Os colaboradores são o ativo mais valioso de uma empresa, afinal, é através do esforço deles que as metas traçadas pelos gestores são alcançadas. Assim, contar com profissionais engajados é fundamental para que um negócio se torne competitivo. Continue acompanhando e descubra quais são as medidas mais eficazes para fazer com que seus funcionários realmente vistam a camisa da companhia e deem o seu melhor no dia a dia de trabalho.

7 Medidas para promover o engajamento dos colaboradores

Dificilmente uma pessoa irá se manter totalmente engajada no trabalho apenas em troca de um salário. O ser humano precisa de motivos para se sentir verdadeiramente envolvido, o que inclui afinidades com a função desempenhada, objetivos a alcançar, um ambiente agradável e, claro, reconhecimento por parte da gestão. Veja, a seguir, sete medidas para colocar em prática para dar uma injeção de ânimo na sua equipe e fazer com que todos trabalhem com motivação e dedicação.

1 – Meça o engajamento atual dos colaboradores

Em uma escala de 0 a 10, que nota atribui ao engajamento atual dos seus colaboradores? Pensar a respeito é importante, mas, mais do que isso, é essencial ouvi-los. Pedir para que respondam uma pesquisa de satisfação, garantindo o anonimato, permitirá que obtenha as respostas que precisa para identificar o que está dando certo e quais mudanças precisam ser realizadas.

Atualmente, é bastante fácil realizar esse tipo de pesquisa através de formulários online. Contudo, é preciso ter certo cuidado ao elaborar as perguntas, para que as respostas enviadas sejam realmente esclarecedoras. Para isso, é interessante contar com o auxílio do responsável pelos recursos humanos, que tem a expertise necessária para apontar os temas de maior relevância.

2 – Ouvir os colaboradores e implementar as mudanças necessárias

Com o resultado da pesquisa de satisfação em mãos, é hora de analisar todos esses dados e identificar quais mudanças deverão ser implementadas. É claro que não deve acatar a tudo o que for sugerido sem qualquer critério e sim analisar o que está dentro das possibilidades do negócio e podem trazer resultados satisfatórios. Fazer essa análise é interessante até mesmo para identificar situações que podem ser solucionadas com medidas simples.

Vale ressaltar que essa pesquisa deve ser periódica e, além dela, é preciso se manter sempre aberto ao ouvir os colaboradores. Esse relacionamento próximo e positivo é indispensável para que o engajamento seja duradouro e não tenha data de validade. Lembre-se que as coisas mudam, então, não dá para se basear em respostas enviadas há meses para tomar decisões que envolvam a equipe.

3 – Treinamento de líderes

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Se a sua empresa conta com mais de uma equipe e tem gerentes, é essencial que eles sejam treinados para desenvolver hábitos de liderança. Se, por outro lado, tem um pequeno negócio e é sua a função de supervisionar os colaboradores, busque você adquirir as habilidades necessárias. Profissionais que são acompanhados por líderes engajados têm muito mais chances de se envolver com os objetivos da empresa.

O exemplo é e sempre será a forma mais eficaz de ensinar, então, se deseja ter colaboradores alinhados com o propósito da sua companhia, é importante que eles tenham em quem se inspirar. E esse é um dos maiores papéis de um líder, ensinar através de seu próprio comportamento.

4 – Priorize o bem-estar

Uma pessoa que sente que a empresa para a qual trabalha se preocupa com sua saúde e bem-estar, tende a trabalhar com muito mais engajamento do que aquela que é tratada como um mero número. Foi-se o tempo em que os aspectos emocionais dos profissionais não eram uma preocupação das companhias, simplesmente porque se percebeu que isso faz toda a diferença na produtividade e no trabalho realizado por eles.

Encontre formas de incentivar os seus funcionários a cuidarem da própria saúde, seja oferecendo um plano de saúde, ajuda de custo para que se matriculem em uma academia, mantendo o diálogo aberto para ouvir a opinião deles, evitando a sobrecarga de horas-extras. São muitos os pontos a serem considerados dentro dessa área que tem se mostrado cada vez mais relevante para o sucesso de um negócio.

5 – Ofereça feedbacks frequentes

Não dá para simplesmente delegar tarefas e não oferecer qualquer retorno para os colaboradores, eles precisam saber se o que estão entregando está de acordo com o esperado. Por essa razão, os feedbacks devem ser frequentes, tanto os positivos quanto os negativos, mas, claro, sempre tomando cuidado para que os negativos não sejam desmotivadores.

Uma técnica interessante para fazer isso se chama feedback sanduíche, um nome divertido para a ação de iniciar a conversa com um elogio, seguida da sugestão sobre o que precisa ser melhorado e, para finalizar, mais um reforço positivo. Assim, você apresenta de forma sincera algo em que o indivíduo precisa melhorar sem fazer com que ele se sinta incapaz, já que a conversa também contará com o apontamento de atitudes boas e que devem ser mantidas.

6 – Reconheça os esforços individuais e da equipe

Ter os esforços reconhecidos é altamente motivador, pois mostra ao profissional que está no caminho certo e dá a ele o gás necessário para que evolua cada vez mais. Esse reconhecimento pode acontecer de várias maneiras diferentes, como através de folgas, bônus, entre outras, e ser direcionado a um colaborador ou toda a equipe, dependendo da ocasião e, claro, sempre tomando cuidado para ser justo.

7 – Tenha clareza em relação aos valores da sua empresa

Uma pesquisa realizada com jovens profissionais concluiu que cerca de 75% deles estariam dispostos a aceitar salários menores para trabalhar em companhias orientadas por valores. Esse é um ponto que tem sido cada vez mais considerado, afinal, o trabalho ocupa uma parcela significativa da vida de uma pessoa, por isso, estar em um ambiente com uma cultura forte e com valores bem definidos é mesmo muito importante para promover a motivação e o engajamento da equipe.

Profissionais que sentem que a empresa para a qual trabalham se preocupam com eles como seres humanos e não apenas como funcionários se tornam muito mais satisfeitos e produtivos. E funcionários satisfeitos significam, também, clientes satisfeitos, o que eleva à lucratividade e faz retornar todo o esforço empregado no bem-estar da equipe para a companhia.

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Fontes:

https://bonus.ly/employee-engagement-guide/improve-employee-engagement

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