Ser crítico é fazer uma análise a respeito de algo para que seja possível tirar as próprias conclusões. Isso é muito bom nos mais diversos aspectos, pois permite que se forme as próprias opiniões, com base nas suas ideias e convicções. Em se tratando de relações humanas, especificamente, sejam elas pessoais ou profissionais, a criticidade também se faz necessária, para que cada indivíduo possa manter a sua autenticidade e evite basear suas ações em agradar aos outros a qualquer custo.

Claro que ser gentil e educado é importante, mas isso não significa que alguém deve passar por cima das próprias vontades para agradar seus familiares, amigos ou colegas de trabalho. É necessário que haja um equilíbrio entre utilizar o senso crítico e manter positivos os relacionamentos interpessoais. Continue acompanhando e saiba mais a respeito desse assunto.

O Que é Criticidade nas Relações Humanas?

Para deixar claro o conceito de criticidade dentro das relações humanas, citarei como exemplo um indivíduo que não a possui. Alguém que não tem o seu senso crítico desenvolvido tem grandes chances de acabar se deixando levar pelas opiniões daqueles com os quais convive. Desse modo, tomará para si os pensamentos de terceiros sem parar para analisar os fatos e, assim, formar as próprias opiniões.

Ter criticidade é importante sempre, mas principalmente ao se relacionar com outras pessoas. Afinal, esse contato já é passível de influência, contudo é necessário que haja um equilíbrio, para esse processo seja natural e o indivíduo tenha uma espécie de filtro interno pelo qual as informações passam, mas sem comprometer a sua essência, os seus valores e o que ele acredita.

Um ponto importante a ser destacado, diz respeito às opiniões que se forma em relação aos outros. Já aconteceu alguma situação em que um amigo disse que alguém era uma pessoa desagradável, e você logo comprou essa ideia, sem nem se dar ao trabalho de descobrir por si mesmo e tirar as próprias conclusões? Isso é bastante comum e é ruim, porque te impede de conhecer algo ou alguém que pode vir a gostar, ou não, contudo, é fundamental que se permita ter um contato antes de se deixar levar pelas opiniões alheias.

Por mais que tenha afinidades com os seus entes queridos e colegas de trabalho, é fundamental considerar que cada indivíduo é único. Portanto, ouça sim o ponto de vista deles, mas permita-se refletir e buscar maiores informações se necessário, para, então, decidir se compartilha da mesma ideia. Esse exercício irá fazer com que desenvolva o seu senso crítico e expanda a sua mente e os seus horizontes cada vez mais.

Dicas Poderosas Para Ter Criticidade nas Relações Pessoais e Profissionais

PSC

Depois de saber mais a respeito da importância da criticidade, confira dicas poderosas que irão te ajudar a desenvolver ou fortalecer o seu senso crítico dentro das relações pessoais e profissionais.

1 – Desapegue-se do Senso Comum

O senso comum é aquela opinião que um grande número de pessoas compartilha. Muitos utilizam como argumento o ditado que diz que a voz do povo é a voz de Deus, entretanto, nem sempre ele se aplica. Em grande parte dos casos, essas unanimidades ocorrem exatamente por conta da falta de criticidade, que leva os indivíduos a acreditarem em algo porque alguém também acredita, dando origem a um verdadeiro efeito dominó.

O melhor que você pode fazer, por você e por aqueles com quem convive, é refletir e buscar informações antes de tomar para si as opiniões de terceiros. Faça isso e incentive as outras pessoas a fazerem o mesmo, afinal, se cada um tem as próprias ideias, gostos e preferências em relação a sabores, por exemplo, imagine em relação a assuntos mais sérios como a política, por exemplo.

2 – Questione os Outros e a Si Mesmo

Para desenvolver a criticidade é importante questionar a si e as outras pessoas para obter todas as informações que julgar necessárias para formar uma opinião. Nesse sentido, se alguém te dizer que a opção X é a melhor, pergunte a ela as razões para isso e, também, busque outras fontes. O mesmo vale para as ideias que você já tem, questione-se para identificar a razão para pensar dessa maneira, e, então, poderá se certificar de que realmente pensa dessa forma ou passar por um processo de transformação.

3 – Entenda Que Mudar de Ideia é Normal

Muitas pessoas mantêm as mesmas opiniões por toda a vida por acreditarem que mudar seja um sinal de falta de personalidade. Se você pensa assim, saiba que mudar de ideia é normal e um sinal de maturidade e humildade. Cada dia te oferece oportunidades de aprendizado e evolução, por isso é natural que pensamentos que tinha no passado, com o tempo, tenham deixado de fazer sentido. Portanto, não se envergonhe de voltar atrás ou mudar completamente a sua forma de pensar a respeito de algo, pois significa que está evoluindo.

4 – Saiba Separar os Fatos dos Sentimentos

Um problema bastante comum e que compromete o senso crítico das pessoas é quando sentimentos se misturam com os fatos. Antes de achar que alguém está certo apenas porque você gosta dele, ou achar que alguém está errado porque não gosta, é fundamental que saiba separar as emoções dos acontecimentos. Afinal, não é porque alguém é seu amigo ou faz parte da sua família que estará sempre certo, assim como aqueles com os quais você não tem afinidade também não estarão sempre errados.

5 – Mostre a Sua Opinião de Forma Respeitosa

Por fim, uma atitude fundamental para manter a sua criticidade sem comprometer a qualidade dos seus relacionamentos pessoais e profissionais é saber se posicionar de forma respeitosa, sem fazer imposições. Quando for necessário, mostre a sua opinião, mas sem a intenção de forçar as outras pessoas a pensarem como você. Afinal, cada indivíduo tem direito a fazer os seus próprios julgamentos, então respeite-os para que também possa exercer o seu.

A criticidade é importante dentro das relações humanas porque permite que cada um mantenha a sua individualidade e, assim, forme as próprias ideias e convicções. Aproveite e incentive mais pessoas a desenvolverem o seu senso crítico compartilhando este artigo em suas redes sociais!

Copyright: 1050584255 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes