Todos nós desejamos Prosperidade e Abundância em nossas vidas, entretanto estas palavras, ao longo do tempo, ficaram um pouco distorcidas na percepção geral, pois são atribuídas e conectadas apenas ao dinheiro. O dinheiro é um importante meio pelo qual podemos alcançar o que desejamos, ou necessitamos.

O dinheiro pode nos dar mais dignidade e pode ser um componente de nossa felicidade, mas ele não é um fim. Não é somente pelo capital e por seu valor agregado que verdadeiramente seremos felizes. Da mesma maneira não deve ser considerado como um mal. Ele é necessário e, se utilizarmos com sabedoria, pode facilitar recursos e situações para nossas vidas e para aqueles que fazem parte de nossos sistemas.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Você já parou para refletir sobre a sua relação com o dinheiro? Já ponderou sobre como Prosperidade e Abundância não tratam apenas sobre posses? Quais são as suas crenças sobre esse tipo de riqueza? Enxerga o dinheiro como algo positivo ou negativo? Na sua percepção aqueles que buscam a fortuna são avarentos? Por que você acredita ter essas crenças sobre o dinheiro?

Para ter uma relação mais equilibrada e positiva com ele é preciso refletir profundamente sobre o modo que o encaramos, ou seja, sobre nossas crenças acerca do dinheiro. Afinal, o poder monetário não é nem bom, nem mal. O dinheiro não é um ser, ele não tem desejos e nem ações, desse modo, verdadeiramente não tem poder algum. Dinheiro é só papel e metal, o seu valor é abstrato.

É por essa razão exatamente que há moedas de alguns países, como o dólar americano, que valem mais que outras moedas. É o valor significativo que foi atribuído a essa moeda pelo mercado e pela decisão de pessoas.

Assim também é a nossa relação com o dinheiro. Ele não passa de um pedaço de papel colorido. O que você decide fazer com ele determinará o poder que tem em sua existência. Você acredita que o controla ou que ele controla você? Sua vida financeira é equilibrada? Acha que por meio do capital conseguirá alcançar tudo o que deseja? Qual a sensação que tem ao gastar mais do que acreditava que deveria? Sente que, com frequência, compra por impulso? Isso te deixa feliz ou infeliz? A longo prazo, acredita que seu comportamento financeiro tem mais consequências negativas ou positivas?

PSC

Todas essas perguntas contribuirão para a reflexão acerca de suas crenças sobre o dinheiro, fazendo com que tenha uma relação mais positiva com ele, compreendendo verdadeiramente o significado de Prosperidade e Abundância, perseguindo aquilo que realmente tem valor.

Qual a sua maior crença sobre dinheiro? Você sabe o que são crenças? Elas são nossas verdades individuais, são o conjunto de tudo que acreditamos e que passa a ser verdade para nosso sistema cognitivo. Tudo aquilo que aprendemos, e a forma como aprendemos a fixar a informação, principalmente em nossa infância, é nossa neuroplasticidade, e se transforma em nosso sistema de crenças, ou seja, nossas verdades.

Nossas crenças determinam nossos comportamentos, resultados, decisões, a forma como enxergamos o mundo, a percepção sobre nós mesmos e sobre as coisas. Por isso é tão importante ficar atento, e através do Autoconhecimento profundo, descobrir e entender a origem delas.

Se, por exemplo, você tem crenças limitantes sobre o dinheiro seus comportamentos poderão te levar à instabilidade financeira. Se você faz do dinheiro a coisa mais importante de sua vida, a razão pela qual você acorda todas as manhãs, se o persegue desesperadamente, se acredita que ter mais dinheiro é o principal meio de ser mais feliz, seus comportamentos te direcionarão a isso, o que pode ser muito prejudicial.

Se acredita que gastar sem consciência, desenfreadamente, não traz problema algum, afinal o dinheiro serve exatamente para isso, você também tem crenças limitantes sobre o dinheiro, e da mesma forma, acabará por ter atitudes que podem ser nocivas à sua vida.

Diante dessas duas situações o capital controla o indivíduo e não o contrário. Fique atento para notar se este problema também pode estar ocorrendo com você. O ideal é buscar sempre o equilíbrio.

Como percebemos, nossas crenças são muito poderosas e podem nos impulsionar ou fazer com que fiquemos estagnados. Quando verdadeiramente acreditamos que somos capazes, quando temos Fé em nós mesmos e acreditamos ser merecedores, alcançamos melhores resultados. Entretanto, quando nossas crenças não nos permitem acreditar em nós mesmos e em nossas habilidades, nos limitamos.

Crença limitante é o nome que damos àquela voz dentro de nossa cabeça que fica repetindo “você não consegue! ”, “e se?”, “será?”, “talvez”, “melhor não…”, sempre nos levando a ter comportamentos que não permitem nossa evolução.  

Para que você verdadeiramente possa eliminar crenças limitantes, busque identificá-las de maneira consciente: “Quais são os meus comportamentos acerca do dinheiro? Esses comportamentos me trazem mais consequências negativas ou positivas? Qual é a origem dessas crenças? Eu sou capaz de mudá-las? ”.

À medida em que for encontrando dentro de si, respostas para esses questionamentos, você perceberá claramente mudanças em sua vida e novas crenças se formando, substituindo aquelas que traziam limitações. A essas novas crenças damos o nome de crenças fortalecedoras.

Crença fortalecedora são ideias positivas que nos empoderam, que nos fazem pensar e enxergar nossa realidade de maneira positiva. Desse modo passamos a acreditar mais em nós mesmos, em nossas capacidades e agimos em direção ao que desejamos conquistar, colocando em ação todo o nosso potencial.

Este tipo de crença nos impulsiona e fortalece nossa autoestima e confiança. Acreditamos em nossa força interior, em nossa aptidão e merecimento para alcançar nossas metas e sonhos. Sabemos que somos merecedores da Abundância e Prosperidade, trabalhamos para isso e ficamos abertos para os desígnios positivos que o Universo tem nos oferecido.

Se perceber que suas crenças têm sido alimentadas por energias negativas e por pensamentos bloqueadores, lembre-se que o poder de mudá-las está em suas mãos. Abandone o passado, as críticas e os julgamentos e esteja aberto ao caminho da evolução.

Este é o primeiro passo para mudança: ter a consciência clara de quais são os problemas, para que deste modo, possamos criar um plano de ação e assim conduzir nossa vida em direção a mudança de nossas percepções, e futuramente de nossos comportamentos. Isso vale para qualquer crença limitante, como as que temos sobre o dinheiro.

Quando temos crenças negativas e desejamos remoldá-las é preciso saber que as crenças negativas estão arraigadas em nossa psique, mas que a mente consciente tem um papel fundamental nessas percepções. Então o que isso significa? Que a partir da mente consciente podemos fazer certas escolhas. Podemos decidir pensar positivamente e essa mudança de estrutura de pensamento certamente impactará profundamente nossa vida.

Acreditar que a vida não está indo bem, que nada parece funcionar e que é impossível mudar, só fará com que nada verdadeiramente mude. Para que a mudança efetiva aconteça em nosso mundo externo, devemos mudar a estrutura do mundo dentro de nós.

Se você acreditar que não consegue parar de gastar desnecessariamente e se acomodar nesse pensamento, você jamais conseguirá encontrar de fato, o equilíbrio financeiro. Para alcançá-lo, você deve primeiramente acreditar que é capaz, para que as oportunidades de crescimento financeiro e Prosperidade batam à sua porta.

Quando nos fechamos às oportunidades que o Universo nos oferece e nos apoiamos apenas em nossas crenças limitantes, as oportunidades passam e por não estamos atentos a elas, acabamos nos lamentando e acreditando que “a vida não é justa”.

Algumas das crenças mais comuns que temos sobre o dinheiro são de que ele compra tudo, e que se uma pessoa não o tem ela não é nada. Esse é um pensamento equivocado e julgador, porque o valor de uma pessoa não deve ser medido pela quantidade de dinheiro que ela possui.

Podemos não ter muito dinheiro, mas possuir riquezas muito mais valiosas, que nos trazem Prosperidade e Abundância infinita e que elevam nosso espírito fazendo de nós pessoas melhores. Temos riquezas como o amor, paz, bons relacionamentos, capacidade de perdoar e gratidão. Essas são as riquezas que verdadeiramente devemos almejar.

De que adianta o dinheiro comprar as melhores e mais caras roupas de grife se não tivermos autoconfiança e amor próprio? Qual o valor de uma viagem a um lugar paradisíaco se não tivermos com quem compartilhar estes momentos maravilhosos? Qual o real valor dos bens materiais que adquirimos? Eles não nos consolarão quando chorarmos, nem comemorarão conosco nossas conquistas. E por fim, quando partirmos para o outro plano, eles definitivamente não nos acompanharão.

Quando digo que o valor de uma pessoa não pode ser determinado pela quantidade de dinheiro que ela possui, me refiro ao fato de que, aqueles que se empenham, que dão o melhor de si em tudo o que fazem sem esperar pelo resultado, estes sim, encontram a verdadeira Prosperidade, pois agem com amor e são guiados por um Propósito e não pelo valor de seus bens materiais.

Os mais bem-sucedidos são os que são apaixonados pelo que fazem e dessa maneira contagiam a todos com sua energia positiva, espalhando amor e compartilhando com os que o cercam mais de sua Prosperidade e Abundância eternas.

Quando não focamos somente no dinheiro e fazemos as coisas por amor, dando o nosso melhor sem criar expectativas, alcançamos resultados ainda mais extraordinários. Nesse sentido, a compensação financeira pode ser mais representativa e vir como consequência de nossas ações desprendidas. O dinheiro se torna secundário quando o que buscamos realizar possui um valor imensuravelmente maior.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Claro que o dinheiro tem a sua necessidade e valor. Pergunte a uma pessoa em situação de rua se ela não gostaria de ter dinheiro para que sua qualidade de vida fosse melhor. As coisas que podemos conseguir a partir do dinheiro são maravilhosas sim. Ele é um recurso importante para nossa sobrevivência.

Sem dúvida, para algumas pessoas em situação de rua seria maravilhoso ter uma casa, uma geladeira cheia, um prato de comida quente garantida todos os dias e uma cama confortável. O dinheiro nos proporciona um sentimento de segurança e possibilita uma vida digna quando utilizado com sabedoria. Sim, ele é um recurso poderoso e necessário, por isso não podemos menosprezá-lo.

Você acredita que é esta a percepção que você tem sobre o dinheiro? Acredita que ele seja um recurso necessário, mas não o único? Você o controla ou permite que ele te controle? Acredita que o dinheiro pode contribuir para que você tenha uma vida Próspera e Abundante? O que significa Prosperidade e Abundância para você?

Desejar e se empenhar para ter dinheiro não é errado. Aquele que verdadeiramente almeja a Prosperidade, transmite este desejo profundo ao Universo, por meio de suas ações e pensamentos positivos. O Universo, por sua vez, tendo recebido tal pedido, trabalha para emanar de volta, tudo aquilo que lhe foi solicitado, considerando o nosso merecimento. Ele nos escuta, nos percebe e valoriza cada uma de nossas intenções e ações. Peça com sabedoria, trabalhe para merecer e receba sem julgamento aquilo que vier em retorno.

Percebe que para alcançar mais Prosperidade e Abundância, seja ela financeira ou não, é preciso acreditar em você, em sua capacidade e merecimento? E mais do que isso, você reconhece que precisa “tirar a bunda da cadeira” e AGIR?

Avalie o significado do dinheiro em sua existência e trace um planejamento que te ajude a encontrar o ponto de equilíbrio financeiro em sua vida. Nem sempre o bem mais valioso que você possui pode ser comprado, muitas vezes, ele só precisa ser percebido. Pense sobre isso.

 

Copyright: 1070556401 – https://www.shutterstock.com/pt/g/deandrobot