Pressmaster/Shutterstock Negociar é uma habilidade que todos nós, pessoal e profissionalmente, precisamos desenvolver

Negociar é uma arte. Algumas pessoas desde cedo, naturalmente, demonstram um talento para a negociação. Outras, entretanto, são avessas a isso e, se sentem incomodadas e constrangidas quando precisam barganhar.

O fato é que em todos os momentos, consciente ou inconscientemente, estamos em meio a algum processo de negociação. Seja com os nossos pais, amigos, professores, parceiros, filhos, colegas ou chefes, invariavelmente, sempre estamos negociando a escolha do lugar, na hora de sair, o valor da mesada ou mesmo um prazo maior para a entrega de uma demanda.

Por isso mesmo, por mais que nem todas as pessoas se sintam confortáveis e aptas a negociar, é importante desenvolver esta capacidade para não acabar perdendo boas oportunidades na vida. Neste sentido, preparei algumas poderosas dicas de Coaching e negociação para ajudar você a aprimorar esta habilidade. Confira!

Dicas de Coaching para Negociação

Ouça na essência – Num processo de negociação é muito importante aprender ouvir, além das palavras, para deste modo compreender a real intenção da pessoa com que está negociando. Com isso, você tem a oportunidade de formatar melhores argumentos, entender o que o outro quer e resolver a situação, da melhor maneira.

Comunicação clara – A base de uma boa negociação passa por uma comunicação assertiva, onde você apresenta suas ideias e argumentos, de maneira coesa, com informações claras, e que sejam capazes de vender suas ideias, produtos ou serviços.

PSC

Conheça seu negociador – Isso é muito importante, para saber escolher as estratégias certas, e que podem convencer o outro negociador a aceitar sua proposta.  Por isso, busque entender seu modo de pensar e agir, forma de comunicação e busque adaptar seu discurso a cada pessoa com quem negociar.

Mantenha a calma sempre – Quando você precisar fazer uma negociação difícil, como pedir um aumento, por exemplo, busque manter um tom de voz normal e amistoso e também o seu controle emocional. Mesmo que a pessoa tente tirar você do sério, com argumentos discrepantes, foque em seu objetivo.  Se vir que a negociação está tomando outra dimensão; interrompa; saia do ambiente e procure acalmar-se.

Escolha o momento certo – Pedir um aumento quando a empresa está cortando gastos ou tentar negociar com sua esposa ou marido quando eles estão nervosos ou cansados. Estes são apenas alguns exemplos, mas existem diversas situações que não são as melhores para iniciar uma negociação. Por isso, fique atento ao contexto, observe o estado emocional das pessoas e busque escolher um momento mais propício para negociar.

E você, qual a sua dica infalível para fazer uma boa negociação? Compartilhe