A motivação é um elemento fundamental para que se mantenha firme em uma organização! | olly18 |DepositPhotos.com

Há uma cultura forte nos dias de hoje que impede os profissionais de crescerem com mais consistência e maturidade na carreira: a troca constante de emprego. Quem nunca ouviu um amigo dizer que não aguenta mais o trabalho, que só pensa em trocar de emprego e seguir outra carreira?

Mas aí você vê essa mesma pessoa trocando de emprego e continuando “perdida”, sem saber realmente que a causa para essa insatisfação está dentro dela mesmo.

Por que manter o emprego é melhor que procurar outro?

Você que não aguenta mais o seu chefe, as suas tarefas, essa mesma rotina. Mas veja se não seria melhor tentar analisar essa situação através de outros pontos de vista? O que acontece muitas vezes é o seguinte: há sempre aquele pensamento de que há um emprego melhor lhe esperando. E você espera conseguir isso somente através de pulos entre empresas, já que crescer dentro da própria organização onde trabalha é algo que suscita mais esforço à primeira vista.

Isso faz com que o profissional fique insatisfeito dentro do emprego e espere a melhor oportunidade para entrar em outra empresa e esperar que alguém lhe enxergue. Claro que isso não é uma regra, mas é algo que acontece bastante.

E se eu te dissesse que ficar no seu emprego atual pode fazer com que você cresça com mais valor, mais maturidade e com mais poder no futuro? Ao trocar constantemente de emprego você perde a chance de ganhar experiência numa área. É como ter vários copos com diferentes bebidas à sua frente. Ao término de cada copo você sentirá um efeito diferente. Só que ao invés de beber um copo inteiro, você acaba dando uns pequenos goles em cada um, querendo sentir o gosto e julgando o sabor sem sentir o efeito.

Essa experiência não contempla nem de perto a qualidade de carreira que você pode atingir caso escolha um método de permanência dentro de uma empresa.

Trocar constantemente de emprego atrapalha o seu desenvolvimento

PSC

Nos últimos 10 anos as taxas de trocas de emprego aumentaram bastante e isso não é saudável para o desenvolvimento do profissional. Como eu disse mais acima, ele nunca vai saber como é criar uma carreira, somar várias experiências que podem torná-lo mais maduro.

O que acontece é totalmente o contrário. O funcionário fica por vários anos sendo o novato de diversas empresas. Ele não constrói nada lá dentro e nem faz o seu caminho estrada acima. O emprego para ele é apenas uma forma de ganhar dinheiro.

Dicas de emprego: como se manter e crescer na empresa

Se você já entendeu que trocar constantemente de empresas e cargos é uma péssima ideia, então veja essas dicas de emprego para se manter e crescer dentro da organização em que está atualmente.

  • Primeiramente, procure ter uma ótima relação com o maior número de pessoas possível lá dentro. Seja simpático, respeitador, mas antes de tudo, firme, coerente, assertivo e habilidoso na hora de proferir suas palavras. O profissional que sabe o que falar e quando falar vale muito dentro da empresa.
  • Esteja sempre bem alinhado, com um vestuário formal e sério, condizente com a sua personalidade, que busca sempre a excelência através de tudo, inclusive das roupas que veste. Seja focado, preste atenção em tudo e trabalhe contribuindo com ideias e sugestões e realizando tudo o que tiver para fazer com eficiência.
  • Seja compromissado, chegue sempre na hora. Não perca a chance de mostrar que você está interessado nessa empresa assim como eles se interessaram por você ao te contratar.

Claro que só isso não é o bastante. Junte tudo isso à sua qualidade e mostre que você é um talento a ser retido e desenvolvido!

Às vezes tudo o que a gente precisa é de um novo ponto de vista para achar a situação maravilhosa! Guarde isso pra você.