Você sabia que 22 de maio é o Dia do Abraço? Por isso mesmo, eu já quero começar perguntando: Quem você mais gostaria de abraçar neste exato momento? Essa pessoa pode estar perto ou longe de você ou mesmo já não estar mais entre nós. De qualquer forma, imagino que você deva ter pensado em alguém muito querido.

Eu pensei em alguém muito importante para mim, o meu pai querido, que chamava José Marques e partiu há alguns anos. Eu adoraria abraçá-lo neste dia tão especial. Mas não quero de forma alguma que você fique triste. Muito pelo contrário, quero que hoje você se lembre de apenas dos abraços maravilhosos que deu e recebeu ao longo de sua vida. Afinal, é um dia com um significado lindo!

Em um abraço não estão envolvidos somente os corpos das pessoas, mas também os sentimentos. Nala no silêncio, da união dos braços, que a pessoa que nos abraça está aqui, para o que der e vier. Maravilhoso!

O ato pode acontecer por conta da saudade de pessoas que não se veem há muito tempo, pode ser uma forma de demonstrar compaixão ou ainda apenas uma ação de carinho. Não importa qual seja o motivo, se ele é verdadeiro, o abraço está sempre envolvendo e transmitindo sentimentos.

A característica dessa emoção depende das pessoas e do contexto. Um abraço tem o poder de acalmar, acalentar, confortar, aquecer, curar, consolar, animar, elevar, reconhecer, estimular, enobrecer e perdoa, por exemplo.

Dos que já se foram, vamos nos lembrar do aconchego de seus braços e do quanto isso nos fez tão bem. Que fique o sentimento de gratidão e de cuidado, que só o abraço de quem nos ama e nos quer muito bem pode trazer.  

Efeitos comprovados pela ciência

PSC

Para quem acha que estou exagerando quando falo do poder do abraço, tenho a ciência ao meu lado! Veja alguns casos que selecionei para você conferir:

Mais uma pesquisa dos Estados Unidos, só que dessa vez da Universidade do Colorado, fez uma experiência com 22 casais em diferentes situações. Foram feitos testes de dor leve nas mulheres, por exemplo. Vale ressaltar que os resultados mostraram que quando uma pessoa amada tocada a outra, a dor era “acalmada”. Isso acontecia com a sincronização dos batimentos cardíacos e da respiração. Isso mostra que o toque sincero e a sensação de acolhimento libera a endorfina, um neurotransmissor analgésico, que promove a sensação de bem-estar sem dor.

Um estudo da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, e publicado pela revista científica Psychological Science, indica que um singelo abraço pode proteger as pessoas dos efeitos causados pelo estresse, ansiedade e depressão.

Outro estudo dos Estados Unidos, desta desenvolvido pela Faculdade de Artes e Ciências da University of Missouri e publicado na revista científica Personality and Individual Differences, mostra que o abraço pode ser vantajoso para pessoas que tem dificuldades sérias em verbalizar emoções. Pessoas com esse problema sofrem de alexitimia e a pesquisa mostra que o gesto pode aliviar o estresse.  

 

Viu como a ciência descobriu informações incríveis sobre o abraço?

Desde o nascimento

Quando nascemos somos abraçados por nossa mãe. Esse simples gesto nos mostra como o amor pode ser materializado. Mais do que isso: a ciência também pode comprovar isso!

Todos os contatos físicos carinhosos entre a mãe e o seu bebê, inclusive o abraço, estimulam a liberação de um hormônio chamado ocitocina, neurotransmissor conhecido como hormônio do amor. A ocitocina é capaz de diminuir a pressão arterial, acalmar e amenizar o estresse.

Um estudo publicado no jornal Development and Psychopathology, indica que a quantia de abraços que um bebê recebe pode influenciar mudanças epigenéticas em pelo menos cinco áreas do DNA, que incluem o sistema imunológico e o metabolismo. Ou seja: esse singelo ato pode modificar muito na vida de uma criança.

Como é mágico o poder do abraço, pois ao mesmo tempo em que faz bem à saúde também faz bem para as emoções!

Além das pesquisas médicas

Muito mais do que qualquer estudo médico, um abraço pode trazer resultados que nenhum aparelho pode medir. Confira:

  • Compromisso e intimidade: considerando o contexto e as pessoas envolvidas, um abraço pode fazer com que se crie um laço sincero que irá durar para a vida. É uma ligação que conecta seres humanos em uma relação de proximidade e sentimentalidade. Pode ser o fortalecimento de um relacionamento antigo ou o começo de outro.
  • Tranquilidade: em momentos de grande tensão, esse gesto pode chegar como uma oportunidade de alívio em meio a um turbilhão de sensações.
  • Mudança de humor: não é apenas de calma, paz e tranquilidade que uma pessoa pode viver, não é mesmo? Também precisamos dos momentos de grandes emoções e muito bom humor. Levar todas as situações da vida com a cabeça erguida e manter o bom humor intacto quando preciso encontrar uma forma de seguir em frente.
  • Empatia: quem faz um ato de carinho para uma pessoa que precisa demonstra ser altruísmo.

Você se lembra de mais algum resultado bom que pode vir de um abraço? Escreva nos comentários para eu saber!

Abrace suas melhores emoções

Eu amo abraçar, coração com coração, num compartilhamento verdadeiro de energias e de almas que estão verdadeira e inteiramente conectadas, dando o seu melhor uma a outra, fortalecendo suas luzes, amenizando suas sombras e transcendendo a existência única.

Existem abraços de vários tipos, não é mesmo? Há o abraço de urso, de amigo, do coleguismo, do amor e do consolo. E também existe aquele abraço que você pode dar em si mesmo, preenchendo o vazio. Abrace mais a si mesmo!

Não espere mais! Não deixe de abraçar as pessoas que você gosta e se permita ser abraçado por aqueles que gostam de você. Lembre-se de que o ato não deve ser praticado somente nos momentos de extrema alegria ou tristeza. Calma, não estou falando para você sair por aí abraçando loucamente. Faça esse gesto de carinho com aqueles que você realmente se importa. Mostre que você está lá para todas as situações, inclusive para aquelas que aparentam ser rotineiras.

Durante esse lindo gesto, sinta o coração destas pessoas, sinta o vínculo, sinta a energia positiva. Abrace a si mesmo, os seus sonhos e sinta a paz, o zelo e a multiplicação de sentimentos bons que só um abraço que vem da alma, de dentro, pode trazer para sua vida e invadir seu coração de emoções positivas. Viva o abraço, viva este cuidado sagrado, coração com coração!

E você, já abraçou alguém que gosta hoje? Aproveite a oportunidade!

Copyright: 1028466634 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gregoriokoji