O Business Coaching é um processo de Coaching que tem como objetivo maximizar os resultados das empresas por meio do desenvolvimento, aprimoramento, atualização de suas lideranças-chave e uma mudança nas estruturas profundas de sua cultura e revisão dos seus propósitos. Na prática, o método atua no suporte a evolução técnica, emocional e comportamental do empresário (e indiretamente de todo o grupo), para que assim ele possa constituir uma empresa de forma mais assertiva e compatível com a missão, visão, valores e metas do seu negócio.

No dia a dia de uma empresa são inúmeros os desafios pelos quais o líder precisa passar. Em muitos casos sobra boa vontade ou mesmo conhecimentos técnicos, mas falta o fator humanização tanto de si quanto da sua equipe. Na prática, isso quer dizer que não basta apenas dominar os processos organizacionais e fazer contas sobre o ROI. O dono do negócio precisa saber quais são suas competências principais, seus talentos e gaps e estar bastante atento aos anseios, habilidades e pontos fortes e de melhoria da sua equipe também.

Além disso, também é importante que saiba como se comunicar com seus colaboradores, transmitir suas ideias e feedbacks, delegar as tarefas, se relacionar de modo construtivo com seu grupo, como também motivar, reter, valorizar, reconhecer, engajar e inspirar as pessoas a fazerem espontaneamente suas tarefas. São desafios que não podem ser ignorados, pois cada vez que conscientemente o empresário deixa um destes aspectos de lado, algum outro ponto estratégico importante da empresa acaba sendo prejudicado.

E sabe por que isso acontece de forma rápida e avassaladora?

Bem, porque empresas são feitas de pessoas, por pessoas, para pessoas. Não dá para ignorar o fator humano quando buscamos acelerar as metas e maximizar os resultados. Por isso mesmo, quanto mais preparado e completo for o líder, maiores são as chances de ele cuidar das pessoas e dos processos com êxito. Além disso, quanto mais autogerenciável a organização se tornar, ou seja, quanto menos ela depender do dono para funcionar, mais tempo ele terá para viver suas conquistas pessoais e ter mais qualidade de vida.