No passado, quando uma pessoa decidia iniciar um negócio, precisava alugar uma sala comercial e arcar com todos os custos de um escritório. Hoje, existe uma opção bastante interessante, chamada coworking, em que é possível compartilhar o espaço com outros empreendedores e, assim, dividir os custos. Para entender melhor o que é coworking, os benefícios desse modelo de trabalho e como ele funciona, é só continuar acompanhando.

Potencialize verdadeiramente seus processos com o Coaching!
Acesse meu Ebook, totalmente gratuito, e aprimore sua gestão!

Entenda o Que é Coworking e Como é Possível Compartilhar o Espaço de Trabalho

O nome coworking surgiu a partir da junção do prefixo co, que representa a ideia de colaboração, com working, referente à trabalho. Dessa maneira, a expressão se refere a um modelo de trabalho em que vários profissionais autônomos dividem o mesmo espaço, mesmo sem ter uma ligação entre si.

Funciona da seguinte maneira: uma pessoa adquire um espaço, que pode ser um galpão, uma casa, um prédio, e cria estações de trabalho individuais, com internet, telefone e outros serviços. Então, aluga cada parte desse espaço para profissionais de áreas diversas. A ideia é que, mesmo que não trabalhem diretamente juntos, todos possam viver em comunidade, trocar conhecimentos e evoluírem juntos.

Atualmente, existem espaços de coworking com diversas configurações, para atender os mais diferentes tipos de profissionais. Assim, você pode tanto alugar uma sala exclusiva para usar diariamente e pagar um valor mensal, quanto fazer isso apenas quando houver a necessidade de realizar uma reunião, por exemplo. E existe também a opção de alugar apenas uma mesa, dividindo o ambiente com outras pessoas.

Origem do Coworking – Como a Ideia de um Espaço Compartilhado de Trabalho Surgiu?

A ideia original, que vem sendo cada vez mais difundida no Brasil, surgiu nos Estados Unidos, em 2005, quando o engenheiro de software Brad Neuberg se viu em meio a dificuldades financeiras em seu negócio. Ao mesmo tempo, ele enfrentava um conflito interno, pois desejava trabalhar de modo autônomo, mas sem perder o ambiente de comunidade de uma startup com o qual ele estava acostumado.

PSC

Para encontrar um caminho que suprisse todas as suas necessidades, Neuberg contratou um serviço de um Coach, que o ajudou a criar um planejamento para desenvolver um espaço que tivesse todas as características que ele julgava essenciais. E foi assim que o coworking surgiu e se tornou uma opção fantástica para milhares de profissionais em todo o mundo.

7 Benefícios dos Espaços de Coworking

Existem muitos benefícios de trabalhar em espaços de coworking que vão além da economia. Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de atuar dentro desse modelo de trabalho.

1 – Otimização de Custos

Embora não seja o único benefício, falar sobre a economia de trabalhar em um espaço de coworking é fundamental, afinal, a parte financeira costuma ser um grande desafio para empreendedores iniciantes. Uma grande vantagem está no fato de que o profissional pode alugar uma mesa ou sala para usar diariamente ou trabalhar em casa na maior parte do tempo e utilizar o espaço apenas quando houver necessidade, realizando o pagamento por hora. Além disso, ainda há o benefício de contar com toda a estrutura de uma empresa pagando bem menos por isso.

2 – Mais Produtividade

Ter um local para trabalhar em vez de ficar em casa faz com que o profissional tenha uma rotina mais organizada de horários, mesmo que trabalhe por conta própria. Além disso, em um espaço de coworking ele não será interrompido por familiares e nem correrá o risco de se dispersar com distrações. Tudo isso ajuda a manter o foco nas atividades e, consequentemente, gera mais comprometimento e produtividade.

3 – Construção de Networking

Trabalhar lado a lado com outros profissionais é muito interessante por conta das oportunidades de fortalecer a sua rede de contatos. Mesmo que atuem em áreas diferentes, é bastante comum que novos negócios surjam através dessa relação. Um consultor financeiro, por exemplo, pode oferecer os seus serviços para os colegas de espaço, assim como uma agência de marketing pode criar campanhas para outras empresas que atuem no mesmo local.

4 – Manter Contato Com Pessoas Diferentes

Além da questão profissional, manter contato com pessoas diferentes é sempre muito enriquecedor para todo ser humano. Tanto é verdade que muitas empresas estão prezando pela diversidade em seu quadro de funcionários. Conviver com pessoas com ideias, profissões e estilos de vida diversos é sempre muito positivo, porque nos leva a enxergar além da nossa própria realidade e ter mais empatia em relação aos demais.

5 – Flexibilidade

Quando você aluga uma sala comercial tradicional, precisa arcar com custos fixos, independente da quantidade de horas que irá utilizar o espaço. Já quando se trata de coworking, é possível fechar pacotes personalizados, pagando apenas pelo tempo que, e fato, irá desfrutar do local. É uma característica que vai bastante de encontro com muitos profissionais da atualidade, que têm a liberdade como um valor bastante forte.

Potencialize verdadeiramente seus processos com o Coaching!
Acesse meu Ebook, totalmente gratuito, e aprimore sua gestão!

6 – Mais Motivação

Estar em um ambiente com outros profissionais é bastante motivador, principalmente se comparado à rotina solitária de quem trabalha em casa. O profissional tem a oportunidade de trocar ideias, compartilhar inseguranças e, até mesmo, encontrar apoio e incentivo. É como se todas aquelas pessoas se tornassem uma grande comunidade e é aí que está a verdadeira essência da ideia que Brad Neuberg teve, lá em 2005.

7 – Ambiente Mais Adequado Para Receber Clientes

Profissões que têm contato direto com clientes podem se beneficiar bastante dos espaços de coworking, porque se trata de um ambiente mais adequado para recebê-los. Afinal, é muito mais interessante receber alguém para contatos profissionais em um escritório do que em um café ou mesmo em casa. Assim, além de passar uma imagem de maior credibilidade e organização, evita-se misturar espaços pessoais e comprometer a própria intimidade.

Diversos tipos de negócios podem se beneficiar desse modelo de trabalho, como agências de publicidade, startups, além de profissionais que atuam de modo autônomo, como coaches, advogados, professores de idiomas, arquitetos, promotores de eventos, entre outros.

Você já trabalhou em espaços colaborativos ou está pensando em considerar essa possibilidade? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!

 

Copyright: 748258660 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jacoblund