A meditação é uma prática milenar de origem oriental que tem sido cada vez mais reconhecida pelos benefícios que pode proporcionar. Conectar-se consigo mesmo é realmente algo fantástico e que pode transformar a sua vida. Se você já ouviu falar a respeito, mas acha que é algo complicado demais e que não irá conseguir, saiba que existem técnicas de meditação para iniciantes e que todo mundo precisou dar o primeiro passo um dia. Portanto, elimine essa crença limitante da sua mente e se permita conhecer e experimentar algo novo.

Quer se desenvolver e conquistar resultados extraordinários?
Clique aqui e descubra em “O Poder do Autoconhecimento!

O Que é a Meditação?

Trata-se de uma prática criada há mais de 2.500 anos para treinar a mente. Historicamente, era uma atividade realizada apenas por monges, mestres de kung-fu e praticantes de ioga de nível avançado, mas com o passar do tempo isso mudou. Hoje, a meditação é bastante popular entre as pessoas de uma forma geral, com destaque para atletas, grandes empresários e celebridades do mundo todo.

A razão para essa grande difusão da prática meditativa é que ela é considerada como uma das maneiras mais eficazes de treinar a atenção. Quando uma pessoa se senta para meditar, ela fica em silêncio, relaxada e, ao mesmo tempo, em alerta. Então, é necessário focar a atenção em uma coisa, que pode ser um objeto, a respiração ou um mantra, que é uma palavra ou frase que deve ser repetida na mente durante toda a prática.

A Importância de Não Se Julgar Durante a Meditação

Durante o exercício, é natural que a mente fique vagando, porque meditar não significa não pensar em mais nada durante todo o tempo, mas sim trazer a sua atenção de volta para o foco inicial. Dentro do período de uma hora de prática, a sua atenção pode ir e vir umas quinhentas vezes, e isso faz parte do processo. Ao invés de se julgar e se sentir um meditador ineficiente, concentre-se em retornar ao ponto inicial sempre que perceber que seu pensamento foi para longe.

É importante se manter relaxado, eu uma mesma posição e em alerta enquanto pratica a meditação. Assim, lentamente irá entrar em um estado de relaxamento e concentração, que vem acompanhado de uma profunda sensação de bem-estar, algo que pode proporcionar efeitos fisiológicos e neurológicos extremamente positivos, proporcionando benefícios para a saúde de uma maneira geral.

Abordagens Fundamentais das Técnicas de Meditação

PSC

De uma forma geral, todas as técnicas de meditação se enquadram em uma dessas abordagens, que é focada ou livre. No primeiro tipo, é necessário focar a mente em algo específico, que pode ser um mantra, suas sensações corporais ou a respiração, por exemplo. Já no segundo tipo, você se concentra no espaço aberto da sua própria consciência. Nesse caso, é necessário resistir à tentação de se concentrar em uma única coisa, aceitando os pensamentos que surgirem e deixando-os ir em seguida.

Enquanto as técnicas de meditação focadas são mais indicadas para iniciantes, as livres geralmente são praticadas por indivíduos em um nível já avançado e que possuem um maior domínio sobre o exercício. Contudo, independente da abordagem escolhida, saiba que todas levam aos mesmos objetivos, que são autoconhecimento, tranquilidade, foco, relaxamento, clareza e bem-estar.

Conheça 5 Técnicas de Meditação Para Relaxar a Mente

Conheça, a seguir, cinco técnicas de meditação que irão te ajudar a relaxar, aliviar o estresse e a ansiedade e se conhecer melhor.

1 – Meditação Com Mantra: trata-se de uma prática com a consciência focada, em que é necessário repetir silenciosamente uma palavra ou frase, mantendo sua mente concentrada apenas nisso. Claro que é natural desviar o foco algumas vezes, nesse caso basta voltar a atenção para onde estava.

2 – Meditação em Movimento: o Tai Chi e o Qigong são as duas das formas mais populares de meditação em movimento. Nessas práticas de consciência focada, utiliza-se uma combinação de visualização, movimento e foco para atrair a força vital para o corpo e a mente. Atividades como corrida, ioga e caminhada também podem ser formas de meditação em movimento quando praticadas com atenção plena.

3 – Meditação de Respiração: é uma das técnicas de meditação com a consciência focada mais simples e mais eficazes para relaxar rapidamente, exige apenas que você conte cada ciclo da sua respiração. Basta se manter focado e relaxado enquanto observa o seu respirar e conta até 10, 50 ou 100. Depois, é só recomeçar e repetir o processo quantas vezes achar necessário.

4 – Meditação Vipassana: é uma prática de consciência livre na qual você observa todas as sensações do seu corpo e os pensamentos que surgem em sua mente. Não se deve estar focado em nada de maneira específica, mas sim em deixar tudo passar pela sua consciência sem reagir, somente observando, se tornando consciente sobre cada sensação ou pensamentos e deixando-os ir.

5 – Meditação Guiada: uma modalidade bastante conhecida para aqueles que desejam começar a meditar. São encontradas nas mais diferentes formas e tempos de duração – que vão desde músicas e cantos até instruções para visualização e relaxamento. Para encontrar áudios de meditação guiada basta pesquisar em sites específicos de meditação, em aplicativos ou mesmo no YouTube.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Desmistificando a Meditação

Um mito bastante comum sobre a meditação é que você não deve ter nenhum tipo de pensamento enquanto pratica. Isso não é verdade, pois o objetivo da prática é exatamente aprender a ficar tranquilo e à vontade, independente do que esteja acontecendo em sua mente. Basicamente, meditar é um treinamento de como se manter calmo e relaxado mesmo quando sua mente está agitada.

Uma das maiores razões pelas quais muitas pessoas desistem da meditação logo no início é porque acham que sua mente deveria estar completamente vazia e, como não conseguem, se sentem incapazes. A verdade é que a mente pode realmente ficar em silêncio em determinados momentos, e quando acontecer será incrível, mas também é importante saber que irá desfrutar de inúmeras outras experiências únicas. No fim das contas, meditar é sobre aceitar as coisas como elas são, sem tentar mudá-las.

Espero que tenha gostado de saber mais a respeito da meditação e conhecer algumas de suas técnicas. Adotar o hábito de meditar diariamente, mesmo que por apenas alguns minutos, irá te ajudar a se conhecer melhor e a manter uma conexão profunda consigo mesmo. Comece hoje mesmo e descubra o poder fantástico dessa prática milenar.

 

Copyright: 605622212 – https://www.shutterstock.com/pt/g/evgenyataman