Todo empreendedor sonha em ver o seu negócio se transformar em um case de sucesso e se tornar referência no seu ramo de atuação. Entretanto, nem todos têm consciência de que, para isso, precisam se planejar e enfrentar uma série de desafios. Se você está em busca de informações para fazer o seu estabelecimento ser reconhecido pela qualidade do atendimento e dos produtos ou serviços ofertados, tenho a certeza de que irá gostar das dicas que compartilharei no decorrer deste artigo.

Saiba o Que é um Case de Sucesso e Veja Alguns Exemplos

Um case de sucesso nada mais é do que um exemplo de sucesso, uma empresa que trilhou um caminho brilhante e que, por essa razão, se torna inspiração para várias outras. No Brasil, temos diversos casos assim, que mostram que quando uma pessoa se dedica, supera obstáculos e aprende com suas falhas, consegue alcançar seu objetivo e, assim, inspirar uma série de outras pessoas que sonham em empreender ou já estão empreendendo e não sabem o que fazer para se destacarem.

Dois exemplos fantásticos que gosto de citar são do Flávio Augusto da Silva, fundador da rede de escolas de idiomas Wise Up, e do Robinson Shiba, que fundou o China in Box. A história do Flávio começou da mesma maneira que a de muitos brasileiros, nascido no subúrbio do Rio de Janeiro, ele enfrentou muitos desafios. Até que um dia decidiu que não queria mais ter empregos que não o satisfaziam, fez um empréstimo e, sem saber falar inglês, abriu uma escola que hoje é referência no país.

Já Shiba, era dentista e resolveu abandonar sua profissão de formação para se tornar dono de restaurante, mas não qualquer restaurante e sim um estabelecimento que entrega comida chinesa dentro de caixinhas. Foi durante uma viagem a Nova Iorque que a ideia surgiu, então, ele voltou ao Brasil, planejou o negócio que gostaria de abrir e assim nasceu o China in Box, que hoje é a maior rede de fast food de comida chinesa de toda a América Latina.

É sempre importante buscar conhecer a história de pessoas como Flávio Augusto e Shiba, principalmente se você costuma duvidar do seu potencial ou pensar que não tem as condições perfeitas para realizar o seu sonho. Afinal, nenhum deles tinha as tais condições perfeitas e agiram com o que tinham mãos. No caso do Flávio, por exemplo, o empréstimo que ele fez foi no cheque especial, com juros altíssimos, que realmente não é ideal, mas foi dessa maneira que ele conseguiu alcançar seu objetivo e ir além.

7 Dicas Para Fazer o Seu Negócio Se Tornar um Case de Sucesso

Estudar cases de sucesso, como os dois que citei anteriormente, irá te ajudar a se motivar, mas não para fazer exatamente o mesmo que outras pessoas fizeram e sim se inspirar para criar os seus próprios passos, de acordo com a sua realidade e com os seus objetivos. As dicas a seguir irão te ajudar a trilhar um caminho poderoso e de muito aprendizado, confira!

1 – Faça uma Análise do Seu Negócio

PSC

O primeiro passo envolve fazer uma avaliação do estado atual do seu negócio, incluindo uma autocrítica do seu desempenho como gestor, para que possa entender o que precisa ser alterado, mantido ou melhorado. Essa etapa é essencial em qualquer processo de mudança e evolução que se deseje realizar, porque apenas quando você reconhece suas condições atuais consegue identificar as atitudes que deve tomar.

2 – Identifique os Problemas

Uma parte que merece destaque dentro dessa análise é a identificação dos problemas, que deve ser bastante minuciosa. Para isso, considere os feedbacks de clientes e funcionários, pois são pessoas que, mesmo de maneiras distintas, têm um contato direto com a empresa, seus produtos e serviços. Lembre-se sempre que as críticas jamais devem ser ignoradas, pois através delas é possível realizar grandes melhorias.

3 – Realize as Mudanças Que Forem Necessárias

Identificar os problemas é importante, mas não é o bastante, pois é preciso que essa análise seja feita com o propósito de se desenvolver um planejamento para agir, colocar a mão na massa. Nesse sentido, é fundamental que defina as medidas a serem tomadas, a fim de solucionar as questões e aprender lições para que não voltem a acontecer. Vale lembrar que, durante o processo, é natural que ocorram falhas, mas todas devem ser vistas como aprendizado e nunca como motivos para desânimo.

4 – Identifique o Seu Público

Um ponto em comum de grande parte dos cases de sucesso que vemos por aí é que os empreendedores souberam identificar o seu público-alvo e traçar estratégias para conquistá-los. Com essas informações em mãos, poderá criar um perfil de pessoas que poderiam se identificar com os seus produtos e serviços, para que aja de modo e se aproximar delas, seja no desenvolvimento dos produtos e serviços, no atendimento e no marketing.

5 – Crie um Diferencial

É bem provável que existam negócios semelhantes ao seu no mercado, assim, é indispensável que tenha um diferencial, algo que faça com que se destaque dos demais. No caso da Wise Up, por exemplo, o diferencial da escola fundada por Flávio Augusto é a possibilidade de aprender inglês em menos tempo, com cursos de duração de um ano e meio. Assim, a empresa se destaca e atrai consumidores que tenham esse objetivo.

6 – Tenha uma Equipe Forte

Ninguém constrói um império sozinho, afinal, por mais que um empresário tenha uma ideia brilhante, precisará de ajuda para executá-la. Assim sendo, é fundamental que tenha uma equipe forte e coesa que trabalhe ao seu lado para transformar o seu negócio em um case de sucesso. Para isso, invista em treinamentos, ofereça salários justos e mantenha uma relação positiva com todos, para que vistam a camisa da empresa e deem o seu melhor.

7 – Invista em Marketing

Você pode ter uma empresa muito bem administrada, com colaboradores extremamente competentes e um produto ou serviço fantástico, porém, se o marketing não for bem realizado, os consumidores não irão te conhecer. Mais do que divulgar um item para vendê-lo, é preciso mostrar que aquilo pode ajudar as pessoas a resolverem determinado problema ou alcançarem um objetivo, oferecendo valor a elas.

Gostou da dicas? Gostaria de acrescentar alguma observação ou compartilhar uma experiência? Deixe sua contribuição nos comentários!

 

Copyright: 1068901304 – https://www.shutterstock.com/pt/g/motortionfilms