meditar-dicas

Dicas de Como Começar a Meditar

Por: José Roberto Marques | Blog | 24 de agosto de 2018

A meditação é uma prática de origem oriental que tem como objetivo levar um indivíduo a manter a sua mente focada e, assim, atingir um estado de clareza emocional. Não há certezas em relação ao período em que surgiu, mas existem registros na literatura indiana de mais de 1500 anos aC. Com o passar do tempo, seus benefícios se tornaram conhecidos no mundo todo, levando até mesmo profissionais da área de saúde a indicarem a prática aos seus pacientes. Se deseja saber mais sobre o assunto e conferir dicas de como começar a meditar, é só continuar acompanhando.

10 Benefícios Cientificamente Comprovados da Meditação

Existem estudos que comprovam a eficácia da meditação no tratamento e prevenção de diversos transtornos emocionais, como é o caso da ansiedade, da depressão e da síndrome do pânico, por exemplo. Veja, a seguir, outros benefícios que a prática pode proporcionar.

1 – Menos Estresse: um dos benefícios mais conhecidos da meditação é reduzir o estresse através da produção de hormônios ligados ao bem-estar e à tranquilidade, como a oxitocina e a serotonina.

2 – Melhora do Sistema Imunológico: por proporcionar uma sensação de paz interior, a meditação é capaz de reduzir a pressão arterial e, assim, fortalecer o sistema imunológico.

3 – Redução de Dores: muitas dores se tornam mais intensas por conta do estresse, por isso a prática meditativa é capaz de ajudar a amenizá-las.

4 – Autoconhecimento: o fato de o indivíduo permanecer em silêncio e concentrado permite que ele se torne mais consciente em relação a si mesmo.

5 – Maior Controle Emocional: o autoconhecimento tem como consequência o controle emocional, pois, ao reconhecer suas emoções, uma pessoa saberá lidar com elas de uma forma muito mais positiva.

6 – Aumento da Concentração: durante a prática, o indivíduo se mantém concentrado em algo específico, como um mantra, um objeto, sua respiração, assim ele poderá desenvolver cada vez mais essa capacidade, podendo utilizá-la em outras áreas da vida.

7 – Auxilia no Tratamento de Vícios: meditação requer disciplina mental, o que é extremamente útil em tratamentos para recuperação de diversos tipos de vícios.

8 – Melhora a Qualidade do Sono: a sensação de relaxamento promovida pela prática meditativa é capaz de ajudar a regular o sono e a melhorar sua qualidade.

9 – Promove a Compaixão: diversos estudos constataram que a meditação tem uma forte ligação com a bondade e a capacidade de se compadecer com a dor do outro.

10 – Aumento da Massa Cinzenta: os benefícios da meditação não se resumem ao âmbito psicológico, foi comprovado recentemente que a prática é capaz de alterar a fisiologia do cérebro.

Dicas de Como Começar a Meditar e Desfrutar de Todos os Benefícios

Depois de saber mais sobre os benefícios que a meditação pode te proporcionar, confira dicas para iniciar a prática e levar a vida de forma mais leve e feliz.

1 – Comece aos Poucos

Todo hábito precisa de tempo para ser construído, não adianta querer começar a meditar por períodos longos de uma vez, sem uma preparação. O ideal é dar início com alguns minutos diários e ir aumentando gradativamente. A minha sugestão é que inicie com dois minutos, então, após uma semana aumente para cinco, depois dez e assim por diante. Lembre-se que o objetivo é se sentir bem, portanto se respeite e dê um passo de cada vez.

2 – Tenha Constância

Não é porque serão apenas dois minutos no início que você poderá deixar de praticar, pois ter constância é fundamental para que realmente adote esse hábito. Por isso, é importante que defina uma rotina de meditação e siga à risca. Existem pessoas que gostam de meditar ao acordar, enquanto outras preferem utilizar a prática como forma de relaxar antes de dormir. Experimente essas e outras opções e escolha aquela que fizer com que se sinta melhor e que se encaixe mais facilmente no seu cotidiano.

3 – Seja Paciente Consigo Mesmo

Lembre-se de que grandes construções começaram a ser criadas com um tijolo, portanto, seja paciente e evite se julgar. Grandes meditadores começaram como você e praticaram muito até adquirirem experiência que possuem hoje. Então, não se sinta incapaz e siga em frente, afinal a ideia da prática é realmente se conhecer, se respeitar e se conectar consigo mesmo. Por isso, aproveite a jornada e desfrute de todos os ensinamentos que ela pode te oferecer.

4 – Verifique Como Se Sente

O principal objetivo da prática da meditação e fazer com que você se conecte consigo mesmo e encontre a paz interior. Por essa razão, é essencial que se observe para verificar como está se sentindo durante a prática. Veja como está a sua respiração, o seu estado emocional, o seu corpo, mas sempre observando, sem fazer julgamentos a respeito de si.

5 – Experimente Meditações Guiadas

Uma modalidade bastante interessante para iniciantes são os áudios de meditação guiada. Eles podem ser facilmente encontrados no YouTube ou em aplicativos e sites especializados no assunto. Neles, uma voz suave, com uma música relaxante ao fundo, irá te orientar sobre como deve agir. Existem versões para os mais diferentes objetivos, como relaxamento, sono, concentração, cura, entre outros.

6 – Não Se Preocupe em Esvaziar a Mente

Uma grande preocupação entre muitos meditadores iniciantes está relacionada ao fato de não conseguirem esvaziar suas mentes. Nesse caso, é importante deixar claro que isso até pode acontecer depois de um tempo de prática, mas não é o objetivo central. Se um pensamento surgir, aceite-o, pois isso é normal, e depois volte ao foco inicial da sua prática. Faça isso quantas vezes forem necessárias, sem cobranças ou julgamentos.

7 – Seja Grato

Sempre que terminar a sua prática, independente se ela durou dois ou trinta minutos, sorria e agradeça por aquele momento. Seja grato por ter conseguido dedicar esse tempo para si, por ter mantido o seu compromisso, mostrado a si mesmo que é digno de confiança e por ter aproveitado esse tempo para se conhecer e fazer amizade consigo mesmo. Tenho a certeza de que serão minutos fantásticos e que irão te proporcionar uma grande sensação de paz e bem-estar que se estenderá pelo dia todo.

Se sente vontade de começar a meditar, comece, evite deixar sempre para o dia seguinte e se permita conhecer essa prática tão poderosa. Dê esse passo e verá o quanto a sua visão a respeito de si e do universo irá se transformar. Desejo a você muita luz, paciência e paz em sua jornada.

 

Copyright:  605622212 – https://www.shutterstock.com/pt/g/evgenyataman

Deixe seu Comentário: