Profissionais criativos conseguem lidar melhor com momentos de crise e são geralmente, eles que sugerem ideias para contorná-la. São bem – informados, empreendedores, atentos, proativos e habilidosos na realização de suas tarefas, e por isso, as empresas têm buscado reter estes talentos. Neste sentido, quando estão sob uma gestão que reconhece e estimula o seu potencial, os colaboradores criativos, são capazes de grandes realizações e conseguem ser diferenciados em seu dia a dia.

Para não perdê-los, as empresas têm reconhecido cada vez mais o seu valor e investido, continuamente, na capacitação destes profissionais. Isso acontece porque, hoje, as organizações não querem mais o perfil de “funcionário padrão”, aquele que faz tudo sempre igual e apresenta sempre os mesmos resultados. Os profissionais devem ousar e ser para a empresa mais um de seus diferenciais, frente a um mercado tão competitivo.

Em decorrência disso, atualmente podemos perceber, nos processos de seleção e contração, uma valorização maior dos candidatos mais criativos. Entretanto, é importante destacar que criatividade não se resume apenas a apresentar ideias e sugestões.

A criatividade pode estar presente na forma de escrever um texto, fazer uma oferta de produto ou serviço, no modo de atender ou abordar o cliente, de utilizar as palavras, de organizar um evento ou resolver problemas interpessoais.

Com um pouco de esforço e atenção, todos nós podemos ser criativos, basta abrir-se a novas experiências e tentar fazer suas atividades de modo diferente. A criatividade assim como outros sentidos nossos ela precisa ser estimulada, dia após dia, até que se torne um hábito ser criativo. Para isso quero deixar algumas dicas para estimular a criatividade.

Dicas para estimular a criatividade

Seja Curioso

A curiosidade é a principal motivação que leva as pessoas a quererem explorar o mundo e saberem um pouco a respeito de tudo. Quanto mais conhecimento tiver, melhores são as ideias que poderá ter, pois seu cérebro irá armazenar todas as informações que obtiver e terá condições de fazer conexões entre elas e dar origem a algo novo. Um indivíduo curioso é aquele que não se contenta com a primeira informação que recebe a respeito de algo e quer sempre saber mais.

PSC

Adote o hábito de fazer pesquisas, ler e explorar. A internet, por exemplo, oferece a facilidade de se obter dados e respeito de qualquer assunto, então, utilize-a. Vale dizer que essa curiosidade não deve se limitar à sua área de atuação profissional, é interessante ir além e expandir os horizontes.

Tenha Momentos de Ócio Criativo

Você já percebeu que as melhores ideias surgem quando está realizando alguma atividade que nada tenha a ver com ela? Os momentos logo após acordar e a hora do banho são os campeões de boas ideias e a razão disso é que o cérebro precisa estar em estado de relaxamento para criar. Ficar se forçando a ter uma ideia criativa durante um dia cheio de trabalho será um esforço em vão, pois é preciso deixar a mente descansar.

Se o seu trabalho envolve diretamente a criatividade, separe alguns minutos para deixar os seus pensamentos livres, sem se pressionar. As pausas podem ser muito produtivas, então é importante oferecer o descanso que a mente precisa para criar e inovar. Além disso, aproveite um pouco do seu tempo livre em casa e permita-se não fazer nada sempre que possível, apenas relaxar.

Observe o Mundo ao Seu Redor

Comece a dar mais atenção para o que está ao seu redor. As inúmeras imagens que você vê todos os dias em casa, na rua ou no trabalho têm um universo de coisas para te mostrar e também podem contribuir para estimular a sua criatividade. Busque olhar além do que os olhos veem e tente entender o funcionamento das coisas, as cores, espaços, objetos, formas e texturas.

Uma maneira de tornar a observação ainda mais interessante é adotar o hábito de fotografar diferentes coisas. Use a câmera do celular para registrar um outdoor que tenha achado interessante, um jardim, uma borboleta, enfim, o que desejar. A fotografia irá treinar o seu olhar para admirar a beleza mesmo em cenas inesperadas.

Controle o Perfeccionismo

Se bem dosado, o perfeccionismo pode ser uma qualidade que faz com que as pessoas busquem dar o seu melhor em tudo o que fizerem. Contudo, quando em exagero, limitam os indivíduos, fazendo com que percam mais tempo do que o necessário encontrando defeitos em seus projetos e, assim, desperdiçando o tempo em que poderia estar se dedicando a agir.

Quando se tem uma ideia criativa, é interessante verificar se ela é realmente viável para decidir se deve ou não seguir em frente. Mas, é necessário cuidar para que esse processo de verificação não se prolongue demais. Certifique-se de ter uma base sólida para que possa dar continuidade à ideia e ir fazendo adaptações quando for necessário, mas sem comprometer o andamento do projeto em questão.

Inspire-se

Assim como os artistas do passado tinham musas inspiradoras ao criar suas obras, você também pode aprender a se inspirar em outras ideias para criar as suas próprias. A intenção não é copiar, mas utilizar como referências para alcançar inovação. Uma forma interessante de inspiração no âmbito profissional é observar empresas de outros segmentos. Então, poderá adaptar as informações obtidas para a sua realidade. Além de ideias e objetos, a inspiração pode vir de pessoas. Ler biografias ou assistir documentários sobre alguém que admire também pode ser bastante positivo. O empresário norte americano Steve Jobs, já falecido, é um grande exemplo de criatividade e deixou um legado incrível e que vale a pena conhecer.

Estimule a Mente

Quanto mais a sua mente for estimulada, melhores ideias você poderá ter. Então, procure sempre sair da sua zona de conforto e entrar em contato com informações novas. Ler a respeito de outras áreas do conhecimento além da sua, aprender um novo idioma, começar a tocar um instrumento musical, correr, dançar, cantar ou pintar, pois tudo isso são exemplos de atividades altamente estimulantes e que ajudam a promover a criatividade. O esforço que é necessário para o aprendizado irá ajudar a expandir as suas ideias e elevá-las a outro nível. Outra vantagem é que o fato de sempre adquirir conhecimento fará de você uma pessoa muito mais inteligente e interessante, o que também irá agregar à sua vida profissional.

Aprender Com os Erros

Várias pessoas erram ao tentar inovar e fazer algo de forma diferente do tradicional e isso é natural. Grandes ideias criativas que conhecemos certamente têm um passado de falhas, pois elas são importantes para se chegar a excelência. Dito isso, aconselho que você adote uma postura de aprendiz, com a consciência de que os erros fazem parte do processo e podem ajudar a transformar a sua ideia, deixando-a ainda melhor.

 

Copyright:  605503388 – https://www.shutterstock.com/pt/g/MongMe