As dinâmicas são uma ótima maneira de conhecer melhor os colaboradores de uma empresa e também integrar as equipes. O relacionamento interpessoal é fundamental dentro de uma organização, pois a integração é capaz de promover o trabalho colaborativo e a união, fatores de grande importância para que os resultados sejam satisfatórios. A dinâmica da teia é uma atividade que tem exatamente esse objetivo: aproximar os funcionários e fazer com que se conheçam melhor.

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso feito pra você!

Objetivos da Dinâmica da Teia

O principal objetivo da dinâmica da teia é mostrar aos colaboradores que todos eles, independente do cargo e do setor do qual façam parte, fazem parte de um mesmo conjunto e são importantes e fundamentais para que a empresa obtenha bons resultados. A atividade mostra na prática, através de uma metáfora, que quando um deixa de fazer o seu trabalho com empenho prejudica todos os outros. Da mesma forma, a dedicação de cada um faz com que todo o grupo se torne mais forte.

Outro benefício desse exercício é o de aproximar as pessoas, levando-as a se conhecerem melhor, o que é fundamental para uma comunicação interna mais eficaz. Além disso, essa aproximação faz com que todos passem a respeitar e valorizar mais o trabalho dos colegas, o que trará muitos benefícios para a empresa como um todo. Quanto mais amigável e de cooperação for o ambiente, melhor será para todos os que fizerem parte dele.

Funcionamento da Dinâmica da Teia

O funcionamento da dinâmica da teia é bastante simples e precisa apenas de um rolo de barbante e um espaço amplo que comporte todas as pessoas. Os participantes devem se posicionar formando um círculo para que a atividade possa começar.

O colaborador que dará início à dinâmica deverá segurar uma ponta do barbante e fazer um breve resumo sobre si, falando seu nome, sua função na empresa e mais alguma informação, como o seu hobby, por exemplo. Então, deverá permanecer segurando a ponta e entregar o rolo para outro colega. Vale lembrar que não existe uma ordem e a ideia é realmente criar uma teia, por isso é interessante passar o fio para aqueles que estão posicionados na frente.

PSC

As apresentações e a passagem do rolo de barbante devem continuar até que a última pessoa tenha participado, ela deverá entregá-lo para aquele que iniciou a atividade. Nesse momento, a teia já terá se formado e o organizador deverá pedir que todos observem a formação dessa rede, para que possam falar sobre as lições que obtiveram através do exercício.

O organizador da dinâmica pode propor diversas formas de reflexão, como pedir que alguns participantes soltem a ponta ou deixem o barbante frouxo, mostrando o quanto é importante que cada um faça a sua parte com empenho, compromisso, foco e dedicação. É interessante ouvir a opinião de cada colaborador sobre a atividade, para que todos possam contribuir e se integrar cada vez mais.

Dicas:

  • O ideal é que a atividade seja realizada com, no máximo, 30 pessoas, para que não fique muito cansativa.
  • No caso de grandes empresas, é indicado que se faça em etapas, reunindo os setores que têm contato direto.
  • Os supervisores podem aproveitar a dinâmica para observar o comportamento de cada colaborador, incluindo seu comportamento, envolvimento, desenvoltura ao se expressar e outros quesitos que julgarem necessário.
  • As informações que cada participante irá dizer ao receber o barbante podem variar de acordo com a intenção da dinâmica.
  • Essa atividade pode ser usada nas mais diversas situações, como, por exemplo, em cursos, treinamentos, encontro de filiais de uma empresa, confraternizações e encontros de profissionais.

Outras Sugestões de Dinâmicas Para Integração de Funcionários

Além da dinâmica da teia, existem diversas outras que podem ser usadas com o objetivo de integrar os funcionários e fortalecer o relacionamento interpessoal. Confira algumas sugestões que considero bastante interessantes.

Dinâmica da Entrevista

Nessa atividade os participantes deverão formar duplas, é necessário que sejam colaboradores de setores diferentes e que não se conheçam. Um deverá fazer perguntas ao outro para que, posteriormente, faça a apresentação do colega para os demais. Essa dinâmica estimula a escuta ativa entre os profissionais, pois eles sabem que deverão ouvir o outro com toda a atenção para poder apresentá-lo para o outro grupo. Além disso, serve para promover a aproximação e levar os funcionários a descobrirem pontos em comum uns com os outros.

Dinâmica de Memorização de Nomes

O primeiro passo para conhecer uma pessoa é saber o seu nome, certo? A proposta desse exercício é fazer com que os participantes se esforcem para memorizar os nomes dos colegas. Para isso, todos devem formar um círculo e começar com um colaborador dizendo o seu nome e fazendo um movimento com o corpo. O segundo deverá dizer o seu nome, repetir o movimento do colega e fazer um novo gesto. Assim a atividade continua, com cada um repetindo os movimentos feitos pelos colegas e criando um novo no final.

É natural que, ao se aproximar do fim, comecem a acontecer falhas de memória, principalmente se o grupo for formado por mais de dez ou quinze pessoas. Contudo, a ideia é mesmo de realizar uma atividade leve, que sirva como apresentação e também para quebrar o gelo entre funcionários novos e antigos ou que trabalhem em setores diferentes.

A satisfação no ambiente de trabalho tem um impacto grande no seu bem-estar. Quer saber em qual nível está a sua felicidade?Clique aqui.

Dinâmica da Afinidade

O organizador deverá entregar uma folha de papel e uma caneta para que cada participante escreva cinco informações aleatórias sobre si. Podem ser frases curtas que falem a respeito de hobbies, preferências e manias. Cada um deverá colar essa folha no peito e circular pelo ambiente durante alguns minutos, para que os outros possam ler. É importante que todos estejam em silêncio e aproveitem o momento para ler as informações dos colegas com atenção.

Após o fim do tempo estipulado, os colaboradores deverão escolher alguém com quem tenham encontrado afinidades ao ler a folha e iniciar uma conversa. Assim, o relacionamento interpessoal será estimulado e será possível conversar a respeito de assuntos que não surgiriam nos diálogos normais da empresa, como, por exemplo, o gosto musical ou um a paixão por um esporte específico.

As dinâmicas são ótimas para sair um pouco da rotina e fazer com que os colaboradores se conheçam melhor. Atividades simples de serem feitas, como a dinâmica da teia e as outras que sugeri, são capazes de promover grandes melhoras no ambiente empresarial. A conexão entre os profissionais é fundamental. Por isso, minha dica final é que use estas ferramentas a seu favor e promova um ambiente cada vez mais produtivo em sua empresa. Isso faz parte do conjunto de ações que a fará obter resultados extraordinários.

Copyright: 24152032 – https://www.shutterstock.com/pt/g/blue-fox