Empreender é, por si só, um grande desafio. Gerir uma empresa e assumir as obrigações de um líder não é tarefa para poucos. Tanto é que hoje em dia se fala em “perfil empreendedor”, que consiste num conjunto de características necessárias para lidar com a profissão.

A concorrência, as incertezas de estratégia, as oscilações financeiras e as mudanças constantes no perfil dos consumidores fazem com que empreender seja uma atividade profissional repleta de obstáculos. Neste artigo, você confere os 5 principais desafios do empreendedorismo:

  1. Lidar com pessoas

Empreender engloba a maior dificuldade da vida de qualquer ser humano: lidar com outro ser humano. No caso do empreendedor, ele precisa de muita sensibilidade e paciência para conseguir conduzir bons relacionamentos com todos os seus stakeholders: clientes, funcionários, fornecedores, sócios, investidores, parceiros etc.

Frequentemente, existem conflitos de interesses entre todos esses atores do mundo corporativo. O empreendedor, em sua posição de liderança, precisa conciliar todo mundo com pulso firme, mas sem uma postura ditatorial. Ele deve defender seus interesses, ser persuasivo com suas próprias ideias, convencer os demais e resolver todos os conflitos que possam surgir. Um desafio e tanto.

  1. Lidar com dinheiro

Dinheiro é sempre um assunto delicado. Numa empresa, então, ele é constante causador de conflitos. Participação nos lucros, pró-labore, folha salarial, 13º salário, fundo de garantia, investimentos, ações, receita, despesa, lucro, gastos, investimentos, faturamento, contas a pagar, contas a receber, empréstimo, dívida, desconto… É, são muitos os indicadores que precisam ser monitorados diariamente para que uma empresa prossiga com suas atividades com tranquilidade.

Além disso, qualquer acontecimento pode desencadear crises que alteram o comportamento do consumidor ou as capacidades dos fornecedores, afetando diretamente a situação da empresa. Por isso, é preciso ter sempre planos B, C. D, e por aí vai.

  1. Burocracia

Logo de cara, abrir uma empresa é um processo longo. É preciso redigir um contrato social, definir o capital da empresa, a estrutura da sociedade, obter o NIRE, abrir o CNPJ, conseguir o alvará de funcionamento, emitir notas fiscais.

PSC

Além disso, todas as ações da empresa precisam respeitar o código de defesa do consumidor, as leis de regulamentação publicitária e a legislação específica de cada setor de atuação. Todo empreendedor precisa conhecer os documentos que precisa ter, os impostos que precisa pagar e as leis a que deve obedecer.

  1. Inovação constante

O consumidor contemporâneo é alguém muito bem informado e muito exigente. Ele se cansa fácil da mesmice e logo demanda novidades. Por isso, as empresas precisam constantemente oferecer novos produtos e serviços, o que demanda muita criatividade.

Por falar em ser criativo, a publicidade e o marketing também são desafios ao empreendedor, pois a concorrência é gigantesca em qualquer nicho, de modo que é preciso desenvolver estratégias de fortalecimento da marca, comunicação persuasiva, precificação justa e satisfação total do cliente para que ele seja fidelizado.

  1. Logística

Por fim, a logística também é um grande desafio para qualquer empresa. Toda a cadeia de fornecedores e produtores precisa estar conectada à empresa, assim como as empresas distribuidoras e lojistas. Isso exige grandes gastos, orçamentos, tecnologia, uma excelente rede de comunicações e controle de absolutamente tudo.

Os processos precisam funcionar numa velocidade que agrade o cliente; os materiais de escritório e matérias-primas para os produtos precisam estar estocados na quantidade exata (sem acúmulos e sem perder a validade); as máquinas e equipamentos precisam estar em perfeitas condições e toda a infraestrutura da empresa deve oferecer um ambiente funcional e seguro aos funcionários e clientes.

É, não é fácil essa vida de empreendedor, não é mesmo? No entanto, para aqueles que têm sede de conhecimento, paixão pelo que fazem e capacidade de construir equipes altamente capacitadas, o céu é o limite. O empreendedorismo é complexo, mas ele transforma para melhor a vida de muita gente, enquanto aquece a economia e oferece novas soluções aos problemas da sociedade.