O budismo é uma filosofia de origem indiana, fundada por Sidarta Gautama, o Buda, que tem como principal objetivo fazer com que as pessoas olhem mais para dentro de si, se libertem de todo o sofrimento e, assim, encontrem a felicidade. Independente de qual seja a sua crença religiosa, saiba que o budismo pode ter muito a ensinar, principalmente no que se refere à humildade, ao desapego em relação às coisas materiais e ao autoconhecimento.

10 Dicas do Budismo Para uma Vida Plena e Feliz

Selecionei dez ensinamentos do budismo que acredito serem essenciais para se viver de forma plena e feliz. Aproveite para refletir a respeito de cada um deles e repensar sobre o seu comportamento, não para se julgar, mas sim para identificar as atitudes que precisa transformar para que possa evoluir.

1 – Encontre o Seu Propósito

Como bem disse Buda, a missão de todo indivíduo é descobrir o seu mundo e, em seguida, com todo o seu coração, se entregar a ele. Isso é importante porque cada um de nós tem um propósito, uma razão para estarmos aqui, descobrir qual é a sua dará para a sua vida um novo significado. Então, ao invés de simplesmente realizar ações sem um objetivo por trás, terá um poderoso motivo para agir e dar o seu melhor todos os dias.

2 – As Respostas Que Procura Estão em Seu Interior

Um dos princípios fundamentais do budismo é olhar para dentro de si e usar mais a intuição. Nesse sentido, ao invés de tentar encontrar respostas para os seus questionamentos no mundo exterior e, com isso, acabar se sentindo ainda mais confuso, experimente buscá-las em seu interior. Elas estão todas aí, basta que encontre o caminho e confie mais em si mesmo.

3 – Falhar é Crescer

Esta é uma lição que muitos precisam aprender, porque é grande o número de pessoas que associa a falha ao fracasso, quando, na realidade, os erros nos trazem grandes aprendizados. Por mais que os outros possam compartilhar suas experiências contigo, e isso é muito bom, você apenas irá aprender quando vivenciar aquilo de fato. Dessa forma, jamais permita que o medo de falhar te limite, tenha coragem, siga adiante e dê mais um passo no seu processo de evolução.

4 – Aceite Que Nada é Permanente

Outro ensinamento budista bastante importante diz respeito à impermanência, ou seja, ao fato de que nada é para sempre. Se isso lhe parece assustador, acalme-se, afinal a vida é feita de ciclos, que se encerram para que outros possam começar. Ao aceitar o conceito de que as coisas não são permanentes, automaticamente deixará de se apegar de forma dependente, e quando não há apego não há perda. Quando adquirir essa consciência, irá eliminar grande parte do seu sofrimento e experimentar a verdadeira felicidade.

5 – Aprenda a Dominar a Arte da Paciência

PSC

Tudo tem a sua hora e tentar atropelar as coisas apenas fará com que sofra desnecessariamente. Contudo, é fundamental que saiba compreender a diferença entre paciência e inércia, porque a intenção não é a que deixe de agir, mas sim que aja mas saiba esperar os resultados pacientemente. Se você costuma viver uma vida de impaciência, se permita evoluir, por mais desafiador que seja realizar essa mudança interna, se realmente desejar, irá conseguir.

6 – Lute Contra o Seu Inimigo Interno

Quem você considera o seu maior inimigo? O seu chefe, o governo, aquele que se faz de amigo mas está sempre te colocando para baixo? Saiba que o seu verdadeiro algoz está dentro de ti, simplesmente porque todos esses elementos externos apenas irão te atingir se você permitir. Por isso, antes de pensar em maneiras de vencer esses inimigos que te rodeiam, se questione e identifique os seus medos, porque é esse o caminho para se tornar mais forte, seguro e resiliente.

7 – Esqueça o Que as Outras Pessoas Pensam

Grande parte das pessoas está sempre preocupada com o que os outros pensam a respeito delas, porque se deixam dominar pelo seu ego. E alimentá-lo não é, nem de longe, uma atitude saudável, porque ao invés de nos aproximar da felicidade, nos afasta cada vez mais dela. Os monges budistas sugerem que todos devem desapegar do ego, deixando de concentrar nas opiniões alheias para focar nos próprios pensamentos e desejos, pois, assim, estarão conectados com o seu verdadeiro eu.

8 – Liberte-se da Raiva

Sentir raiva é normal e faz parte da natureza humana, contudo, é importante saber gerenciar essa emoção, a fim de canalizá-la positivamente e evitar alimentá-la, tornando-a ainda mais intensa. Afinal, alimentar a raiva é como pegar um carvão quente com a intenção de jogá-lo em outra pessoa e, com isso, ser o único queimado. Por isso, evite tomar qualquer tipo de decisão quando estiver dominado por esse sentimento, respire, reflita e deixe-o ir.

9 – Concentre-se no Agora

Com a correria do dia a dia, muitos estão sempre pensando no amanhã, achando que, assim, estão construindo o seu futuro. Contudo, essa ânsia excessiva pelo que ainda nem aconteceu faz com que deixem de desfrutar em plenitude do agora, que é realmente um grande presente que recebemos todos os dias. Os budistas estão sempre focados no presente porque sabem que se trata do único momento que nos oferece certeza. Portanto, saiba valorizar cada instante em plenitude, honrando a oportunidade que lhe foi dada de vivê-lo.

10 – A Felicidade Começa Dentro de Você

É claro que a felicidade não está apenas relacionada ao lado espiritual, já que os familiares, amigos, o trabalho e tantos outros elementos que fazem parte das nossas vidas também contribuem com a nossa satisfação. Entretanto, é fundamental considerar que ser feliz é um estado que, para ser verdadeiro, precisa começar internamente, para que, então, possa se refletir no mundo externo. Por essa razão os budistas meditam, porque através dessa prática se conectam consigo mesmos e, assim, encontram a paz interior.

Espero que essas dez dicas te inspirem a buscar um estilo de vida que contemple, principalmente, o seu eu interior, porque essa conexão consigo mesmo irá fazer com que se torne uma pessoa cada vez melhor não apenas para si, mas para o mundo. Lembre-se sempre que, como disse Buda, a paz vem de dentro, por isso, ao invés de procurar à sua volta, olhe para dentro de si.

 

Copyright: 631533302 – https://www.shutterstock.com/pt/g/doraemon9572