Ser um excelente profissional é ultrapassar as expectativas, entregar mais do que esperam de você e se superar a cada dia. E fazer tudo isso não com o intuito de provar aos outros que você é capaz e sim para mostrar a si mesmo e por desejar se tornar a sua melhor versão. Contudo, é importante lembrar que tudo tem um preço, e o preço da excelência é a dedicação, o trabalho duro e a busca pela evolução, mas é um esforço que certamente será recompensado pela satisfação de saber que está dando o seu melhor.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

O Que é Excelência?

A palavra excelência vem de excelente e se refere ao que é muito bom e superior. Para que entenda melhor, vamos fazer um comparativo com outra palavra que é medíocre, que representa aquilo que é comum, que está na média. Assim, podemos concluir que um profissional que é excelente é aquele que se destaca exatamente por ser superior em relação à maioria, por ultrapassar a média.

É perceptível quando somos atendidos por um profissional que busca a excelência, seja em um consultório médico, em uma loja ou qualquer outro estabelecimento. Esse tipo de pessoa costuma demonstrar um amplo conhecimento em sua área de atuação e ser proativa, e tudo isso sem deixar de lado as habilidades ligadas ao atendimento. Assim, podemos concluir que a excelência profissional é a qualidade daqueles que buscam dar o seu melhor em todos os aspectos.

Saiba Quais São os 10 Pilares da Excelência Profissional e Desenvolva-se

Confira quais são os pilares da excelência profissionais, as 10 características que uma pessoa precisa ter para se destacar na sua área de atuação e construir uma carreira sólida e de sucesso. Quer ser reconhecido e respeitado no mercado? Comece por desenvolver cada um dos itens a seguir e prepare-se para evoluir.

1 – Autoconhecimento

O autoconhecimento é um pilar para qualquer tipo de processo de desenvolvimento, afinal, a transformação apenas acontece de modo verdadeiro e sustentável quando se tem a consciência de quem se é e de onde se está. Então, se ainda não tem esse costume, procure se conectar consigo mesmo e iniciar um diálogo interno para que se conheça melhor e descubra o que deseja realizar e as habilidades que precisa desenvolver para tal.

2 – Comunicação

PSC

A forma com a qual você se comunica com as outras pessoas é outro ponto de grande importância para alcançar a excelência profissional. É através da comunicação que poderá ouvir e entender as necessidades dos seus clientes, trocar informações com colegas, receber e dar ordens. Quando você consegue ouvir os demais e se fazer ouvido por eles, tem acesso a informações extremamente valiosas para tomar decisões mais assertivas e acertadas.

3 – Paixão

Quando você está apaixonado por uma pessoa, deseja ficar ao lado dela o máximo de tempo possível e fazer tudo para que ela fique feliz, não é mesmo? Agora, imagine estar apaixonado pela sua profissão e ser movido diariamente por essa força poderosa que te leva a se dedicar cada vez mais. Isso é possível, basta que descubra qual é a sua paixão e encontre uma maneira de aliá-la ao seu trabalho.

4 – Honestidade

Um pilar que deve estar presente na vida de todos e em qualquer situação é a honestidade. Quando se é honesto, as decisões são tomadas com base em valores sólidos, e não há nada que valha mais do que ter a consciência tranquila. Ser honrado e ético é importante para que saiba que existem coisas que o dinheiro nunca será capaz de comprar, com a confiança daqueles que acreditam no seu trabalho.

5 – Proatividade

Como disse no início, o profissional que é excelente é aquele que é superior à média, que surpreende e vai além. Uma característica que representa exatamente isso é a proatividade, que é a qualidade das pessoas que estão sempre atentas ao ambiente para identificarem oportunidades de agirem e fazerem a diferença. Nesse sentido, o indivíduo proativo é aquele que não espera ordens para agir, demonstra inteligência, perspicácia e agilidade.

6 – Visão

Como disse no tópico anterior, ser proativo envolve enxergar além e essa visão é importante para muitas outras coisas, como, por exemplo, antecipar tendências e perceber as necessidades do mercado. Assim, um profissional que tem visão consegue se preparar para o novo e se adaptar às mudanças com muito mais facilidade.

7 – Capacitação

Por falar em necessidades do mercado, um profissional de excelência sabe que, por mais capacitado que seja, é sempre importante buscar novos conhecimentos, afinal, o mundo corporativo está em constante transformação e, com isso, surgem novas demandas. Desse modo, fazer cursos, participar de eventos e buscar desenvolver novas habilidades, é fundamental para que se mantenha no topo.

8 – Gentileza

Aqui está um pilar que não está, necessariamente, ligado à competência profissional, mas que faz toda a diferença na carreira, que é a gentileza e o modo de tratar as pessoas. Imagine que um indivíduo seja excelente no que faz, tenha um currículo fantástico e muito conhecimento, mas trate a todos ao seu redor de forma rude. Percebe o quanto essa última informação comprometeu todas as outras? Portanto, seja gentil e trate a todos da mesma maneira com a qual gostaria de ser tratado.

9 – Inteligência Emocional

Agora está ela, que deixou de ser algo importante apenas na vida pessoal para também se tornar relevante na carreira, a inteligência emocional. Afinal, a forma com a qual você lida com as suas emoções também influencia seu desempenho profissional, pois ninguém deixa seus sentimentos em cada antes de ir para o trabalho. Portanto, busque sempre se conhecer, se entender e utilize seus erros para aprender e evoluir.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

10 – Autoconfiança

Por fim, está o pilar que vai determinar como as pessoas irão te olhar, pois o modo como você se vê e se coloca perante os demais é decisivo. Por essa razão, a autoconfiança é indispensável se deseja mostrar aos outros que é capaz. Quando você confia em si e no seu potencial, mesmo que não se dê conta, as suas atitudes irão demonstrar e comprovar isso. Então, se conheça, torne-se consciente das suas qualidades e confie em si mesmo.

Para terminar, deixo uma frase do escritor norte americano Booker T Washington para você refletir: excelência é realizar coisas simples de maneira extraordinária. Pense nisso e ouse ir além!

 

Copyright: 524818801 – https://www.shutterstock.com/pt/g/phloxii