É preciso reconhecer que o dinheiro é realmente um elemento importante em nossas vidas, afinal é através dele que temos acesso à alimentação, à moradia e podemos suprir mais uma infinidade de necessidades. Contudo, devemos sempre nos lembrar que, apesar de ser necessário, o dinheiro não é tudo e nunca será capaz de trazer felicidade e amor. Por mais que através dele possamos ter acesso a momentos especiais, se não houver uma satisfação interna, tudo o que vier será vazio, sem um significado maior.

Entenda Por Quê Dinheiro Não é Tudo

Muitos acham que a famosa frase que diz que dinheiro não traz felicidade seja falsa e exagerada, chegando até a fazerem piadas com o assunto. A verdade é que aqueles que possuem um alto poder aquisitivo realmente têm mais facilidade para adquirir o que quiserem, como casas e carros luxuosos, por exemplo, mas não conseguem comprar um lar e uma família que os ame.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

É importante deixar claro que ter dinheiro não precisa ser sinônimo de infelicidade, pois isso não faz nenhum sentido. Desmistificar essa crença é fundamental, porque ela faz com que alguns tenham uma imagem ruim de algo que tem, sim, o seu lado positivo. Afinal, uma pessoa de posses pode perfeitamente ter uma família e um lar feliz, porque essas são coisas que estão relacionadas aos sentimentos e não ao dinheiro.

Tudo aquilo que tem um valor que não pode ser mensurado através de números, como respeito, amor, felicidade e confiança, não pode ser comprado, precisa ser conquistado e construído, pouco a pouco. Um “amigo” que se aproxima de alguém por interesse não foi comprado, simplesmente porque essa não é, nem de longe, uma amizade que possa ser considerada verdadeira.

Dicas Para Valorizar as Coisas Que o Dinheiro Não Pode Comprar

Para ter uma relação saudável com o dinheiro é necessário que o veja como o recurso que é, sim, importante, mas que não é tudo. Assim, saberá dar o devido valor para diversas coisas simples que estão ao seu redor, e que, juntas, lhe dão grandes motivos para ser feliz e agradecer todos os dias.

1 – Passe Mais Tempo Com os Seus Entes Queridos

PSC

Uma das coisas mais valiosas da vida e que o dinheiro não pode comprar são os relacionamentos que se tem com os entes queridos. Por mais que dentro de uma família existam obrigações sociais a serem cumpridas, as pessoas apenas se mantêm unidas com aqueles pelos quais nutrem algum tipo de sentimento, e isso é algo construído com o tempo, que não pode ser forçado e muito menos comprado. Então, procure sempre valorizar todos aqueles que são especiais para ti e esteja ao lado deles sempre que for possível.

2 – Desapegue-se dos Bens Materiais

Para os budistas, se apegar é o mesmo do que caminhar em direção ao sofrimento, já que não temos como controlar as circunstâncias. Então, eles se apoiam no princípio de que, quando não há apego, não há perda. Se inspirar neles é uma ótima maneira de lidar positivamente com as coisas materiais, lembrando que é totalmente possível valorizar e honrar tudo aquilo que conquistou através do seu trabalho sem alimentar uma relação de dependência.

3 – Faça Coisas Que Lembrem a Sua Infância

Uma das melhores maneiras de se conectar com a sua verdadeira essência e evitar se deslumbrar pelo dinheiro é fazer coisas que remetam à sua infância. Talvez visitar o local onde nasceu, rever fotos e memórias antigas, saborear algum prato que gostava de comer quando era criança, entre tantas outras opções. Essa é uma medida poderosa porque as crianças são seres puros, que não se importam com coisas materiais, por isso, revisitar essa fase da sua vida pode ser bastante significativo.

4 – Faça Trabalhos Voluntários

Os trabalhos voluntários oferecem a oportunidade de você compartilhar com quem precisa um dos seus bens mais valiosos, que é o seu tempo, porque diferente das coisas materiais, quando perdido não pode ser recuperado. Dedicar horas do seu dia para ajudar alguém é fantástico e bastante transformador. Por mais que possa fazer contribuições em dinheiro, permita-se vivenciar essa experiência e irá constatar essa afirmação por si só. As opções são muitas, basta que se informe e abrace uma causa que acredite e queira fazer parte.

5 – Valorize as Experiências

Podem levar tudo o que temos, menos aquilo que conservamos em nossa mente e em nosso coração. Por esse motivo, dê o máximo valor para as experiências que viver, porque elas podem te transformar e te proporcionar novas visões e ideias. Mesmo que algumas delas possam ser adquiridas através do dinheiro, como é o caso das viagens, por exemplo, dê a elas um significado especial, transformando-as em algo imensurável.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

6 – Esteja Presente em Cada Instante Que Viver

Um ponto extremamente importante a ser considerado quando o assunto é valorizar as coisas que o dinheiro não é capaz de comprar é estar presente em cada instante. E essa presença deve ser completa, incluindo não apenas o corpo, mas também a mente e a alma, porque isso é essencial para que os momentos sejam aproveitados em plenitude. Sempre que perceber que sua atenção voou para longe, gentilmente traga-a de volta, sem julgamentos, assim, aos poucos, a sua presença se tornará cada vez mais inteira.

7 – Adote o Hábito de Agradecer

Por fim, a última dica para que aprenda a valorizar as coisas que o dinheiro não pode comprar é que adote o hábito de ser grato. Comece o dia agradecendo por estar se levantando, pela noite de sono que teve e pela oportunidade de viver mais um dia. Então, mentalize tudo de positivo que lhe cerca, como a sua família, o seu lar, o seu trabalho, a natureza e tudo mais que contribuir com a sua felicidade. Esse gesto simples irá transformar a sua visão e te levar a enxergar que a vida tem muito mais a ser vivida.

Espero que este artigo te inspire a repensar a sua relação com o dinheiro, não para que o veja como algo ruim, porque não precisa ser assim, mas sim para que valorize o que está além dele. Desejo a você muitos momentos valiosos e que não têm preço.

 

 

Copyright:  146762978 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mnemosyne