O Coaching é uma das mais eficazes metodologias de desenvolvimento e capacitação humana existentes na atualidade, além de ser a carreira que mais cresce no Brasil e no mundo. Este poderoso processo tem sido utilizado por inúmeros indivíduos, profissionais e até mesmo organizações, que desejam fortalecer, intensificar e acelerar a conquista de resultados positivos e assertivos.

Embora o processo de Coaching esteja ganhando força dia após dia, ainda existem muitas dúvidas sobre como esta metodologia é aplicada. Um dos questionamentos diz respeito à aplicação do curso. Logo de início, o que posso dizer é que o mesmo pode ser realizado de forma presencial e a distância, utilizando plataformas online. Agora, a dúvida que deve estar na sua cabeça nesse momento é: mas afinal, qual é a melhor maneira? Quais são as características de cada modalidade?

Convido você a me acompanhar nesta leitura, para entender como funcionam estas modalidades, bem como suas principais vantagens. Confira!

Curso de Coaching presencial x online

Confira algumas diferenças básicas entre os cursos de Coaching presenciais e os realizados à distância, e saiba qual a melhor opção para atender sua necessidade:

Curso de Coaching online

Apesar dos cursos de Coaching online serem, muitas vezes, vistos como uma complementação de tudo o que foi visto no presencial, eles podem ser uma excelente alternativa para as pessoas que não têm tempo de realizar o presencial.

Com o avanço tecnológico, tem sido cada vez mais comum usar a internet para realizar cursos, especialmente para aqueles alunos que residem em locais mais afastados ou que simplesmente não podem se ausentar de suas localidades, para participar de uma formação. Como em qualquer outro, o curso de Coaching online é realizado por meio de videoaulas, disponibilizadas via web, em que coach e trainer apresenta todos os conhecimentos e ferramentas relacionadas ao processo de Coaching.

PSC

É importante frisar que o curso de Coaching online, não tem como intuito, competir com a modalidade presencial. O objetivo aqui, é o de oferecer ao aluno, uma possibilidade a mais de aprendizado, que seja inovadora e que faça com que ele tenha acesso ao conhecimento, acerca da metodologia, com aspectos que talvez não existem no curso de Coaching presencial.

O que de fato deve ser levado em conta para que o curso escolhido gere resultados positivos para o aluno, é a disposição e dedicação do mesmo em conhecer as técnicas e ferramentas de Coaching, adquirir conhecimento e se dedicar quanto o alcance de seus objetivos.

Quando procurar um curso online de Coaching?

Veja a seguir, quando procurar um curso de Coaching online:

  • Se a pessoa possui responsabilidades que exigem flexibilidade de horários;
  • Caso o indivíduo não possa se ausentar do trabalho;
  • Se por algum motivo, o aluno necessita de dinâmicas diferentes de ensino;
  • Caso na cidade do aluno ainda não tenha a formação em Coaching que ele deseja fazer.

Os benefícios de um curso de Coaching online são variáveis, mas os principais são: disponibilidade para escolher o dia, horário e local para estudar; o acesso à formação de diferentes regiões do país, a comodidade de não precisar enfrentar trânsito até o local do curso, o custo ser menor que a modalidade presencial e a possibilidade de assistir a formação inúmeras vezes.

Curso de Coaching presencial

Apesar da facilidade oferecida pelos cursos de Coaching à distância, os treinamentos presenciais ainda são as opções mais procuradas por grande parte das pessoas interessadas neste tipo de formação. Isso porque, em seu ponto de vista, esse formato do curso promove interação, Rapport e uma conexão mais intensa entre Coach e Coachee, potencializado ainda mais o processo.

A diferença do Coaching tradicional para o realizado via web está justamente na possibilidade do trainer identificar sensações, comportamentos, atitudes e emoções do aluno de maneira imediata. A metodologia, os conhecimentos e as técnicas aplicadas são as mesmas, mas o “face a face” permite que haja um contato mais presente e pessoal entre Coach e Coachee.

Quando procurar um curso de Coaching presencial 

Veja a seguir, quando procurar um curso de Coaching presencial:

  • A modalidade tradicional é ideal para as pessoas que preferem contato físico e convivência pessoal, para absorver o conhecimento;
  • Alunos que sentem a necessidade de tirar suas dúvidas em tempo real;
  • Indivíduos que precisam seguir uma rotina de horário para conseguir realizar a formação.

As vantagens de um curso de Coaching presencial referem-se à maior conexão entre trainer e aluno, a possibilidade de ouvir as diferentes opiniões dos colegas e as chances de criar networking para futuros negócios.

Cada indivíduo possui uma maneira de aprender e adquirir conhecimento, nesse sentido, não existe uma modalidade melhor ou pior que a outra. O aluno deve identificar o seu perfil de estudo e assim, encontrar a metodologia de ensino mais adequada, para que, dessa maneira, tenha o melhor aproveitamento possível.

Uma nova forma de aprimorar e adquirir conhecimentos

Ser de Luz, estamos passando por um momento único em nossa existência. Um momento em que somos obrigados a para por alguns instantes e refletir sobre a maneira como sempre fizemos tudo em nossa vida. Ao meu ver, trata-se de uma oportunidade extraordinária de pensarmos em nossa realidade atual, analisando quem somos e quem queremos ser em curto, médio e longo prazo. 

Eu acredito verdadeiramente que depois que tudo isso passar conseguiremos nos encontrar novamente, seja nas formações presenciais, workshops, palestras, eventos, enfim, em algumas destas situações, que nos permitirão trocar experiências, principalmente no que diz respeito a tudo o que aprendemos nestes meses. 

Mas enquanto estamos distantes uns dos outros, vejo que podemos aproveitar esta situação para ousar ir além e fazer diferente, utilizando as ferramentas tecnológicas a nosso favor. Como eu disse mais acima, existem inúmeros benefícios, ainda inexplorados, na modalidade de ensino online, que, neste momento, podem nos ajudar, efetivamente e na prática, a adquirir novos conhecimentos, bem como aprimorar aqueles que já possuímos. 

São diversas lives que estão acontecendo diariamente nas redes sociais; conteúdos em vídeo, áudio, texto, entre muitos outros, sendo oferecidos nas mais variadas plataformas, tudo isso para não deixar que interrompamos a nossa trajetória de crescimento e desenvolvimento, que, como todos nós sabemos, deve ser contínua, mesmo que do lado de fora de nossas casas, tenhamos uma pandemia para enfrentar juntos.  

Diante disso, a minha dica é que você reflita sobre suas metas, sonhos e objetivos, e veja de que maneira você pode se aprimorar neste momento, para conseguir alcançá-los. Existem diversos cursos, treinamentos, livros, vídeos, ou seja, uma série de conteúdos online, que, com toda certeza, podem te ajudar neste sentido. 

Ajudando você neste processo 

A minha missão, como eu gosto sempre de compartilhar com você, é ajudar o maior número de pessoas possível a alcançarem resultados extraordinários em suas vidas, de forma acelerada, ou seja, em um curto espaço de tempo. 

Por esta razão, é que dentro do site do IBCShop foi criada uma área de cursos online, voltados, especificamente, para contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de todos aqueles que têm interesse em investir em seu aprimoramento constante. 

São cursos de Programação Neurolinguística – PNL, oratória, marketing digital, Coaching em Vendas, para você obter a Felicidade Plena e muito mais. 

Em uma breve navegada pelo site, você consegue conferir todos os cursos que estão disponíveis, conhecer o conteúdo abordado em cada um deles e escolher aquele, ou aqueles, que mais estejam de acordo com o que você precisa, para potencializar ainda mais a sua performance pessoal e profissional, e, com isso, alcançar as metas e objetivos que sempre sonhou.

Além disso, ainda no site do IBCShop, você encontra os mais diversos livros de Coaching, inclusive os de minha autoria, combos e promoções, e uma infinidade de acessórios, que vão te ajudar neste processo de crescimento e também de automotivação diário. 

Aproveite esta Mega Power oportunidade que está surgindo diante de você neste momento e dê continuidade ao seu autodesenvolvimento. Acesse e confira: https://www.ibcshop.com.br/cursosonline

Ser de luz, agora me conte: o que você achou deste conteúdo? Ele foi esclarecedor para você? Deixe suas impressões sobre o texto nos comentários e lembre-se de compartilhá-lo com seus amigos, em suas redes sociais, para que, dessa maneira, eles também saibam como podem lidar da melhor maneira possível com a nossa situação atual.

 

Copyright: Chris Lee Photography.