos vendido, as épocas em que as vendas aumentam ou diminuem. Esses dados são valiosos porque permitem ao empreendedor obter respostas claras para definir estratégias assertivas, aumentando as chances de alcançar o resultado desejado.

Como se pode ver, você não precisa investir milhões para atrair clientes para sua loja online. O mais importante é ser criativo, ter interesse em aprender e saber usar os canais certos para ir onde seu público está. Agora que tem esse conhecimento, vá em frente e coloque em práticas as dicas para trazer o cliente para o seu lado e, assim, aumentar as vendas do seu e-commerce.

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Fontes:

https://www.boxloja.com/6-dicas-infaliveis-atrair-clientes-loja-virtual/

 

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