O sono é uma necessidade básica do ser humano, que precisa recarregar as suas energias ao final do dia para acordar com disposição na manhã seguinte. Contudo, nem todos conseguem adormecer logo após se deitarem, principalmente porque estão com a mente cheia de preocupações. Se esse é o seu caso, saiba que existem medidas que podem te ajudar a dormir rápido mesmo após um dia agitado.

Por Que Dormir Bem é Importante?

Mesmo que você não sofra de insônia pode acontecer de, vez ou outra, experimentar noites em que o sono parece não chegar. Então, você vira para um lado, vira para o outro, olha para o relógio e começa a se desesperar ao perceber que o tempo está passando e que estará cansado no dia seguinte. E é aí que a vontade de dormir poderá ficar cada vez mais distante, porque é fundamental estar com a mente tranquila para conseguir adormecer.

Essa preocupação acaba se transformando em um círculo vicioso, porque você irá se deitar na noite seguinte com medo de passar pelo mesmo problema e, assim, passa a dormir cada vez menos. As consequências da privação de sono podem ser bastante prejudiciais, como o enfraquecimento o sistema imunológico, ganho de peso, e, até mesmo, depressão. Além de evitar esses e outros problemas, dormir bem é fundamental para se viver de forma equilibrada, ter bom humor e disposição.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

10 Dicas Para Relaxar a Mente e Dormir Rápido

Depois de saber mais a respeito da importância de dormir bem, confira dicas que irão te ajudar a adormecer rapidamente, mesmo quando estiver com a cabeça cheia de pensamentos e preocupações.

1 – Diminua o Ritmo uma Hora Antes de Dormir

Chegar em casa após um dia agitado de trabalho, com a cabeça a mil e querer adormecer automaticamente não parece uma boa ideia, porque o corpo e a mente precisam de um tempo para relaxar. Portanto, cerca de uma hora antes de se deitar, já vá diminuindo o ritmo, fazendo atividades mais leves e menos estimulantes, como ler um livro ou conversar com os seus familiares, por exemplo.

2 – Tome um Banho Quente Antes de Se Deitar

PSC

Tomar um banho quente antes de dormir pode ser bastante benéfico, porque a temperatura do corpo tende a cair após sair do chuveiro. Pesquisas mostram que esta diminuição da temperatura pode causar uma sensação de sonolência, porque a frequência cardíaca, a digestão e outros processos metabólicos irão diminuir sua velocidade. Assim, essa medida pode facilitar o desligamento do cérebro e do corpo.

3 – Coloque Meias

Ainda em relação à temperatura do corpo, colocar meias também é uma forma de regulá-la. De acordo com estudos realizados sobre o sono, o ideal é manter o núcleo do corpo mais frio e as extremidades mais quentes. Ao usar meias, os vasos sanguíneos se dilatam, o que auxilia o fluxo de sangue e pode fazer com que pegue no sono de forma mais rápida.

4 – Evite Mexer no Celular Após Se Deitar

Um erro bastante comum é recorrer ao celular enquanto o sono não chega, simplesmente porque a luz e os estímulos oferecidos pelo aparelho farão com que a mente demore ainda mais tempo para se desligar. Portanto, evite cair na tentação de mexer nas redes sociais, assistir vídeos ou fazer qualquer outra atividade no seu smartphone, prefira opções menos estimulantes, como ler um livro, por exemplo.

5 – Torne o Ambiente o Mais Agradável Possível

O conforto oferecido pelo ambiente é bastante importante, afinal, um local cheio de luz, barulhento, quente ou frio demais, certamente irá comprometer a qualidade do seu descanso. Então, lembre-se de verificar as cortinas, o colchão, as cobertas e a temperatura. Quanto mais confortável se sentir no quarto, maiores são as chances de que pegue no sono mais rapidamente, independente se estar com a mente cheia ou não.

6 – Tire os Relógios da do Quarto

Olhar para o relógio durante a madrugada pode gerar em você uma grande ansiedade por ainda não estar dormindo, o que pode intensificar o problema. Portanto, se tem um relógio de parede no quarto ou na sua mesa de cabeceira, o melhor a fazer é retirá-los do ambiente. Em relação ao celular, caso precise dele como despertador, coloque-o em um móvel longe do seu alcance, para que não acabe olhando as horas de forma automática.

7 – Faça Exercícios de Respiração e Medite

A meditação e os exercícios de respiração são ótimos para quem deseja relaxar e ter noites de sono tranquilas, porque tiram o foco das preocupações. Ambos contam com diversas maneiras de serem realizados, basta que experimente várias delas e eleja a que gostar mais. Os exercícios de respiração, por exemplo, consistem em, basicamente, inspirar e expirar o ar em atenção plena. Já a meditação pode ser feita com a ajuda de áudios ou de forma independente. Nos dois casos, cerca de 5 ou 10 minutos diários serão o suficiente.

8 – Pratique Atividades Físicas

Praticar atividades físicas regularmente também é uma boa pedida quando a intenção é dormir mais rápido. Lembrando que o ideal é se exercitar, no mínimo, algumas horas antes de se deitar, para que o efeito não seja o contrário do que deseja e acabe ficando mais agitado do que relaxado. A modalidade escolhida não importa, basta que seja algo que lhe agrade e que se encaixe facilmente em sua rotina.

9 – Tome um Chá Relaxante

Tomar um chá antes de dormir também é uma medida que pode te auxiliar a dormir com mais rapidez. Dentre as ervas mais indicadas para relaxar estão: camomila, erva cidreira e valeriana. Você pode preparar o seu chá com as folhas frescas ou utilizar os sachês que são facilmente encontrados nos supermercados.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

10 – Anote as Suas Preocupações

Por fim, a última dica para que durma rápido é esvaziar a mente, passando para o papel todas as suas preocupações. Assim, ao invés de ir se deitar pensando em tudo o que precisa se lembrar de fazer no dia seguinte, terá a mente tranquila porque saberá que a sua lista de afazeres está segura em uma agenda ou aplicativo. Esta é uma medida extremamente simples, mas que certamente irá fazer toda a diferença.

Espero que essas dicas te ajudem a desacelerar, relaxar a mente e, assim, ter noites de sono tranquilas e reparadoras, para que possa acordar com energia no dia seguinte para dar o seu melhor e se superar em tudo o que fizer.

 

Copyright: 554478352 – https://www.shutterstock.com/pt/g/leszekglasner