Reunião com a liderança organizacional e a equipe de colaboradores

Poznyakov/Shutterstock A liderança organizacional dá as diretrizes que a empresa e os colaboradores precisam para crescer!

A liderança organizacional é um conceito que se refere à importância do papel do líder dentro de uma empresa. É ele o responsável por :guiar, instruir, delegar, corrigir, dar feedbacks, reconhecer e coordenar os colaboradores, de forma que eles saibam o que devem fazer, como, quando e de que forma, além de se sentirem motivados para isso. Continue acompanhando e saiba mais sobre o tema e sua importância.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”!
É um presente!

O Papel da Liderança Organizacional

Um líder tem diversos papéis, dentre eles os mais importantes são:

  • Definir os objetivos da organização em curto, médio e longo prazo.
  • Motivar os seus colaboradores e cuidar do clima organizacional.
  • Cuidar para que a equipe se mantenha unida, engajada e empenhada em atingir os objetivos.
  • Promover desenvolvimento, crescimento e grandes resultados para a empresa.
  • Defender a cultura organizacional e os valores da empresa e disseminá-los junto aos seus colaboradores, clientes e aos públicos externos.
  • Promover boas práticas de liderança e gestão de pessoas e processos;
  • Ser um exemplo profissional e pessoal positivo para a sua equipe.
  • Representar a organização e seus colaboradores externamente.
  • Promover a renovação de sistemas dentro da organização.
  • Ter foco no crescimento sistêmico e em resultados extraordinários.

Neste sentido, é  importante ainda que o gestor seja capaz de visualizar os objetivos da empresa de forma clara, a fim de traçar estratégias para que eles sejam alcançados e para que consiga manter a calma, ou seja, a inteligência emocional, mesmo nos momentos mais críticos, e assim tomar sempre as melhores decisões. Além disso, cabe ao líder verificar se as ordens dadas estão sendo cumpridas, se os profissionais estão satisfeitos com seu trabalho, aptos a desenvolvê-lo e produtivos.

Em se tratando da equipe, o líder precisa entender a importância de ter colaboradores de diferentes perfis, para que um complemente o trabalho do outro. Saber identificar o que cada um faz de melhor é fundamental na hora de delegar funções e definir papéis.

Os Principais Tipos de Liderança nas Empresas

Liderança Autocrática –

PSC

Nessa abordagem, os líderes tomam todas as decisões e os liderados não têm voz ativa. O líder age de forma dominadora, apenas dá ordens, causando o temor dos funcionários. O medo é negativo porque, geralmente, a equipe só trabalha com empenho quando o gestor está por perto.

Os trabalhadores liderados com a abordagem autocrática costumam produzir sob pressão, o que gera frustração. Além disso, como eles não são ouvidos, a organização perde a oportunidade de se desenvolver e buscar a melhoria contínua.

Todo bom líder deve estar em equilíbrio consigo mesmo para motivar a sua equipe.Faça o nosso teste para descobrir
se você é feliz!

Liderança Liberal –

No modelo de liderança liberal, o líder dá total liberdade de tomada de decisões aos colaboradores. É uma abordagem com foco no grupo, em que o líder se envolve pouco. Empresas que optam pela liderança liberal costumam experimentar situações complicadas, que envolvem desentendimentos entre funcionários, insatisfação e pouco respeito ao líder.

O excesso de liberdade acaba se tornando negativo e as pessoas se sentem perdidas, sem um norte para seguir. A figura do líder como guia acaba fazendo falta para definir metas, traçar estratégias e motivar a equipe.

Liderança Democrática –

 Os dois modelos citados anteriormente são os dois extremos, e aqui está o chamado caminho do meio, em que há equilíbrio entre liberdade e autoritarismo. Na abordagem democrática, o líder tem uma interação positiva com a equipe, de forma que todos se sentem motivados a melhorar cada vez mais.

Na tomada de decisões, o líder ouve o que os seus colaboradores têm a dizer, e, então, busca o melhor caminho a ser seguido. O resultado é uma maior produtividade e comprometimento por parte de todos. Por fim, destaco também a Liderança Coaching, onde o gestor também é um coach e atua promovendo tanto o desenvolvimento contínuo de seus profissionais como também criando estratégias para que a empresa cresça e alcance resultados extraordinários.