Quando se trata de integração e companheirismo, a Dinâmica da Caneta é uma excelente ferramenta para unir uma equipe e disseminar valores positivos em relação à sinergia e intercolaboração nas demandas diárias que os profissionais realizam juntos. Embora seja muito simples, esse exercício fomenta o trabalho em equipe e a junção de conhecimentos, ideias e experiências, sempre visando o alcance efetivo dos resultados.

Essa atividade também colabora para que os colaboradores desenvolvam uma visão sistêmica sobre o seu trabalho e o trabalho dos colegas. Vamos ver, então, como aplicar a Dinâmica da Caneta para incentivar o desenvolvimento de competências de liderança, trabalho em equipe e, também, possibilitar que os funcionários possam exercitar a criatividade, o companheirismo, a interatividade, a sinergia em grupo e a capacidade de cooperação.

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso feito pra você!

Como fazer a Dinâmica da Caneta

Objetivo: a intenção principal da dinâmica é propor um desafio para a equipe e levá-la, por meio da colaboração conjunta, a solucionar o problema usando suas habilidades individuais e coletivas.

Materiais necessários: canetas, rolo grande de barbante, tesoura e garrafas pet.

Local: deve ser escolhida uma sala climatizada ou ambiente externo, com espaço suficiente para os grupos se dividirem e as pessoas se locomoverem.

Orientações para realizar a Dinâmica da Caneta

PSC

Veja o passo a passo para realizar a Dinâmica da Caneta.

  • Separe dois grupos com quantidades iguais de pessoas.
  • Corte tiras de barbante de acordo com o número de participantes (mais ou menos 2 metros de cada pedaço de corda).
  • Amarre uma das pontas de todos os barbantes, unindo-os em um mesmo ponto.
  • Coloque uma caneta amarrada na junção de todos eles.
  • Na sequência, as garrafas pet devem ser colocadas no chão, pois serão os alvos dos grupos. Para evitar que as garrafas sejam derrubadas facilmente, é interessante preenchê-las até a metade com água ou areia.

Objetivo do desafio

Cada grupo deve desenvolver uma estratégia para colocar a caneta dentro da garrafa pet. Para isso, o condutor da dinâmica precisa apresentar as seguintes normas:

  • Os barbantes devem ser esticados, ou seja, todos devem usar seu pedaço para ajudar a conquistar a meta.
  • As mãos devem estar sempre juntas ao corpo, que será usado para fazer os movimentos.
  • Se um participante descumprir as regras, será eliminado automaticamente da dinâmica.

O grupo que conseguir ser mais rápido, unido, inteligente e estratégico para colocar a caneta na garrafa, antes do outro, será o vencedor. A intenção é que todos participem da brincadeira e colaborem para que a equipe saia vencedora.

Lembrando que, ao longo da realização da atividade, todos estarão sendo avaliados por suas habilidades. Por isso, é importante que cada participante dê o seu melhor para contribuir com o grupo e, juntos, vençam o desafio.

Por que fazer a Dinâmica da Caneta?

A Dinâmica da Caneta é uma atividade de team building muito interessante, pois faz com que todo o grupo se una em um mesmo objetivo. É uma espécie de simulação do espírito que todos devem ter no dia a dia de trabalho, afinal, é importante que cada setor da empresa trabalhe de forma coesa para que as metas sejam alcançadas e um clima positivo seja mantido.

Quando se fala em trabalhar em equipe, é preciso considerar muito mais do que a beleza da união, porque sabemos que muitas vezes se mostra desafiador conseguir que várias pessoas diferentes, cada uma com suas características, habilidades e temperamento, trabalhem juntas. E a dinâmica exige que cada participante ajuste sua força e seus movimentos para evitar colocar tudo a perder.

Assim deve ser um ambiente saudável dentro de uma empresa, com uma equipe unida, em que cada um entende sua função dentro do grupo e busca contribuir para que os objetivos sejam alcançados, esse deve ser sempre o foco e não se mostrar superior aos demais. É claro que é natural que alguns acabem se destacando mais do que os outros, mas essa deve ser uma consequência natural, fruto do esforço e da dedicação.

A importância das dinâmicas de team building para o fortalecimento de equipes

As empresas que decidem realizar atividades de team building periodicamente, seja em eventos corporativos ou mesmo no dia a dia de trabalho, conseguem construir uma relação mais positiva entre seus colaboradores. Veja, a seguir, os principais objetivos que esse tipo de atividade pode trazer.

1 – Melhora na comunicação

A Dinâmica da Caneta e outras atividades de team building de modo geral costumam exigir que os participantes se comuniquem para que o objetivo seja alcançado e isso é muito importante para que, no dia a dia de trabalho, os colaboradores possam se entender e alinhar suas atividades uns com os outros.

2 – Aumento da motivação

Por mais que as dinâmicas de team building sejam atividades de trabalho, elas têm um viés leve e até divertido, o que ajuda no aumento da motivação. O fato de todas aquelas pessoas estarem torcendo para que, juntas, consigam alcançar o objetivo faz com que se sintam mais motivadas e possam levar isso para o dia a dia corporativo.

3 – Melhora do bem-estar geral

Quando a empresa investe em atividades voltadas para o fortalecimento da motivação, os funcionários se sentem valorizados, sem contar o fato de que a dinâmica gera uma aproximação entre todos, e isso promove uma melhora no bem-estar geral.

4 – Identificação de líderes natos dentro do grupo

Existem pessoas que, naturalmente, possuem habilidades de liderança, mesmo que não exerçam funções de supervisão dentro da empresa. Durante as atividades, os supervisores irão identificar com mais clareza esses indivíduos, podendo utilizar esse potencial, seja através de uma promoção para um cargo de gerência ou de outros tipos de atividades.

5 – Fortalecimento da confiança

Existem pessoas que passam anos trabalhando lado a lado, mas não se conhecem verdadeiramente. As dinâmicas são interessantes porque servem, também, para quebrar esse gelo e aproximar os colegas, fortalecendo os laços de confiança. Quanto mais um colaborador confia no outro para a realização de tarefas que exigem essa sincronia, melhores são os resultados obtidos.

Você já participou ou aplicou a Dinâmica da Caneta ou outras atividades entre os seus colaboradores? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo para que mais pessoas conheçam os benefícios que as dinâmicas podem trazer para as equipes.