O conhecimento é um dos recursos mais poderosos que se pode ter, porque é algo que ninguém pode lhe tirar. Contudo, mais importante do que apenas valorizar tudo o que sabe, é necessário estar sempre em busca do seu desenvolvimento intelectual, pois sempre existe algo novo a ser aprendido. O mundo oferece uma infinidade de oportunidades para conhecermos coisas novas, permita-se desfrutar de tudo isso e ampliar os seus horizontes.

10 Dicas Para Acelerar o Seu Desenvolvimento Intelectual

Refletir sobre o quanto você sabe é o primeiro passo em direção ao seu desenvolvimento intelectual, pois isso permitirá que valorize o que sabe e, também, que tenha consciência em relação ao que não sabe. Então, poderá partir para as etapas seguintes e iniciar uma jornada de conhecimento e evolução.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

1 – Adote o Hábito de Ler

A leitura é um hábito fantástico, que todos deveriam adotar. Seus benefícios incluem a ampliação do vocabulário, melhora na escrita, estimulação da criatividade, conexão consigo mesmo, relaxamento e, claro, a aquisição do conteúdo lido. Para adquirir esse costume, comece com obras que tratem dos assuntos que mais te interessem e defina um horário fixo. Além disso, ter um livro sempre à mão para ler em situações como filas, viagens e salas de espera irá te ajudar a passar o tempo de maneira produtiva.

2 – Utilize a Internet Para Conhecer Coisas Novas

A internet é mais do que e-mail e redes sociais e conta com um universo de possibilidades para te oferecer. Que tal começar a utilizá-la para ampliar os seus conhecimentos? Sempre que uma dúvida vier à sua cabeça, ao invés de deixá-la para lá ou perguntar para alguém, pesquise. Durante esse processo, são grandes as chances de que encontre mais informações do que o esperado e isso é fantástico. Quando estiver em frente a um computador ou com o seu smartphone em mãos tenha consciência em relação à grandeza que esses aparelhos podem te oferecer e desfrute disso.

3 – Tenha Interesse Por Outras Áreas do Conhecimento

Um bom profissional deve estar sempre em busca de adquirir mais conhecimento e se aperfeiçoar. Entretanto, além dessa preocupação, é importante ter interesse por outras áreas, como uma forma de ampliar os horizontes. Ler livros sobre outros temas, assistir documentários, fazer pesquisas, participar de palestras, conversar com pessoas de profissões diferentes da sua, são muitas as formas de conhecer coisas novas. Quando menos esperar, essas informações farão a diferença na sua vida.

4 – Seja uma Pessoa Curiosa

PSC

Albert Einstein disse que a curiosidade é mais importante do que o conhecimento e ele tinha toda a razão. Afinal, se uma pessoa não for curiosa, certamente irá se estagnar e se conformar com aquilo que sabe, deixando de buscar aprender coisas novas e ir além. Por isso, questione as informações que chegarem até você, não se contente com dados rasos, se aprofunde, busque mais. Quanto mais alimentar esse interesse, mais intenso ele ficará, o que irá contribuir para que o seu desenvolvimento intelectual seja cada vez mais poderoso.

5 – Reconheça Todo o Conhecimento Que Já Possui

Buscar novos conhecimentos é importante, mas é necessário que também saiba valorizar tudo aquilo que já aprendeu. Então, seja consciente em relação ao seu potencial intelectual, se valorize e utilize tudo o que sabe de maneira positiva, seja realizando uma tarefa com mais qualidade ou mesmo compartilhando informações com outras pessoas. Quanto mais consciência tiver em relação à sua evolução, mais motivação terá para seguir em frente.

6 – Permita-se Experimentar o Novo

Grande parte das pessoas tem um apego em relação às coisas com as quais tem maior familiaridade, como amigos, lugares que frequenta, estilo de música, filmes, opiniões. Por mais que se sinta à vontade no seu meio atual, dar a oportunidade para conhecer o novo pode te proporcionar surpresas fantásticas, como descobrir novas paixões, gostos, interesses e, consequentemente, de se redescobrir. E isso pode ser feito nas pequenas coisas, como mudar o trajeto para ir até o trabalho e conversar com pessoas que pensam diferente, por exemplo.

7 – Registre as Informações Que Julgar Interessantes

A nossa mente está constantemente recebendo informações e estímulos, por isso é natural se sentir exausto ao fim do dia mesmo sem ter feitos grandes esforços físicos. Por essa razão, pode acontecer de informações novas que aprendeu sejam perdidas em meio a um mar de novidades. Para evitar que isso aconteça, adote o hábito de registrar tudo aquilo que julgar importante, pois, enquanto escreve, o conteúdo em questão se tornará ainda mais marcante em sua memória.

8 – Invista em Experiências

Todo mundo quer ter conforto e é natural que uma pessoa tenha o desejo de adquirir bens que lhe proporcionem isso. Entretanto, é necessário estar sempre atento para evitar excessos e acabar comprando mais coisas do que realmente precisa. Ao invés disso, prefira investir em coisas que irão lhe proporcionar experiências que sejam verdadeiramente agregadoras, como viagens, peças de teatro, cursos, palestras e o que mais julgar ser positivo para o seu desenvolvimento intelectual.

9 – Seja um Bom Ouvinte e Observador

Além do conhecimento que se pode adquirir nos livros e na sala de aula, existe aquele que é aprendido no dia a dia, através da convivência com outras pessoas. Contudo, para que consiga ter acesso a essas informações valiosas é necessário que adquira uma habilidade simples, mas que nem todos utilizam, que é ouvir o outro na essência. Por isso, quando estiver conversando com alguém, evite querer ser o único a falar, escute e entenda o que o seu interlocutor está lhe dizendo.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

10 – Compartilhe o Que Você Sabe

Por fim, a última atitude para que invista no seu desenvolvimento intelectual é que compartilhe o que você sabe, passando o seu conhecimento adiante. Existem diversas maneiras de fazer isso, seja no dia a dia ou participando de alguma ação social como voluntário. Experimente e veja o quanto é satisfatório dividir o seu conhecimento com outras pessoas, pois, além de ensinar, certamente aprenderá muito com elas.

Gostou do artigo? Então aproveite e comece agora mesmo a compartilhar conhecimento, publicando o link em suas redes sociais!

Copyright: Google – https://www.colegiosaojudas.com.br