Ninguém escolhe passar por uma situação de crise, mas quando ela acontece não há outra alternativa a não ser se adaptar. Por mais doloroso que seja enfrentar esse tipo de problema, aqueles que compreendem que a adaptação é a única escolha, conseguem tirar boas lições disso e, mais, encontram até mesmo oportunidades de se desenvolverem pessoal e profissionalmente.

Se você está se vendo em meio a uma crise e não sabe por onde começar a agir, continue acompanhando para descobrir o que precisa fazer para se adaptar e aproveitar o que de melhor essa experiência pode te proporcionar.

O seu papel em meio à crise

O mundo já viveu diversas situações de crise econômica, que geram uma série de efeitos sobre a população, como a de 1929, conhecida como a Grande Depressão, e a que ocorreu entre 2007 e 2008, que começou nos Estados Unidos. Atualmente, estamos lidando com o avançar da crise gerada pelo coronavírus (COVID-19) que está impactando todos os países do mundo. Considerando a última delas, te pergunto: qual é o seu papel nisso tudo?

É bem provável que responda que não tem qualquer responsabilidade sobre essa crise atual, já que, obviamente, não criou o vírus. Realmente, a grande maioria das pessoas não teve qualquer responsabilidade sobre o surgimento de outras grandes crises e nem sobre suas consequências. Entretanto, cada um de nós pode decidir como reagir a tudo o que está acontecendo.

Para começar, pense no que te impede de evoluir com a crise em vez de se deixar abater por ela. Evite dar a si mesmo qualquer tipo de desculpa que envolva a crise em si, o governo ou a sua condição financeira. Mantenha o foco no que está ao seu alcance melhorar, como, por exemplo, a sua capacitação profissional, seu planejamento, as pessoas nas quais se inspira. Assim, terá se tornado consciente em relação ao seu estado atual e poderá ir para a segunda parte do exercício.

Agora, pense no que pode fazer para mudar essa situação e evoluir com a crise? Talvez, buscar se informar a respeito de novos mercados, expandir suas ideias para novas tecnologias, fazer novos contatos, escolher melhor as pessoas que te inspiram. É através da prática dessas ações que conseguirá chegar ao seu estado desejado, que é se adaptar à crise e crescer apesar e por conta dela.

7 Atitudes essenciais para se adaptar em meio a uma crise

PSC

O mundo está em constante mudança, às vezes ocorrem coisas boas, que beneficiam muitas pessoas, já outras situações se mostram mais desafiadoras e requerem força e sabedoria para serem enfrentadas, são as chamadas crises. Em vez de simplesmente se lamentar pelos efeitos de uma crise, você pode utilizá-la como um meio de se fortalecer e evoluir. Veja, a seguir, sete atitudes que devem ser tomadas para atingir esse objetivo.

1 – Reflita sobre sua situação atual

Antes de qualquer coisa, é importante que reflita sobre a sua situação atual. Qual é o maior problema com o qual está precisando lidar? A questão mais comum em épocas de crise costuma envolver as finanças. Se for esse o seu caso, anote tudo o que lembrar que precisa enfrentar, como pagamento de contas, falta de trabalho, dívidas em atraso. Não tenha medo de encarar esses dados, pois fugir deles fará com que se tornem ainda mais complicados.

2 – Pense fora da caixa

A partir do momento em que tem conhecimento de tudo o que precisa enfrentar, chega a hora de pensar fora da caixa para encontrar soluções. Talvez, adquirir uma nova habilidade para começar a vender um produto ou serviço e obter uma renda extra. Nessa hora, deixe os julgamentos de lado, lembre-se que se você se dedicar, poderá oferecer um atendimento de qualidade e se desenvolver cada vez mais, mesmo que não tenha experiência na área.

3 – Use as ferramentas que tem em mãos

Seja em situações de crise ou não, é sempre importante usar as ferramentas que se tem em mãos, mesmo que não sejam as ideais. Aqueles que se mantêm inertes esperando que as condições perfeitas cheguem, acabam sendo engolidos pelo tempo e pelas circunstâncias. Busque sempre fazer o seu melhor, dentro das possibilidades que estiverem ao seu alcance, isso é se adaptar e uma grande demonstração de sabedoria.

4 – Inspire-se em pessoas que venceram

Em vez de dar ouvidos a pessoas que te colocam para baixo e duvidam da sua capacidade, prefira se inspirar naquelas que venceram e foram além, mesmo em meio a uma crise. Histórias assim não faltam, tanto no Brasil quanto no mundo. Além disso, pode ser que tenha amigos que passaram por algo parecido e que saíram mais fortalecidos após enfrentar um problema. Se for esse o caso, peça conselhos a eles e aprenda através de suas trajetórias.

5 – Substitua o autojulgamento pelo aprendizado

Em vez de se culpar por algo que não tenha feito, como, por exemplo, não ter uma reserva financeira de emergência em um momento em que precisaria muito dela, escolha aprender a lição e entender que deve começar a fazer isso. Seja prático, ocupe sua mente apenas com o que for realmente te trazer algum benefício daqui para frente, o que certamente não inclui voltar ao passado para consertar erros.

6 – Conte com o apoio de seus entes queridos

O apoio das pessoas que gostam de você será essencial neste momento. Mesmo que elas não possam te ajudar de forma prática, apenas o fato de saber quem torcem por ti e te desejam o melhor já será reconfortante. Evite guardar seus medos e inseguranças, prefira falar sobre eles, isso te fará muito bem e te ajudará a se manter no caminho que planejou.

7 – Aceite que é natural se sentir desanimado em alguns dias

Por mais que se apoie em sua força interior e saiba o que precisa fazer para superar a crise, é natural que em alguns dias se sinta desanimado. Quando isso acontecer, aceite e lembre-se que é um ser humano forte, mas ainda assim um ser humano. Apenas tome o cuidado para que o desânimo não se torne frequente. Se respeite mas sempre mantendo a consciência de que tem capacidade para vencer a crise a sair fortalecido dela.

É nas maiores crises que as pessoas descobrem suas maiores forças. Acredite no seu potencial, dê o seu melhor e conseguirá sair dessa ainda mais forte.

Aproveite para levar essa dose de motivação para outras pessoas, enviando este conteúdo a elas!

Copyright: 1691382058 – https://www.shutterstock.com/pt/g/alekseiveprev