Cada indivíduo tem a sua própria opinião sobre temas diversos, que é formada de acordo com as suas vivências e valores. Por essa razão, temos tanta pluralidade de ideias no mundo, porque cada um enxerga um fato de acordo com o seu olhar e é nisso que as pessoas se baseiam para fazer suas escolhas. Sabe quando um amigo tem uma opinião totalmente contrária à sua? Por mais absurda que a ideia do outro pareça, é preciso que respeite e entenda que, se ele pensa dessa forma, é porque tem motivos para tal.

Conversar com indivíduos que possuem opiniões diferentes pode ser extremamente enriquecedor, mas desde que os envolvidos estejam dispostos a dialogar com respeito e se permitam ouvir antes de rebater. Defender uma opinião a qualquer custo, sem se atentar a outros tipos de visão, pode trazer consequências bastante negativas para uma pessoa, porque isso irá impedi-la de ampliar seus horizontes e evoluir.

Conheça as consequências de defender sua opinião a todo custo

Defender o próprio ponto de vista é fundamental em muitas situações, principalmente se estiver negociando com outra pessoa. Assim, poderá mostrar a ela que o seu ponto é o melhor e, então, chegarem a um consenso. Contudo, é necessário tomar cuidado para evitar exagerar nessa defesa de ideias e acabar passando dos limites.

Como bem disse o filósofo Heráclito, a única coisa que nunca muda é que tudo muda. A vida é assim, uma constante transformação e isso se aplica à natureza e, também, às pessoas. Hoje, pode ser que um indivíduo seja totalmente a favor de determinada atitude, por exemplo, mas, daqui um tempo, pode ser que ele mude de ideia e passe a achar que não era algo tão positivo assim.

Não há problema algum em mudar de opinião, inclusive, isso é bastante saudável, pois é um sinal de que uma pessoa abriu sua mente e se permitiu enxergar outros pontos de vista. O problema está exatamente em defender o que se pensa a todo custo, sem se permitir nem ao menos ouvir o outro lado. A consequência disso é limitar as próprias possibilidades e abrir mão de olhar além e evoluir.

A importância de ouvir e acolher opiniões diversas

Em uma escala de 0 a 10, o quanto acha que ouve verdadeiramente as pessoas? Saiba que muitos não se dedicam a realmente ouvir o que os outros dizem, apenas esperam a sua vez de falar. Isso é ruim porque impede que a conexão de ideias aconteça como deveria, transformando a conversa em uma competição vazia para ver quem fala mais.

PSC

Quando você passa a realmente ouvir na essência, principalmente em conversas com pessoas que pensam de modo diferente ao seu, tem a oportunidade de rever os seus conceitos e olhar para uma situação com outros olhos. Mesmo que continue com a mesma opinião, terá mais certeza em relação a ela e saberá compreender o motivo pelo qual seu interlocutor tem aquele pensamento, gerando empatia.

Se as pessoas começassem a ouvir com mais atenção umas as outras, certamente teríamos menos desentendimentos por conta de opiniões diferentes. Como não é possível impor essa postura a todos, você pode começar fazendo a sua parte, aprendendo a ouvir com atenção e encontrando o equilíbrio para defender suas ideias sem querer impô-las aos demais.

7 Dicas para defender sua opinião de modo saudável e equilibrado

Agora que já sabe que defender a sua opinião a qualquer custo pode trazer consequências prejudiciais, aproveite para conferir dicas que te ajudarão a mostrar o seu ponto de vista de forma saudável e sem excessos.

1 – Escolha bem com quem irá conversar

De nada adianta você estar disposto a conversar de modo civilizado e respeitando a diferença de ideias se a outra pessoa não estiver na mesma sintonia. Assim, ao perceber que seu interlocutor está mais disposto a discutir do que qualquer outra coisa, encerre o papo, pois a tendência é que ele se exalte cada vez mais.

2 – Ouça os argumentos da outra parte com atenção

Ouvir é um ato poderoso e que irá transformar os seus relacionamentos. Quando estiver em uma conversa com alguém que pensa de modo diferente, ouça seu lado com atenção. Assim, poderá entrar na sintonia da outra pessoa e direcionar os seus argumentos para que seja melhor compreendido.

3 – Ajuste a sua fala de acordo com o perfil do interlocutor

O segredo para o entendimento através do diálogo é buscar entender as necessidades da outra parte, e isso começa por ajustar a sua fala para que seja compreendido com clareza. Se está falando com um adolescente com pouca experiência sobre a vida, por exemplo, não dá para usar jargões mais complexos porque isso acabará distanciando vocês.

4 – Seja empático

Quando se é empático, é possível enxergar uma mesma situação sob a perspectiva do outro. Fazer isso em relação a opiniões diferentes permite que compreenda a razão pela qual um indivíduo tem determinado pensamento. Assim, conseguirá apresentar a sua visão de uma forma muito mais respeitosa.

5 – Evite radicalismos

Um indivíduo que tem certeza que a sua opinião é a única aceitável e que todos os que pensam diferente estão errados costuma assumir uma postura radical, que o impede de enxergar além. Por essa razão, mesmo que tenha uma opinião formada, evite o radicalismo, porque ele irá comprometer o seu desenvolvimento e evolução.

6 – Informe-se para fortalecer seus argumentos

Quanto mais informações tiver sobre as suas opiniões, mais segurança terá para expressá-las. Dessa maneira, em vez de apenas repetir o que ouviu por aí ou leu nas redes sociais, adote o hábito de verificar os fatos em fontes confiáveis.

7 – Assuma caso mude de opinião

Por fim, caso aconteça de mudar de opinião, não se envergonhe, pois é sinal de que está evoluindo. Se alguém fizer algum comentário negativo a respeito da sua mudança, ignore, algumas pessoas fazem isso porque acham que o correto é passar a vida toda com as mesmas ideias, sendo que, na verdade, a beleza está realmente na transformação.

Defender suas ideias é importante, mas deve ser feito com equilíbrio e respeito às opiniões das outras pessoas. Assim, torna-se possível compartilhar e absorver conhecimento, formando uma corrente poderosa de aprendizado e empatia.

Se gostou, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e incentive mais pessoas a buscarem o equilíbrio ao defenderem o que pensam.

Copyright: 1276205137 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes