Conseguir uma boa oportunidade de trabalho é algo verdadeiramente fantástico, contudo, é preciso se esforçar para inovar e manter o seu espaço. Afinal, existem muitos profissionais capacitados por aí e saem na frente aqueles que pensam fora da caixa e buscam sempre se superar. Continue esta leitura e, ao final, saiba o que precisa fazer para trilhar um caminho de inovação e sucesso.

A importância da inovação na carreira profissional

No passado, o número de profissionais que tinham acesso à capacitação era significativamente menor em relação a hoje. Assim, aqueles que desejam conseguir as melhores oportunidades precisam ir além. Alguns veem a alta competitividade como algo ruim, porém, vejo como uma maneira de fazer as pessoas saírem da zona de conforto e se esforçarem para desenvolverem seu potencial máximo.

Para deixar o cenário mais claro, imagine dois engenheiros recém-formados: o primeiro, concluiu sua graduação com ótimas notas e em uma universidade renomada, mas não tem muita experiência; já o segundo, se graduou em uma instituição que não é tão famosa assim, mas participou de diversos projetos, fez estágios e demonstra ter uma mente altamente criativa. Qual deles acha que conseguirá melhores oportunidades?

Provavelmente o segundo, pois, embora ter no currículo uma graduação em uma universidade de renome seja interessante, isso não é tudo. As empresas estão mais interessadas em gente preparada para realizar um bom trabalho na prática do que em uma qualificação que não é uma garantia de que o indivíduo irá realmente inovar e se destacar em relação aos demais.

Outro ponto que conta muito diz respeito às chamadas soft skills, que estão ligadas ao comportamento. Peter Schutz, que foi CEO da Porsche entre 1981 e 1987, tem uma frase que expressa muito bem isso: “Contrate o caráter, treine as habilidades”. Muitas vezes, a inovação vem exatamente da postura do profissional, mais do que da sua qualificação técnica.

Considerando tudo isso, podemos dizer que para inovar é preciso, obviamente, ter conhecimento técnico. Entretanto, é fundamental que essa bagagem de conhecimento venha acompanhada de inteligência emocional, bom relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, criatividade e outras habilidades de grande importância para quem deseja sobreviver em um mercado de trabalho que está cada vez mais concorrido.

7 Atitudes para inovar e sobreviver no mercado de trabalho

PSC

Depois de entender a importância de inovar para manter o seu espaço no mercado de trabalho, confira dicas poderosas que te ajudarão a colocar isso em prática.

1 – Buscar sempre aprender coisas novas ligadas à tecnologia

A tecnologia revolucionou a maneira como as empresas funcionam e algo que tem sido cada vez mais citado e que tem um grande peso das decisões tomadas pelos gestores são os dados. Hoje, é possível ter acesso a informações valiosíssimas através deles que facilitam o pensamento estratégico. Porém, para ter acesso aos benefícios, é preciso saber analisar esses dados, identificar se são confiáveis e saber extrair deles o que se procura. Além disso, conseguir lidar bem com a tecnologia de modo geral, certamente irá te ajudar a se desenvolver cada vez mais no seu trabalho.

2 – Ter um compromisso com a aprendizagem contínua

Como falei ao longo do artigo, as coisas estão mudando com uma rapidez surpreendente. Novas tecnologias surgem e com isso novas demandas também. Assim, torna-se fundamental ter um compromisso com a aprendizagem contínua, a fim de acompanhar essa evolução e evitar ser engolido por ela. Fazer essa escolha é fantástico, porque te leva a realmente desejar adquirir mais conhecimento e evoluir constantemente.

3 – Demonstrar flexibilidade

Mais uma vez as mudanças geram outra necessidade para quem deseja inovar e sobreviver no mercado de trabalho, que é demonstrar flexibilidade para se adaptar a elas. É preciso se acostumar a lidar com o novo sem medo e, assim como um surfista, se aventurar nas ondas, desfrutando de cada oportunidade que surgir e que se mostrar relevante, claro. As empresas cada vez mais procuram profissionais preparados para lidar com desafios.

4 – Colocar os clientes em primeiro lugar

Independente de qual seja a sua área de atuação e função que exerce dentro dela, existe um cliente que irá receber o produto ou serviço que você ajuda a produzir. Colocá-lo em primeiro lugar, permitirá que aja de forma mais focada, tanto em relação ao atendimento quanto ao desenvolvimento ou qualquer outra ação dentro da organização. Quando os colaboradores trabalham sob essa perspectiva, fica mais fácil agradar o consumidor.

5 – Construir bons relacionamentos com os colegas

Uma pessoa passa em média um terço do seu dia no trabalho, por isso, é muito importante manter um bom relacionamento com os colegas. Sem contar no fato de que o entrosamento entre os membros da equipe é fundamental para que todos trabalhem bem juntos e possam alcançar as metas estabelecidas com sucesso. Você não precisa ser amigo íntimo de ninguém se não desejar, basta manter uma relação cordial e ser empático com as pessoas ao seu redor.

6 – Ter boas referências

Se você está em processo de busca por uma oportunidade no mercado de trabalho, é interessante contar com boas referências, para que os recrutadores possam entrar em contato caso desejem saber mais a respeito de seu desempenho em experiências anteriores. Alguns contatos que valem a pena acrescentar são: antigos chefes, empregadores, colegas e profissionais de RH das empresas que trabalhou. Essa é uma forma de agregar ao currículo, já que não dá para registrar tudo em uma página.

7 – Estar atento em relação às tendências de mercado

Por fim, é de extrema importância que se mantenha sempre atento às tendências de mercado. Nesse caso, é interessante que vá além da função que exerce e explore sua área de atuação de modo mais abrangente. Inclusive, se tiver interesse por outros segmentos, pesquise sobre eles também, principalmente se tiver alguma intenção de mudar o foco da sua carreira em algum momento. Quanto mais atualizado estiver, maiores são as suas chances de se manter competitivo no mercado de trabalho.

Inovação é a palavra para quem deseja conquistar seu espaço e sobreviver no mercado de trabalho. Agora você já sabe o que precisa fazer para chegar lá, só precisa colocar as dicas em prática e ousar ir além!

Se gostou, compartilhe o artigo em suas redes sociais e passe adiante o conhecimento!

 

Copyright:  1556033876 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lovelyday12