dar-valor-pessoas

Dar Valor Quando Perde – Uma Reflexão Sobre Valorizar Pessoas e Coisas

Por: José Roberto Marques | Blog | 29 de janeiro de 2019

Alguns indivíduos têm uma tendência a dar mais valor para aquilo que não têm do que para as coisas que estão ao seu alcance. Isso vale para trabalho, relacionamentos amorosos, amizades e, até mesmo, bens materiais. Apenas dar valor quando perde é uma atitude ruim que deve ser evitada ao máximo se deseja ser feliz. E a melhor maneira de conseguir isso é tornando-se grato por tudo o que lhe cerca, pois a gratidão irá ampliar a sua percepção e permitir que enxergue abundância onde antes via apenas falta.

Dificuldade em relacionar-se? Não consegue demonstrar amor?
O coaching pode te levar a um autoconhecimento emocional
Baixe nosso ebook grátis sobre o tema!

Evite Apenas Dar Valor Quando Perde – Seja Grato!

Imagine uma pessoa que tem uma família unida, um relacionamento feliz, um trabalho, uma casa para morar, mesa farta e tudo o que um ser humano precisa para viver e manter nutridos o seu corpo e a sua alma. Entretanto, vive reclamando porque queria mais, queria ter uma situação financeira melhor, um emprego melhor. Com isso, demonstra através de pensamentos e palavras que tudo aquilo que está ali, na sua frente, não é o suficiente.

Agora, imagine como essa mesma pessoa se sentiria se, por acaso, perdesse algo do que possui. Não é preciso ter uma imaginação muito fértil para imaginar que certamente ela se daria conta do quanto cada elemento da sua vida lhe faz falta. É importante deixar claro que não há problema algum em desejar mais, desde que se lembre de honrar o que, hoje, faz parte da sua realidade. Principalmente, porque é através dessa aceitação em relação ao estado atual que terá mais motivação para buscar o que deseja.

Evite esperar perder algo para descobrir o quanto aquilo lhe era especial ou, até mesmo, necessário. Valorize hoje os seus familiares, seus amigos, o seu cônjuge, seu trabalho, seu lar. Quanto mais grato for por tudo o que possui, mais coisas boas irão acontecer para você, pois o seu mindset estará voltado para o positivo. Assim, naturalmente deixará de dar tanta importância para coisas pequenas, como desentendimentos, mágoas e tudo aquilo que compromete o seu bem-estar e a sua felicidade.

7 Dicas Para Dar Valor Hoje a Tudo o Que Possui

Confira, a seguir, sete dicas para evitar se dar conta de que algo é importante para você apenas quando o perder. São atitudes simples, mas capazes de promover uma grande transformação na sua maneira de pensar e de enxergar a sua vida.

1 – Tenha um Diário de Gratidão

Muitas pessoas passam a dar valor a algo apenas quando o perdem porque vivem no piloto automático, sem parar para refletir a respeito das coisas que realmente importam. A melhor maneira de se libertar desse círculo vicioso é se “forçando” a olhar para as coisas boas e, mais, criando uma lista diária com elas. Assim funciona o Diário de Gratidão, como um exercício que irá realizar todos os dias, dedicando alguns minutos para pensar no que te fez feliz nas últimas 24 horas e registrando num bloco de notas.

2 – Expresse Sua Gratidão aos Seus Entes Queridos

Por conta da intimidade gerada pela rotina, muitas pessoas se esquecem de agradecer por coisas que seus entes queridos lhe fazem. Uma refeição saborosa preparada com todo o carinho, o apoio em momentos delicados, a carona no final do dia, enfim, são muitas as demonstrações de carinho que recebemos diariamente daqueles com os quais convivemos. Comece a se atentar a isso e agradeça, esse gesto irá tornar os laços que os unem ainda mais fortes.

3 – Mantenha o Foco nas Coisas Boas

Acompanhe o seguinte exemplo: você faz uma festa e convida os seus dez melhores amigos, porém, um deles não aparece. Como irá reagir: alegrando-se com a presença dos nove ou se lamentando por aquele que faltou? Saiba que manter o foco apenas nos problemas é o mesmo que ignorar tudo de bom para enxergar apenas aquilo que não ocorreu como gostaria. Lembre-se sempre disso e jamais permita que uma situação te impeça de valorizar tantas outras.

4 – Seja Grato a Si Mesmo

O sentimento de gratidão não precisa, necessariamente, estar relacionado a terceiros, pois você pode perfeitamente ser grato a si mesmo. O fato de ter conseguido adotar hábitos mais saudáveis, se tornado mais organizado, aprendido algo novo e mais uma série de conquistas, também são coisas dignas da sua gratidão. Portanto, relembre e valorize as suas conquistas, pois esse reconhecimento irá te motivar para continuar dando o seu melhor cada vez mais.

5 – Saboreie Cada Momento

Uma atitude essencial para aprender a valorizar tudo aquilo que possui é saboreando cada momento na essência. Para isso, é fundamental que deixe de lado o celular e a preocupação com coisas que ainda nem aconteceram. Viva cada instante ao máximo e conte com os seus sentidos como grandes aliados para isso. Ouça, sinta os cheiros, toque, saboreie os alimentos, olhe para cada detalhe, ao se conectar com o agora, os pensamentos ansiosos perderão a sua força.

6 – Coloque-se no Lugar das Outras Pessoas

Você já parou para pensar a respeito de quantas pessoas sonham em ter o que você tem? Uma cama confortável para dormir, um trabalho, o carinho de pessoas queridas, a oportunidade de estudar. Inclusive, são grandes as chances de que, um dia, você foi essa pessoa que sonhou em conquistar tudo o que tem hoje. Estimule a sua memória para que ela se lembre disso e, então, nunca mais dará valor a algo apenas após perdê-lo.

7 – Veja o Lado Bom das Situações Delicadas

Existe uma expressão em inglês que diz “every cloud has a silver lining”, o que em português significa “toda nuvem tem a sua linha prateada”. Ela se refere à borda brilhante que as nuvens escuras de chuva possuem, uma alusão ao fato de que todo problema tem o seu lado positivo. Nesse sentido, procure olhar além das aparências e certamente irá encontrar a borda prateada até mesmo das nuvens mais carregadas de chuva.

Dificuldade em relacionar-se? Não consegue demonstrar amor?
O coaching pode te levar a um autoconhecimento emocional
Baixe nosso ebook grátis sobre o tema!

Deixe seu Comentário: