Uma pessoa determinada é aquela que persiste para conquistar aquilo que deseja. Sabemos que o caminho para alcançar qualquer tipo de objetivo tem os seus percalços e é por isso que a determinação deve ser a base da vida de todos nós, porque é através dela que nos mantemos firmes para conquistar tudo o que desejarmos. Continue acompanhando e faça essa reflexão sobre o assunto comigo, além de conferir dicas para construir essa base sólida e realizar todos os seus sonhos.

A importância da determinação em nossas vidas

Para mostrar o quanto a determinação é importante, vamos imaginar uma pessoa que tenha como objetivo abrir o seu próprio negócio e fazer a sua empresa se tornar uma referência em sua cidade e região. Sabemos que empreender é extremamente desafiador, assim, se essa pessoa não for determinada e tiver certeza absoluta sobre onde quer chegar, possivelmente acabará desanimando quando se deparar com o primeiro obstáculo.

Por outro lado, caso a determinação esteja presente em sua vida, ela saberá utilizar os erros para aprender, se fortalecer e, então, prosseguir com sua jornada. É claro que ser determinado não é o mesmo que ser um super-herói e não sofrer ou ter momentos de desânimo, afinal de contas, estamos falando de um ser humano, como eu e você, que tem suas fraquezas. A diferença está no fato de que, após uma queda, o indivíduo não desiste, mesmo que sinta vontade, porque sabe o motivo pelo qual está ali, batalhando pelo seu sonho.

Existem pessoas que parecem nascer determinadas, o que provavelmente deve ter sido aprendido através dos pais e outros familiares que ensinaram e demonstraram isso através de suas ações. Entretanto, se esse não for o seu caso, saiba que é perfeitamente possível desenvolver essa competência e tornar a determinação parte da sua essência e de quem você é.

7 Passos para se tornar uma pessoa determinada e realizadora

A principal diferença entre uma pessoa determinada e outra que se mantém inerte e apenas espera as coisas acontecerem é que a primeira age, enquanto a segunda apenas sonha. De qual lado deseja estar? Se for o da determinação, coloque os sete passos a seguir em prática e se prepare para viver em uma nova e maravilhosa realidade!

1 – Questione-se sobre qual é o seu estado desejado

Uma pessoa determinada é aquela que busca tudo aquilo que deseja em vez de apenas ficar sonhando acordada sem nada fazer. Contudo, para começar a agir é preciso entender exatamente o que quer para a sua vida. Para encontrar essa resposta, é importante que mantenha um diálogo franco consigo mesmo e identifique quais são os seus objetivos, considerando sempre a sua essência e sem se deixar levar por pressões externas, porque é exatamente o querer que te dará forças para continuar.

2 – Defina as metas para construir a realidade em que deseja viver

PSC

Saber quais são os seus objetivos é realmente muito importante, mas não é o suficiente, já que geralmente são ideias muito vagas. Para que se tornem realidade é preciso que os transforme em metas, que são mais palpáveis e impulsionam a ação. Desse modo, em vez de apenas pensar que deseja ter seu próprio negócio, é preciso que seja mais específico e determine qual será o tipo de negócio, como irá começar, quando, quanto mais detalhes tiver o seu plano, maiores são as chances de que o alcance.

3 – Saiba quais são as suas prioridades

Priorizar é um dos segredos das pessoas determinadas, pois, como sabem exatamente onde querem chegar, conseguem desapegar de tudo aquilo que não irá agregar aos seus objetivos. Isso é fundamental para que evite desperdiçar suas energias com coisas desnecessárias, apenas para agradar. Acredite, seus verdadeiros amigos não ficarão chateados se você recusar um convite para sair porque precisa se dedicar a algo que considere importante.

4 – Adapte-se quando for necessário

Por mais que tenha um planejamento perfeito, é importante lembrar que a vida muitas vezes pode surpreender e que mudanças acontecem constantemente. Assim, ser determinado também envolve ser flexível e se adaptar às novas realidades que surgirem. Se o seu negócio não deu certo exatamente da maneira que previu, altere os planos e encontre outras formas de alcançar o sucesso. Dominar a arte de se adaptar é um sinal de inteligência e sabedoria.

5 – Construa um mindset positivo

Pessoas conseguem se manter determinadas porque possuem uma mentalidade positiva e enxergam oportunidades onde muitos veem apenas problemas. Se ainda não tem esse hábito, comece a exercitar a sua mente, identificando o lado positivo de tudo o que lhe acontecer. Mesmo quando uma situação ruim acontece é possível tirar algo de bom, que é o aprendizado e isso fará toda a diferença em sua vida. Agradeça em vez de reclamar e portas se abrirão para você.

6 – Utilize estrategicamente os seus pontos fortes

Para ser determinado é importante saber quais são os seus pontos fortes, a fim de utilizá-los de maneira estratégica. Por isso, procure se conhecer e peça feedbacks para pessoas que convivem contigo, assim saberá exatamente no que é bom e, também, quais são os pontos que precisa melhorar. Essas informações irão te proporcionar uma visão mais abrangente sobre si e sua vida, possibilitando que faça escolhas mais inteligentes e que te aproximem dos seus objetivos.

7 – Se pensar em desistir, lembre-se do que te trouxe até aqui

Pensar em desistir é natural, porque o ser humano tende a se questionar quando algo sai diferente do que ele espera. Porém, é preciso que tenha a consciência de que um pensamento não precisa determinar o que irá ou não fazer. Lembre-se sempre do que te trouxe até aqui, porque é isso que irá te manter no caminho da determinação e da persistência. Para ajudar a memória, escreva os seus objetivos ou, se preferir, crie um quadro com figuras e palavras que te façam lembrar deles para olhar todos os dias.

Tenha sempre em mente que não existem atalhos para chegar aos lugares que realmente valem a pena. Portanto, se deseja chegar lá, levante-se e dê o seu melhor com coragem e determinação.

Fontes:

https://www.ezbiz.com.br/post/a-import%C3%A2ncia-da-determina%C3%A7%C3%A3o

https://pt.wikihow.com/Ser-Determinado

Copyright:  1170979870 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc