Desculpability

Docstockmedia/Shutterstock Dar desculpas para tudo esta no perfil de quem sofre de Desculpability

“Desculpa ai, foi mal”. Esta é uma frase que você vai ouvir com frequência do profissional que sempre arranja uma desculpa para seus erros e negligências. Isso ocorre porque esta pessoa vive o que chamamos de estado mental do “desculpability”, em que as desculpas vêm sempre em primeiro lugar.

Se não bastasse isso, o desculpador de plantão é uma pessoa pessimista e, às vezes, preguiçosa, que sempre encontra uma desculpa para retardar seu trabalho e não fazer o que precisa ser feito.  Também tem o mau hábito de culpar os outros quando algo de errado acontece e de sempre se eximir de qualquer tipo de responsabilidade.

Assim, no trabalho e na vida, pode ser muito complicado ter que conviver com este tipo de pessoa, tão acostumada a se desculpar sempre e procrastinar. Digo isso porque, se, por exemplo, acontece algo de errado, nunca é dela a culpa. Se ela perde os prazos ou não entrega uma demanda de trabalho, na data certa, a culpa também não é sua. Se ela tem um comportamento ofensivo, também diz que não foi por mal e que o outro que começou e por ai vai.

Coaching Contra a Desculpability

Estas situações mostram como desculpability afeta os comportamentos da pessoa e prejudica os seus resultados e os das pessoas à sua volta. Por isso, para evitar que este tipo de comportamento se perpetue é importante identificar as causas e também buscar meios de combater efetivamente estes tipos de atitudes.

Neste sentido, o Coaching, com suas técnicas e ferramentas, pode ajudar a pessoa que sofre com este tipo de problema a entender porque ela tem estes comportamentos e quando isso começou. Deste modo, em conjunto com seu coach, o cliente terá todo o suporte para trabalhar na eliminação das crenças que alimentam suas ações e também as atitudes provenientes disso.

Para tanto, é importante conscientizar a pessoa de todos os malefícios que o problema traz a sua vida e ao dia a dia daqueles com quem se relaciona dentro e fora do trabalho. Este é o primeiro passo para que o indivíduo entenda que tudo aquilo que ela faz ou deixa de fazer afeta não apenas o seu desempenho, mas também prejudica os outros.

PSC

Então, se você também sente que tem esta dificuldade, alimenta estes tipos de comportamentos, mas quer superar esta sombra, vencer as desculpas e conquistar grandes resultados em sua carreira, reconheça sua dificuldade e busque ajuda especializada.  Assim, você pode virar o jogo, viver o outro lado da moeda, o Accountability e passar a ser um profissional extraordinário.